Dia Mundial da Filosofia: 19 de novembro 2020

Dia Mundial da Filosofia

19 de novembro 2020

“Como a Filosofia pode ser útil em momentos de adversidade”

Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia todos os anos na terceira quinta-feira de novembro, a UNESCO sublinha o valor perene da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, em cada cultura e cada indivíduo.
Para além de uma disciplina, a filosofia é também uma prática diária que pode transformar as sociedades e estimular o diálogo de culturas. Ao despertar as pessoas para o exercício do pensamento, para o confronto racional de opiniões, a filosofia ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e respeitosa.
A edição de 2020 convida à reflexão sobre o significado da atual pandemia, sublinhando a necessidade, mais do que nunca, de contar com a reflexão filosófica para enfrentar as múltiplas crises que vivemos.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO

O Dia Mundial da Filosofia 2020 é um dia excecional por uma série de razões. É uma festa no meio de várias crises: sanitária, económica, climática e, também, existencial. Como esta pandemia questiona muitos aspetos das nossas sociedades: desde o nosso relacionamento com a comunidade até à nossa condição de indivíduos, passando pelos nossos sistemas económicos e políticos, por todas essas razões, este dia é particularmente significativo neste ano.

O Dia Mundial da Filosofia é uma oportunidade para celebrar não apenas uma disciplina académica ou uma ciência humana, mas algo mais profundo: uma certa forma de estar no mundo, ainda mais necessária no contexto em que vivemos. A filosofia é o procedimento fundamental pelo qual cada indivíduo se relaciona consigo mesmo e se posiciona no mundo, longe de estar separada da vida, a filosofia a contempla, questiona e determina-a.

A crise da saúde questiona múltiplos aspetos das nossas sociedades. Neste contexto, a filosofia ajuda-nos a ter o distanciamento necessário para avançar, ao estimular a reflexão crítica sobre problemas já presentes na sociedade, mas que a pandemia empurrou para o seu paroxismo. Numa época em que o extremismo e a rapidez das grandes turbulências do mundo às vezes nos confundem, a filosofia permite mudar de perspetiva e ver além, olhar o horizonte sem perder de vista o presente.

Assim, nas palavras do filósofo senegalês Souleymane Bachir Diagne, a atividade filosófica é "acoplada ao corpo do ser humano", é uma capacidade de "olhar em perspetiva", compartilhada por todas as culturas. Como sistema formal, tradição espiritual ou herança oral ou escrita, a filosofia, mais do que o conteúdo, é um olhar e uma atitude para com o mundo; está sempre viva e em movimento, por isso é tão necessário e tão útil em tempos de “mau tempo” retomar a expressão do filósofo francês contemporâneo Vincent Descombes. Com efeito, nas profundezas da incerteza é onde a filosofia se revela mais necessária do que nunca, porque, ao questionar o mundo, permite-nos resistir ao reducionismo, seja ele qual for, e alargar o nosso olhar. Na história da humanidade, a filosofia é, portanto, uma ferramenta excecional para apreender as transformações tecnológicas, ambientais e humanas que são ao mesmo tempo concetuais e práticas. Para encontrar respostas aos desafios contemporâneos, a UNESCO conta constantemente com os recursos da filosofia: ouvir todas as filosofias, inclusive as indígenas, para reconstruir a nossa relação com a natureza; pedindo aos filósofos que reflitam sobre os princípios éticos da inteligência artificial; ou convidando a ter uma perspetiva, em plena crise, de imaginar o mundo de amanhã, através da série de vídeos “Vozes de mulheres”. Assim, não ficamos indefesos diante dessas crises e experiências sem precedentes.

Este Dia Mundial deve ser uma oportunidade para festejar, até para celebrar a filosofia, para lembrar que ela nos dá perspetiva, que nos conforta e que consolida a nossa existência. Deve ser também uma ocasião para promover a prática da filosofia, desde o apoio à investigação universitária até à promoção da filosofia para crianças, que desperta o olhar desde a primeira infância. Neste Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO convida a colocar em prática esse distanciamento intelectual, que é o primeiro passo para uma solução sustentável para as crises que vivemos.

Feliz Dia Mundial da Filosofia! 

 

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2019)

2º período (mar. 2020)

3º período (jun. 2020)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 6ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen