Agrupamento de Escolas de Sátão

Semana da leitura – 25 de abril - 50 anos

Terça-Feira

Um poema, uma música

David Mourão Ferreira, “Abandono”, 1959 | Amália Rodrigues | Letícia Rodrigues, 12º B | Captação e edição Tatiana Ferreira (11ºF)

Semana da leitura - Segunda-feira

Semana da leitura – 25 de abril - 50 anos

Segunda-Feira

Um poema, uma música

Semana da Leitura 13_03_2024

Semana da Leitura 12_03_2024

Projeto Erasmus+ TEACH4EU 12_03_2024

Projeto Erasmus+ TEACH4EU

No âmbito do Projeto Erasmus+ TEACH4EU, coordenado pelo Centro de Formação EduFor, quatro docentes dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde, Nelas, Sátão e Vila Nova de Paiva frequentaram um curso de formação subordinado ao tema “Entrepreneurial skills for 21st Century”, de 4 a 8 de março, no IDEC, Piraeus, Atenas, Grécia.

O projeto, cujo nome harmoniza a formação docente no estrangeiro com a implicação que esta tem no seu desenvolvimento e desempenho profissional, visa uma mudança nas metodologias de ensino aprendizagem, a promoção de uma escola inclusiva, uma melhoria das competências em línguas estrangeiras e o reforço e/ou promoção da identidade europeia.

Este curso de formação, integrando profissionais de cinco países (Portugal, Espanha, Itália, Roménia e Letónia), constituiu-se como um espaço privilegiado de aprendizagem não só pelos módulos que o compõem, mas também pela valorização da diversidade profissional, linguística e cultural, pela partilha e pela reflexão.

Assim, foi um facilitador da aquisição de competências ao nível do empreendedorismo na educação (tão necessárias, atendendo aos desafios que são colocados à escola e aos professores) que permitirão uma abordagem multinível das necessidades e características dos alunos, da implementação de práticas inovadoras de ensino e avaliação, da utilização de novas metodologias de apoio à aprendizagem e à inclusão, conducentes a uma melhoria do sucesso educativo dos nossos alunos e ao combate ao abandono escolar.

Desporto Escolar – Boccia 11_03_2024

Desporto Escolar – Boccia

No passado dia 6 de março, realizou-se a Fase Final Local da CLDE de Viseu, na Escola Básica de Ferreira de Aves. Esta Concentração juntou os melhores classificados de cada grupo do Distrito, em que a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo se apurou em 1º grupo. De salientar o honroso 3º lugar que a Escola Básica de Ferreira Lapa obteve no mesmo grupo.

Na Fase Final a Escola Secundária na divisão por Equipa apenas perdeu a final e desta forma obteve um magnífico 2º lugar. Na divisão Individual, o nosso representante, Simão Ferreira, ganhou todos os jogos e apurou-se assim para o Regional que irá decorrer no dia 3 de maio na Escola Básica Ferreira Lapa.

Parabéns a todos os que participaram, não esquecendo os árbitros (Mariano Cabral e Leandro Silva) que desempenharam o seu papel de forma muito profissional!

Dia internacional da matemática 14_03_2024

Dia da Mulher 08_03_2024

Dia da Mulher

Dia Internacional da mulher – 25 de abril - 50 anos 07_03_2024

Dia Internacional da mulher – 25 de abril - 50 anos

Dia Internacional da mulher – 8 de março

“Pequena cantiga à mulher”, de Maria Teresa Horta (1967)

|Leitura de Nádia Pina e Nicole Camilo, 12º ano| som...

Serão de Histórias e Estreias

Subcategorias

• Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

• Escolas do 3º Ciclo

Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

• Escolas do 2º Ciclo

Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

• Escolas do 1º Ciclo

Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

• Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

Contactos e moradas do Agrupamento.

• Associação EPIS

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.

A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.