Visita à Comunidade Ecuménica de Taizé 2018

Visita à Comunidade Ecuménica de Taizé

No âmbito do Plano Anual de Atividades da disciplina de EMRC, vinte e cinco alunos do nosso Agrupamento, acompanhados por três docentes, participaram, mais uma vez, na Visita de Estudo a Taizé, em França, organizada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Viseu (SDEC), entre os dias 10 e 18 de fevereiro.

Ao chegarmos à pequena aldeia de Taizé, deparámo-nos com uma realidade muito diferente daquela que habitualmente vivemos no nosso dia-a-dia, nos seus mais variados aspetos mas, essencialmente, tivemos a possibilidade de experienciar e sentir uma relação especial com Deus, com nós próprios e com os outros.

A Comunidade de Taizé, foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte no ano de 2005, tendo-lhe sucedido o Irmão Alois, um católico de origem alemã. É constituída por cerca de 100 Irmãos, de várias nacionalidades e religiões (Protestantes, Católicos e Ortodoxos), e é dedicada à reconciliação. Estes Irmãos comprometeram-se, através de um “sim” para toda a vida, a seguir Cristo numa vida comunitária e de celibato, de grande simplicidade e humildade.

Foi uma semana repleta de experiências muito enriquecedoras para todos os que participaram e se envolveram nas atividades, em que a procura de comunhão com Deus, através de orações comunitárias, de cânticos de natureza meditativa e contemplativa, do silêncio que é amor, da reflexão pessoal e em grupo, da partilha, entre outras, nos permitiram descobrir ou redescobrir um sentido diferente para a nossa vida e encontrar um nova visão do mundo, onde impera a unidade, a confiança, e a misericórdia.

Esta experiência também nos proporcionou uma oportunidade de nos prepararmos para assumir responsabilidades, para levarmos e aplicarmos o que aprendemos, em casa, na escola e na nossa comunidade, de forma a sermos portadores de paz, de amor, de alegria, …

Deixamos aqui a nossa gratidão a todos os que contribuíram para que esta atividade se realizasse, a qual consideramos ter sido muito positiva e acreditamos que, de algum modo, contribuiu para um enriquecimento na formação pessoal e social de todos os que nela participaram e aproveitaram da melhor forma possível esta experiência única e extraordinária, pois tal como afirmou o Santo João Paulo II:

 

     “Passa-se por Taizé como se passa perto de uma fonte.

     O viajante para, mata a sede e segue o seu caminho”.

 

Professora Ester Oliveira

   

Calendário de Atividades

agosto 2018
Sb D
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

3º período (junho 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen