Agrupamento de Escolas de Sátão

Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 04 de abril de 2019

Reunião ordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 04 de abril de 2019, às 18:00 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória

Comemoração do DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Comemoração do DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de março.
Esta comemoração visa alertar as populações e os governos para a importância dessa fonte da vida, bem como alertar para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

A Importância da Água

A água é a fonte da vida, sem água não sobrevivemos.
A água é um dos mais importantes bens naturais que possuímos e a falta dessa fonte de vida pode gerar diversos problemas na saúde de muitos seres vivos, em especial ao Homem.
O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
Todos nós precisamos de água para viver: beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupa, na agricultura, nas indústrias, etc.
Além da escassez, a poluição das águas gera diversas doenças que pode levar à morte muitos seres vivos.
Nas últimas décadas, em especial nos últimos anos, tem havido grandes alterações climáticas que provocam graves impactos nos recursos de água, especialmente de água doce. Muitas destas alterações são devidas a atos humanos, à poluição.
Apesar de no planeta Terra haver muita água, pouca está disponível para consumo humano. Usá-la de maneira cuidadosa, evitando ao máximo o seu desperdício e a sua poluição é fundamental para que possamos garantir às gerações vindouras o acesso a este importante recurso natural.
Vamos todos, com pequenas atitudes, ajudar a preservar a água!
Para além de medidas a serem tomadas pelos governos/autarquias, pequenas atitudes que cada um de nós pode e deve fazer no dia-a-dia podem fazer muita diferença para preservar o meio ambiente. 

Algumas atitudes para promover a preservação da água …
 

Vídeo do dia 16 referente às Jornadas de Formação.

Vídeo referente às Jornadas de Formação: “Pensar globalmente, agir localmente" 
 

TAIZÉ / Alunos do Secundário de EMRC_2019

TAIZÉ / Alunos do Secundário de EMRC

Numa iniciativa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, entre os dias 02 e 10 de março, alguns alunos e professores do nosso Agrupamento estiveram em Taizé.
Da Diocese de Viseu, mais de 400 alunos chegaram à colina de Taizé, uma pequena aldeia da Borgonha, onde durante a II guerra mundial Roger Schutz começou a acolher fugitivos e a criar uma comunidade onde todos eram bem-vindos não importava a sua denominação cristã de origem.
Taizé é uma Comunidade Ecuménica fundada pelo Irmão Roger...

Continuar...

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Calendário de Atividades

março 2019
Sb D
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen