Visita de estudo a Mafra – 5º e 6º anos

Visita de estudo a Mafra – 5º e 6º anos

A História é a narrativa de um povo. Os factos, personagens, monumentos, ou qualquer vestígio, só por si não têm significado se não houver associados a eles uma narrativa que lhes atribua importância e os enquadre nas sequências e consequências do fluir do tempo. Há quem defenda que a história é feita pelos homens e, alguns que entendem que ela é fruto das forças que determinam de modo implacável, e pouco compreendido, as tendências e o precipitar da História. Seja como for, o passado deixa-nos indícios para decifrarmos. Mistérios para desvendar e lições para aprender, tanto numa sala de aula ou, como no caso da visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra, nos locais onde os acontecimentos marcantes da narrativa histórica aconteceram.
No dia 22 de março, realizou-se a visita de estudo dos alunos do 5º e 6º anos. Esta tinha como destino o palácio e convento de Mafra e a tapada de Mafra.  (ver fotos da visita) (ver vídeo + ver outro vídeo

Apesar de frio, o sol brilhou durante todo o dia o que permitiu uma agradável visita a tão belo monumento mandado construir por D. João V. A visita guiada ao palácio foi muito instrutiva porque os guias explicaram com muitos detalhes todos os compartimentos visitados e acrescentaram pormenores engraçados da história dos reis que frequentaram aquele palácio, o que ajudou a compreender melhor esse período histórico. Na tapada de Mafra, numa viagem de comboio, tivemos oportunidade de apreciar aspetos muito interessantes da fauna e da flora, incluindo as ninhadas de javalis ou os elegantes gamos e veados que por lá andavam.

Ainda na tapada, os alunos tiveram um atelier de apicultura e uma demonstração de voo livre onde o treinador de aves apresentou um bufo e uma águia, a Pipoca e o Napoleão e explicou muitos aspetos da vida destas aves.

A Tapada de Mafra e o Palácio Nacional, colocaram-nos na presença dos espaços percorridos e dos artefactos usados pelas personagens que marcaram o início da Era Moderna (sec. XVIII) e o fim da monarquia. A cadeira do Rei, o salão de jogos, ou o tanque onde os infantes aprenderam a nadar, acompanharam acontecimentos por vezes grandiosos, outros trágicos, que marcaram o fim de um poder orientado pela estrutura familiar (do Rei) e o surgimento da República. Esta lição de história, mostrou-nos a origem do nosso estilo de vida atual. Facilmente nos imaginamos a tomar chá na sala da aristocracia do seculo XIX ou a jogar jogos muito semelhantes aos que ainda hoje existem como o bilhar.

É fácil vacilar perante a aparente velocidade do nosso tempo, mas parece tranquilizador perceber que outros, muito antes de nós, aqui se encontravam vivendo vidas que, não sendo exatamente iguais, eram em tudo semelhantes.

Podemos imaginar o tempo da história com sendo um movimento permanente em direção ao futuro desconhecido, ou pensar que se não conhecemos o futuro apenas podemos aprender com o passado e daí tirar a sabedoria necessária.

A viagem foi longa, foi necessário sair bem cedinho, mas valeu a pena visitar este tesouro nacional, neste Ano Europeu do Património Cultural.

Calendário de Atividades

outubro 2018
Sb D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

3º período (junho 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen