Agrupamento de Escolas de Sátão

Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 06 de fevereiro de 2020

Reunião ordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 06 de fevereiro de 2020, às 18:00 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória

Dia Internacional da Educação.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Educação, e  24 de janeiro de 2020

Neste dia Internacional, celebramos o poder considerável da educação para agir em favor dos “4 P” dos quais depende o nosso futuro: agir para as pessoas, para a prosperidade, para o planeta e para a paz.
Este dia representa assim uma oportunidade para recordarmos que a educação é um recurso valioso para a humanidade; mas é também um recurso demasiado escasso para milhões de pessoas em todo o mundo.
A crise mundial da aprendizagem, que os dados do Instituto de Estatística da UNESCO confirmaram, deve ser um motivo de preocupação maior. De facto, uma crise da aprendizagem é também uma crise para a prosperidade, para o planeta, para a paz e para as pessoas, pois a educação é a chave de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A UNESCO,...

Continuar...

Visita ao lar de idosos da ARCAS, uma atividade no âmbito das DAC do 8ºE

Visita ao lar de idosos da ARCAS, uma atividade no âmbito das DAC do 8ºE

Na tarde de 16 de janeiro, os alunos do 8ºE foram visitar o lar de idosos da ARCAS, em Lamas de Ferreira de Aves. Esta atividade está enquadrada no projeto DAC da turma cujo tema “Proteger as florestas para proteger o futuro” e do projeto eTwinning “Twinning Generations” que visa estabelecer relações de proximidade entre gerações.
Os alunos entrevistaram vários utentes, pedindo-lhes que contassem as suas histórias de vida, dando especial relevância a histórias ocorridas na floresta. Os testemunhos recolhidos serão partilhados na próxima edição da revista Sacola. Se tiverem curiosidade, podem ouvir uma das histórias contada pelo Sr Manuel Labaredas.
Para além desta atividade, ...

Continuar...

Alunos do 9º ano visitaram o Quartel dos Bombeiros de Sátão

Alunos do 9º ano visitaram o Quartel dos Bombeiros de Sátão

No âmbito dos conteúdos sobre "Riscos Naturais e Riscos Mistos", que integram o programa de Geografia do 9º ano, os alunos da turma D da Escola Frei Rosa Viterbo deslocaram-se, no dia 13 de janeiro, ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sátão para efetuarem uma visita às suas instalações e a alguns carros que integram a sua frota de prestação de socorro às populações.
Recebidos de forma simpática pelos elementos do corpo ativo, os alunos visitaram a sala de operações onde tiveram uma explicação detalhada sobre o seu funcionamento e visitaram, ainda, quatro veículos de prestação de socorro: a ambulância INEM, o veículo florestal de combate a incêndios, o veículo urbano de combate a incêndios e o veículo de socorro e assistência tático.
De referir que foi dada a oportunidade aos alunos de interagirem com os elementos do corpo ativo, que os receberam, bem como de se inteirarem dos equipamentos, em concreto, com que cada veículo está equipado para prestar o socorro.
Uma palavra de agradecimento ao comandante, pela disponibilidade, e aos elementos do corpo ativo por esta "aula ao vivo".
 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2019)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 6ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen