Agrupamento de Escolas de Sátão

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DIA EUROPEU CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

DIA EUROPEU CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS

No dia 20 de novembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança, que visa salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

No dia 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual.
Estes atos de exploração e de abuso sexual constituem uma grave violação dos direitos das crianças.

Neste contexto, partilhamos o guia “Parentalidade na era digital – orientação parental para a proteção online de crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual”, uma ferramenta útil para pais e cuidadores ajudarem as crianças a navegar na Internet de uma forma mais segura, disponibilizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Clique aqui para descarregar o guia.

SPO/EPS
 

Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro

O Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.
Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Atualmente, é a mais comum das doenças não transmissíveis, com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia da Diabetes.
Para saber mais acerca da Diabetes (tipos, fatores de risco, sintomas, consequências e prevenção) clique em continuar.

Continuar...

Programa de atividades dos alunos em Mobilidade Transnacional – Projeto Erasmus +

                             Mobilidade Transnacional – Projeto Erasmus +                                         Relembramos que durante esta semana, de 12 a 16 de novembro, está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Sátão um Intercâmbio que envolve alunos e professores de cinco países, Portugal, Alemanha, Polónia, Itália e Espanha, com o seguinte programa de atividades:

 

Palestra Segurança Online

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Calendário de Atividades

novembro 2018
Sb D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

3º período (junho 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen