Turma do 6º A, vencedora da 3ª edição da Feira de Empreendedorismo Júnior

Turma do 6º A, vencedora da 3ª edição da Feira de Empreendedorismo Júnior

No dia 16 de junho, o Agrupamento de Escolas de Sátão, participou na 3ª edição da Feira de Empreendedorismo Júnior, que se realizou no parque da cidade de Tondela. As duas turmas participantes, 6ºA e 6ºD, prepararam ao longo de vários meses a sua participação nesta feira, no âmbito do Projeto Empreendedorismo nas Escolas de Viseu Dão Lafões.
A cada turma foi disponibilizado um espaço na referida feira para apresentação dos projetos desenvolvidos, “MicaCesto”, da turma do 6ºA e “Reciclágua, da turma do 6º D.
A turma vencedora, o 6ºA, da Escola Básica Ferreira Lapa, desenvolveu um projeto relacionado com “Os míscaros: património natural a preservar” diretamente ligado ao concelho de Sátão, reconhecido como capital do míscaro. 

Estão de parabéns as duas turmas do nosso Agrupamento, pelo excelente trabalho realizado, bem como os respetivos professores que os apoiaram e os acompanharam no desenvolvimento dos seus fantásticos projetos.

Os alunos investigaram as causas da diminuição do património fúngico e as boas práticas de colheita de cogumelos, nomeadamente o míscaro amarelo, tendo verificado que as causas da diminuição desta espécie estão diretamente ligadas à falta de água, aos incêndios e às más práticas de recolha. Concluíram que será necessário investir na formação de quem habitualmente colhe míscaros, de forma a utilizarem utensílios ou ferramentas não invasivas e que não removam completamente os solos e, ao mesmo tempo, recorrerem a um recipiente com orifícios no fundo para transporte dos míscaros, de modo a permitir a disseminação dos esporos. Daí surgiu o “MicaCesto”, um cesto com um fundo com os orifícios necessários ao arejamento, permitindo a saída dos esporos dos míscaros, responsáveis pela reprodução daquela espécie. O “MicaCesto” tem ainda a particularidade de num dos lados apresentar uma pequena bolsa onde será colocado um folheto elaborado pelos alunos do 6ºA com várias recomendações e normas de boas práticas de colheita, importantes para a preservação da espécie. Paralelamente, para acautelar o problema dos incêndios, idealizaram a colocação de detetores colocados, estrategicamente, em comedouros/abrigos para aves, com pequenos painéis solares e ligados por uma rede Wi-Fi com ligação à internet. As pesquisas realizadas mostraram que já há empresas com tecnologia portuguesa capaz de realizar esta função, sendo possível alertar bombeiros/elementos da comunidade local logo que se inicie um incêndio. Este ano a Proteção Civil até nos vai alertar para incêndios através de telemóveis. Se nas florestas fossem colocados este tipo de aparelhos, seria muito mais fácil combater os incêndios. Em suma, trata-se de um projeto de valorização do património fúngico local que realça a importância de campanhas de sensibilização para as boas práticas de recolha do míscaro amarelo e, simultaneamente, sobre um dos flagelos que tem contribuído para a sua diminuição – os fogos. Se a ideia for apadrinhada por entidades locais, poder-se-ia pensar também num sistema de licenciamento para a recolha de míscaros que passaria pela formação de quem os recolhe (palestras, cartazes, desdobráveis com a informação essencial, divulgação das características de um “MicaCesto”), bem como pela utilização de tecnologia contra os incêndios.

Os alunos ganharam, com este prémio um vale de entrada na Kidzania, que também foi extensível aos alunos do 6º D.

Estão de parabéns as duas turmas do nosso Agrupamento, pelo excelente trabalho realizado, bem como os respetivos professores que os apoiaram e os acompanharam no desenvolvimento dos seus fantásticos projetos.

                               

Calendário de Atividades

julho 2018
Sb D
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen