Agrupamento de Escolas de Sátão

Conferências "Educar para o Direito"

Conferências "Educar para o Direito" nos dias 5 e 6 de março

    

Caminhada Cultural: “Casa do Paço, Castelo e Convento de Santa Eufémia”

Caminhada Cultural: “Casa do Paço, Castelo e Convento de Santa Eufémia”

A radiosa manhã de sábado, 24 de fevereiro, foi aproveitada por mais de meia centena de caminhantes para concretizar mais uma Caminhada Cultural, organizada pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal de Sátão, no âmbito da Medida 5, Inclusão Cultural e Cidadania, do Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar.
Desta vez a os caminheiros, guiados pelo professor Carlos Paixão, saíram do Largo da Feira, em Lamas, seguiram pelo antigo caminho das Quintas, em direção à Casa do Paço. Aí, a paragem foi demorada, para uma abordagem a diversos momentos da História de Portugal que entroncam com este espaço nobre do património do concelho de Sátão.  

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Concurso Nacional de Leitura – alunos apurados para a Fase Distrital

Concurso Nacional de Leitura – alunos apurados para a Fase Distrital

Durante o mês de janeiro realizaram-se as provas de seleção a nível de escola, este ano com a participação de alunos de todos os ciclos de ensino. Para este concurso nacional os alunos do 1º ciclo leram O vento bateu à porta, de Carlos Paixão; A floresta, de Sophia de M. Breyner foi lida pelos concorrentes do 2º ciclo. O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, foi a obra escolhida para o 3º ciclo e os alunos do ensino secundário leram o livro de G. Torrente Ballester, Crónica do rei pasmado.

Foram apurados os seguintes alunos para participar na Fase Distrital:
1º ciclo - Maria Coelho Gomes;
2º ciclo - Mafalda Marques Gouveia Carneiro;
3º ciclo - Sara Pereira Figueiredo;
Ensino Secundário – Mariana Silva Lourenço.
Parabéns a todos os participantes!

Aos alunos apurados desejamos uma boa participação na 2ª fase do concurso.

Equipa da Biblioteca/Departamento de Línguas       

Visita à Comunidade Ecuménica de Taizé 2018

Visita à Comunidade Ecuménica de Taizé

No âmbito do Plano Anual de Atividades da disciplina de EMRC, vinte e cinco alunos do nosso Agrupamento, acompanhados por três docentes, participaram, mais uma vez, na Visita de Estudo a Taizé, em França, organizada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Viseu (SDEC), entre os dias 10 e 18 de fevereiro.

Ao chegarmos à pequena aldeia de Taizé, deparámo-nos com uma realidade muito diferente daquela que habitualmente vivemos no nosso dia-a-dia, nos seus mais variados aspetos mas, essencialmente, tivemos a possibilidade de experienciar e sentir uma relação especial com Deus, com nós próprios e com os outros.

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Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

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  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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1º período (dez. 2017)

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