Agrupamento de Escolas de Sátão

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Entrega de prémios do concurso “Arte em Movimento”

Arte em Movimento

O concurso Arte em Movimento foi promovido pela associação de municípios do Planalto Beirão e destinado aos alunos do segundo ciclo. O objectivo era eleger um desenho vendedor por cada um dos concelhos da região que irá decorar as viaturas de recolha seletiva de resíduos.

E o vencedor foi…

O Simão Ferreira, da turma E do 6.º ano, da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. A entrega de prémios aconteceu no dia 23 de março no auditório do Centro de Tratamento de RSU do Planalto Beirão.

Parabéns ao Simão e, sem dúvida, a todos os alunos que participaram com muito empenho e imaginação. Todos os trabalhos estavam excelentes! 

Em breve, ao passar uma viatura de recolha seletiva, olhe com atenção! 

Visita de Estudo a Santiago de Compostela em 2018

Visita de Estudo a Santiago de Compostela

Nos dias 23 e 24 de março os alunos de EMRC do 9.º ano de escolaridade, de 19 escolas da Diocese de Viseu, rumaram em direção a Santiago de Compostela. O Agrupamento de Escolas de Sátão participou nesta atividade com um total de 53 alunos e quatro professores.

Tratou-se de uma visita bastante enriquecedora a nível cultural, religioso e que permitiu desenvolver as relações interpessoais, bem como o espírito de partilha e cooperação.


A todos os que colaboraram na sua concretização dirigimos um sentido agradecimento.

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Visita de estudo a Mafra – 5º e 6º anos

Visita de estudo a Mafra – 5º e 6º anos

A História é a narrativa de um povo. Os factos, personagens, monumentos, ou qualquer vestígio, só por si não têm significado se não houver associados a eles uma narrativa que lhes atribua importância e os enquadre nas sequências e consequências do fluir do tempo. Há quem defenda que a história é feita pelos homens e, alguns que entendem que ela é fruto das forças que determinam de modo implacável, e pouco compreendido, as tendências e o precipitar da História. Seja como for, o passado deixa-nos indícios para decifrarmos. Mistérios para desvendar e lições para aprender, tanto numa sala de aula ou, como no caso da visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra, nos locais onde os acontecimentos marcantes da narrativa histórica aconteceram.
No dia 22 de março, realizou-se a visita de estudo dos alunos do 5º e 6º anos. Esta tinha como destino o palácio e convento de Mafra e a tapada de Mafra.  (ver fotos da visita) (ver vídeo + ver outro vídeo

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Subcategorias

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    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Calendário de Atividades

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Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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