Agrupamento de Escolas de Sátão

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL

São vários e conhecidos os fatores que podem influenciar de alguma forma a saúde de pessoas e comunidades, usualmente designados por determinantes da saúde, tais como os Estilos de Vida (alimentação, atividade física, sono, gestão do stresse ou tabagismo), que representam em si uma importante oportunidade de promoção da saúde.

A adoção de um Estilo de Vida Saudável deve ser vista como uma oportunidade e um desafio da pessoa, da família e da comunidade, pela possibilidade de ter uma atitude preventiva no que diz respeito à saúde.

 

IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO

IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO

O pequeno-almoço é a primeira refeição realizada após um período de jejum noturno, no qual o corpo necessitou de ir às suas reservas energéticas para obter energia e, assim, regenerar e desempenhar funções básicas.

Não tomar o pequeno-almoço é, no fundo, prolongar esse período de jejum e de recurso às reservas energéticas, sendo esse processo menos eficiente do que a obtenção da energia a partir dos alimentos. Isso provoca uma maior sensação de sonolência e fadiga, bem como um menor desempenho cognitivo e físico, principalmente no período da manhã.

O pequeno-almoço deve ser completo, variado e equilibrado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo.

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Aluna do AES na final do Concurso Nacional de Leitura

Aluna do Agrupamento de Escolas de Sátão na final do Concurso Nacional de Leitura

A fase regional da XIII edição do Concurso Nacional de Leitura decorreu em Viseu no dia 26 de abril. Nas provas escritas, a representar o Sátão, participaram do ES Joana Gonçalves Correia e Inês Almeida Santos; Sara Figueiredo e Maria Inês Gomes do 3.º Ciclo; Mafalda Carneiro e Inês Silva do 2.º ciclo e Martim Gaspar e Francisca Joaquim do 1.º Ciclo.

A tarde foi preenchida com leitura, belíssimos momentos musicais, de dança e canto lírico e, naturalmente, com as provas de palco – declamação de poemas e argumentação.

A aluna Maria Inês Gomes foi selecionada para representar a CIM Viseu Dão Lafões na final nacional, que decorrerá em Braga a 25 de maio.

Ficam os parabéns a todos os alunos pelo seu desempenho e aos organizadores pelo acolhimento e pela experiência enriquecedora que proporcionaram!
 

Candidatura ao Subsídio de Estudo para o ano letivo 2019/2020

Candidatura ao Subsídio de Estudo para o próximo ano letivo 2019/2020

Avisam-se os Alunos e os Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escola de Sátão que vai iniciar-se o processo de candidatura a Subsídio de Estudo para o próximo ano letivo 2019/2020.

O período de candidatura é de 2 a 31 de maio de 2019.

Os interessados, devem levantar o boletim de candidatura na papelaria da respetiva escola, ou imprimir diretamente clicando aqui e entregá-lo devidamente preenchido nos Serviços Administrativos, acompanhado da declaração da Segurança Social ou entidade empregadora com o escalão do abono de família.
Fora do prazo, só serão aceites pedidos de alteração da situação económica.
Quaisquer dúvidas dirijam-se aos Serviços Administrativos – setor ASE.
 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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