Atendimento no Gabinete de Apoio ao Aluno

Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA)

O Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA), criado no âmbito do projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (dando cumprimento ao artigo no 10 da Lei no60/2009 de 6 de agosto e à Portaria no196-A/2010 de 9 de abril),é composto por uma equipa multidisciplinar que apoia e esclarece os alunos sobre assuntos relacionados com a educação para a saúde, assegurando a total confidencialidade.

OBJETIVOS

• Disponibilizar um espaço de privacidade aos alunos (sala 10 da ESFRoV e, caso seja necessário, em salas a determinar na EBIFA e EBFL);
  • Aconselhar, apoiar e fornecer (in)formação na área da saúde/sexualidade;
  • Dar resposta às principais dúvidas dos alunos;
  • Facultar escuta ativa e orientação, promovendo o desenvolvimento dos alunos a todos os níveis;
  • Orientar os alunos para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;
  • Sugerir o encaminhamento dos alunos para as estruturas de saúde da comunidade e Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

EQUIPA DO GIAA:

• Enfermeira Cláudia Viana (UCC Mirante Seixo)
  • Enfermeira Cláudia Quintão (UCC Mirante Seixo)
  • Médica Joana Miranda (Saúde Pública)
  • Psicóloga Anabela Almeida(SPO)
  • Psicóloga Aldara Maravilha (SPO)
  • Psicóloga Teresa Fernandes (SPO)

FUNCIONAMENTO

·Presencial: todas as terças-feiras de cada mês, das 10h:00 – 11h:00, na sala 10 da ESFRoV.

• Em cada 3ª feira estará um elemento da equipa multidisciplinar.

Para que os alunos possam saber, atempadamente, quem vai estar no gabinete, será afixado (sala 10) e divulgado, na página do agrupamento, o mapa mensal com a referida informação.

• Os alunos que tenham vontade/necessidade de recorrer ao GIAA podem fazê-lo, bastando para isso que, atempadamente, falem com o docente com quem teriam aula nessa hora. Do gabinete levará uma declaração com a hora de chegada e saída,  para entregar ao docente e/ou DT.

• A par disto, serão afixados um placard e uma caixa (devidamente fechada), junto à sala 10 da ESFRoV e,  em locais devidamente assinalados, na EBFL  e na EBIFA, onde os alunos podem deixar as suas dúvidas/preocupações de forma anónima ou identificada. As respostas serão dadas pela equipa do GIAA, que as afixarão no placard, para consulta de toda a comunidade escolar.

·Não Presencial:

- via Whatsapp da UCC Mirante Seixo  (917641272)