Dia Internacional da Francofonia

O Dia Internacional da Francofonia comemora-se no dia 20 de março

-A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está alicerçada a Organização Internacional da Francofonia.

- Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma solidariedade ativa entre os 80 Estados e governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) - ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas -, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

- A OIF implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito de populações francófonas. A sua atuação está submetida ao respeito pela diversidade cultural e linguística e ao serviço da promoção da língua francesa, da paz e do desenvolvimento durável.

- A OIF concluiu 33 acordos de cooperação com organizações internacionais e regionais e instaurou um diálogo permanente com grandes áreas linguísticas internacionais, como as comunidades de língua inglesa, portuguesa, espanhola e árabe.

Sabia que:

- Há 274 milhões de francófonos no mundo.

- O francês é a 9ª língua mais falada do planeta. O francês é a 9ª língua mais falada no planeta e a única, com o inglês, a ser falada nos cinco continentes.

- O francês é a 3ª língua na Internet. O francês é a 3ª língua na Internet, com 5% das páginas internet, após o inglês (45%) e o alemão (7%) e antes do espanhol (4,5%).

- O francês é a segunda língua materna na União Europeia.Na União Europeia, o francês é a 2ª língua materna mais falada (16%), após o alemão (23%) e antes do inglês (15,9%).

- O francês é a segunda língua estrangeira na União Europeia.Na União Europeia, o francês é a 2ª língua estrangeira mais praticada (19%), após o inglês (41%) e antes do alemão (10%) e do espanhol (7%).

- TV5é transmitida para 202 países.O canal de televisão multilateral francófono TV5MONDE é a 3ª rede mundial de televisão internacional, transmitindo para 202 países.

- Todos os membros da OIF assinaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Março de 2017, O grupo disciplinar de Francês