Projeto de Cidadania/DAC das turmas E e F do 12º ano
Aceitação e estima pela diferença
No dia 22 de março, no âmbito do projeto de Cidadania/DAC, os alunos das turmas E e F do 12° ano participaram numa videoconferência organizada pelos docentes que visou promover, respeitar e valorizar a diversidade cultural. O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade como no contexto escolar e deve ser encarado como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos. Neste sentido, foram convidadas para participar nesta sessão a aluna Gabriela Noronha, da turma C do 12°ano e a Carina Fernandes, ex-aluna do agrupamento e do curso de Restauração. A Gabriela chegou recentemente do Peru e passou a residir no nosso concelho. Infelizmente, devido à crise sanitária e à consequente interrupção das atividades presenciais, apenas frequentou o nosso agrupamento durante um dia. Como devem calcular, anseia pelo regresso à escola para consolidar o seu processo de integração. A Carina, como já foi referido, frequentou o agrupamento, concluiu o curso profissional de restauração e trabalhou até há pouco tempo na Alemanha, exercendo a sua atividade profissional na cidade de Hamburgo.
As nossas convidadas foram questionadas pelos alunos sobre os mais variados assuntos. Cultura, gastronomia, religião, trabalho e discriminação foram alguns dos temas que animaram a sessão.
Ao longo da frutuosa e interessante conversa, foi evidente que os desafios enfrentados por quem chega a um novo país e contacta com uma outra realidade cultural são imensos e significativos. Os mesmos tornar-se-ão intransponíveis se os que têm o dever de receber não evidenciarem abertura de espírito, tolerância e respeito pela diferença.
A Carina Fernandes teve a gentileza de partilhar connosco dois vídeos sobre receitas alemãs que disponibilizamos para toda a comunidade educativa.
Aceitação e estima pela diferença são os ensinamentos que resultaram desta agradável videoconferência.
Os docentes das turmas E e F do 12º ano