Inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Sátão, a Comemoração dos 39 anos do 25 de abril de 74, incluiu diversas atividades que envolveram alunos, professores e comunidade educativa. Destacamos a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e a construção de cravos com mensagens alusivas à liberdade, ao 25 de abril, com muita originalidade nos materiais utilizados, que encheram de cor as escolas envolvidas, Escola Básica Ferreira Lapa e Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.

• DSC00006
(Clique na imagem para ver mais fotos)

No dia 24 de abril, pela manhã, as turmas do sexto ano, alegraram a Escola Ferreira Lapa, entoando canções de intervenção: “Grândola Vila Morena”, “Os Vampiros”, “Venham mais Cinco” e ainda “A Gaivota”, ensaiadas em Educação Musical, pelo professor José António Gomes. A última com um arranjo musical atual, bem ao gosto dos alunos, medido pelo entusiasmo com que todos participaram.

À tarde, os alunos do sexto e nono anos da EBFL e EBIFA, tiveram um encontro com um “ator da História”, já nosso conhecido, o capitão de abril, Diamantino Gertrudes da Silva, no cineteatro de Sátão, onde estiveram também presentes o Diretor do nosso Agrupamento e a Doutora Zélia da Câmara Municipal.

Foi com muita satisfação que ouvimos o testemunho de quem escreveu uma página da História da Revolução dos Cravos, como protagonista. Agradecemos a disponibilidade, a partilha e o entusiasmo que colocou na sua comunicação. Proporcionou-nos uma aula diferente sobre a nossa História recente. Os alunos tiveram uma participação ativa, entoando canções e colocando questões, poucas, porque o tempo correu depressa.

Parabéns a todos os que participaram.

Enalteceram-se os valores da liberdade e da democracia para manter viva a chama de abril. Consideramos que é preciso salvar os valores, que abril representa, como garantia de construção de um país moderno, livre e democrático.

Porque a memória existe deixamos aqui algumas imagens da atividade.