Luta mundial contra o vírus da sida

Dia mundial da luta contra a SIDA


Tendo como ponto de partida o dia 1 de dezembro em que se assinala a luta mundial contra o vírus da sida - tormento que vai matando milhões de pessoas sem olhar a classe social, religião, raça ou orientação sexual, a nossa turma (12ºF) decidiu assinalar esta efeméride com uma “performance” - dança no recinto escolar da nossa escola secundária.  Esta ação de sensibilização decorreu no seguimento de um conjunto de outras atividades por nós desenvolvidas, e que tiveram início com uma colagem de laços alusivos ao tema em todas as salas de aula.

Neste pequeno texto, vamos referir um pouco do que se tem feito ao longo do tempo em relação a esta doença. Durante décadas...

o estigma social procurou abafar este flagelo global, e ser portador desta enfermidade era motivo para que a pessoa infetada se escondesse, martirizando-se e, muitas vezes, atentar contra a própria vida.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo chegar a 2030 com esta epidemia do VIH/Sida circunscrita a casos isolados. Muito caminho falta ainda percorrer para que tal se verifique, no entanto, no nosso país os resultados já alcançados dão-nos bastante esperança na irradicação a médio prazo desta doença.

A origem deste vírus VIH mantém-se ainda desconhecida para o homem. Esta doença surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1981, mas sabe-se que o vírus é muito mais antigo, e que existe pelo menos desde 1959, surgindo, no nosso país, os primeiros casos em 1983.

Dados mais recentemente apontam para menos 45 mil pessoas infetadas com VIH em Portugal, um número muito diferente do apontado pela própria ONU/Sida que previa 65 mil a 70 mil pessoas infetadas atualmente no nosso país.

Previne-te e troca o S pelo V.

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2019)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 6ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen