O A.E.S no Evento Final da 6ª edição do Apps for Good

O A.E.S no Evento Final da 6ª edição do

Apps for Good

Três equipas de alunos do 10ºA do Agrupamento de Escolas de Sátão participaram  na 6ª edição do programa Apps for Good 2020/21 e apresentaram, no dia 1 de julho, 3 soluções a concurso:  a AbuseNoMore, a B Patrol e  a ReApp no Encontro Regional Norte que foi realizado online devido à pandemia.

Cada equipa teve a oportunidade de conhecer novas ideias e apresentar as suas aos restantes participantes e a um conjunto de jurados.

Depois da apresentação dos projetos e dos jurados terem feito a sua avaliação, foram dados a conhecer as 7 equipas de finalistas da região norte que participarão no próximo Evento Final, e uma das equipas vencedoras anunciadas foi a B Patrol!

Desenvolvemos a solução B-Patrol na aulas de Inglês sob a orientação da professora de Inglês que  integrou no currículo da disciplina o programa Apps for Good em articulação com o projeto eTwinning “The Asia-Europe Writing Blog project on SDG and AI for Gender Equality.  A B-Patrol O que pretendemos com esta solução? Ajudar a resolver um problema grave que afeta muitos jovens, principalmente na adolescência, mas que deixa marcas para toda a sua vida, o Bullying. A  nossa app disponibiliza a melhor e mais útil informação sobre este tema e os utilizadores, que podem ser as vítimas, pais, professores, ou até mesmo os próprios agressores, têm ainda a possibilidade de ter apoio e acompanhamento por parte de um profissional. A B-Patrol permite ainda reportar casos de Bullying através de um formulário, que será, depois de preenchido, avaliado por uma equipa multidisciplinar e o caso será tratado de acordo com as exigências da situação.

Acreditamos que a B-patrol poderá mudar a vida de muitos jovens e famílias e reduzir o número de casos de bullying em Portugal pois, caso a B Patrol seja  uma das soluções vencedoras, pretendemos apresentá-la ao ministério da educação para que possa ser disponibilizada a todas as escolas do país!

O Evento final terá lugar no próximo dia 17 de setembro através da plataforma Zoom devido à contingência imposta pela pandemia Covid-19. Neste evento, estarão 20 equipas de alunos e professores de todo o país a apresentar  as suas apps online perante um painel de júris que estará presencialmente na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Deixamos aqui o nosso convite a quem quiser acompanhar o evento e apoiar a nossa equipa.Poderão assistir em LIVESTREAMING pelo Facebook do CDI Portugal (LINK: https://www.facebook.com/events/285068935936136/) .

Até lá estará a decorrer uma votação online para a categoria Escolha do Público. Contamos com o vosso apoio. Votem  na B. Patrol e partilhem o link. (Link: https://cdi.org.pt/votacao-evento-final-6a-edicao-apps-for-good/)

Mesmo que a B Patrol não ganhe, a participação neste projeto foi uma mais valia pela oportunidade que tivemos de desenvolver uma solução tecnológica para um grave problema social, proporcionando um maior conhecimento e consciência sobre os problemas que nos rodeiam. Foi também muito útil e importante no desenvolvimento e melhoramento de competências essenciais como a comunicação, o trabalho de equipa, a resolução de problemas e a criatividade. Nem o Covid nos parou! Existe ainda a vantagem de conhecer novas pessoas, de vários sítios do país, e conhecer as suas ideias e pontos de vista.

É sempre bom envolver-se em novas atividades e aprender a lidar com novas situações, portanto, quem tiver a oportunidade de participar em projetos como este, não a deixe escapar!

Bruna Magalhães, Jéssica Fernandes, Mara Pessoa, Mariana Silva, 11ºA