Agrupamento de Escolas de Sátão

Dia Mundial do Património Audiovisual – 27 de outubro

Dia Mundial do Património Audiovisual – 27 de outubro

No dia 27 de outubro de 1980, na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.


O objetivo era chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.


Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história da humanidade.


Dia Mundial do Património Audiovisual comemora-se a 27 de outubro desde 2005.


Plano Nacional de Cinema
 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NA EBIFA

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NA EBIFA

No Dia Mundial da Alimentação foram diversas as atividades realizadas na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves no sentido de sensibilizar as nossas crianças sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada e diversificada, para crescerem e se desenvolverem de forma saudável. Após a degustação de diversos batidos de fruta, foi altura de regressar à sala de aula e, de forma lúdica e animada, criar uma lengalenga relacionada com alguns alimentos, a qual passamos a apresentar aqui... e aqui...

Dia Mundial de COMBATE AO BULLYING

Dia Mundial de COMBATE AO BULLYING

Todos os anos, no dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, visando consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.
O bullying é um problema de toda a sociedade, não só dos das crianças, jovens, pais ou professores!

O bullying corresponde a comportamentos intencionalmente agressivos, violentos e/ou humilhantes, que envolvem um desequilíbrio de poder: as crianças e jovens que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças e jovens. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece várias vezes.
 O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.
É importante referir que as brincadeiras em que existe envolvimento físico, o “andar à luta” e outras formas de comportamento agressivo, mas que não têm a intenção de causar danos, não podem nem devem ser consideradas bullying.
O bullying não é normal, não faz parte de “ser criança” ou “crescer”, não torna as crianças “mais fortes”.
Responder ao bullying com mais comportamentos agressivos, não resolve o problema: as respostas agressivas tendem a levar a mais violência e mais bullying contra as vítimas. Por mais difícil que seja para a criança (e para os pais) é importante falar sobre o bullying.

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O que é o Dia Mundial da Alimentação?

O que é o Dia Mundial da Alimentação?

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Para a comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) convoca crianças e adolescentes do mundo inteiro para expressar, em forma de desenho, como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030.
Esses eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.
O concurso tem o objetivo de propor a criação de um cartaz para a campanha mundial Fome Zero e, por meio desta atividade, conscientizar a nova geração para o fato de que existem 815 milhões de pessoas passando fome no mundo. Além delas, 1,9 milhão estão acima do peso.
Os participantes devem ter entre 5 a 19 anos. Os desenhos podem ser fotografados ou “escaneados” e enviados pelo site do concurso após preenchimento de cadastro,
As inscrições terminam a 9 de novembro.
Três vencedores em cada faixa etária ganharão uma bolsa de presentes surpresa, um certificado de reconhecimento e terão seus trabalhos expostos na sede da FAO em Roma, Itália.
A FAO convida todas as crianças e adolescentes a participar da jornada rumo à erradicação da fome no mundo, e a descobrir que cada um de nós: governantes, empresários, agricultores e a população em geral, pode fazer parte da geração Fome Zero. (ver o vídeo)
 

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  • Atividades do Agrupamento
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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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