Agrupamento de Escolas de Sátão

Pandemia vs SIDA

Pandemia vs SIDA

Segundo um estudo divulgado no passado dia 22 de novembro, a pandemia terá causado uma redução de 26% na realização dos testes do VIH, nos países europeus em 2020. O que pode culminar num aumento de infeções deste vírus nas próximas décadas.Segundo o relatório “Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2020”, foram diagnosticados 778 novos casos de infeção em 2019, menos 331 face a 2018.

Entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2020, em relação ao período homólogo de 2019, verificou-se uma redução de 26,19 por cento no número de testes em países europeus, que baixou de 204.610 para 151.019. Registou-se um aumento de testes positivos para o vírus que pode causar a sida de 3,39 para 4,88.

                Números mostram um crescimento de 43,95 por cento nesse período no caso europeu.

                Um estudo que abrangeu 44 países de quatro continentes, que incluiu Portugal, foi apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no lançamento da Semana Internacional e Europeia do Teste que decorreu entre 22 e 29 de novembro.

Portugal uniu-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites. Ao longo desses dias, foi possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias organizações da sociedade civil. Os testes foram gratuitos, rápidos e anónimos.

É fundamental continuar a promover a informação, a prevenção e as práticas promotoras de saúde.

 

Departamento de Expressões

Joaquim Costa

 

Cabaz Solidário - 2021

Cabaz Solidário - 2021


O Cabaz Solidário do nosso Agrupamento está a completar 18 anos!  Com a colaboração de toda a comunidade educativa tem-se conseguido que o Natal dos nossos alunos mais carenciados seja um pouco mais digno e feliz.

Queremos que este ano não seja diferente dos anteriores, para isso, contamos com a generosa participação de todos.

“Eis antes de tudo a quem servir: aqueles que têm necessidade de receber e não têm como retribuir”.(Papa Francisco)

Dia Mundial da Filosofia 2021

Dia Mundial da Filosofia

Neste dia destaca-se o papel facilitador da filosofia em tempos de crise para a construção de sociedades inclusivas.
O Dia Mundial da Filosofia é mais uma vez comemorado num contexto de crise sanitária, económica e social. Neste ano, a UNESCO deseja recordar a necessidade, mais do que nunca essencial, de recorrer à reflexão filosófica para enfrentar essas múltiplas crises. Quando o mundo está mergulhado na incerteza e na desordem, voltamo-nos para a filosofia.
Sob o pretexto de querer padronizar tudo, porque é a primeira vez que uma crise de saúde atinge todo o planeta, às vezes temos dificuldade em descrever a multiplicidade de situações.
E é função da própria UNESCO ...

Continuar...

Agrupamento de Escolas de Sátão em Bucareste, Roménia, com o ERASMUS+

Agrupamento de Escolas de Sátão em Bucareste, Roménia, com o ERASMUS+

No âmbito do projeto ERASMUS +, “A better future if we are united (acronym Butterfly”), cinco alunos do 8º ano do AES (Anaís Figueiredo, Eva Amaro, Mafalda Frias, Maria Granja e Rodrigo Ferreira), acompanhados por duas docentes (Ana Cristina Esteves e Isabel Monteiro), tiveram a oportunidade de viajar até Bucareste, capital da Roménia.

 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2020)

Revista "Sacola"

2ª Edição (jun. 2021)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen