Agrupamento de Escolas de Sátão

Visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho

Visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho

No final de mais um ano letivo (2018/2019), organizámos, nesta pausa letiva, uma visita às terras de Aquilino Ribeiro e Abel Botelho, porque um professor tem de ler, conhecer, sentir, viver!
O grupo foi dividido por dois autocarros. Ao longo do percurso reinou a boa disposição e criaram-se alguns momentos de silêncio para leituras aquilinianas, a condizer. Em Soutosa, usufruímos de uma visita guiada à Fundação Aquilino Ribeiro. Também passámos no pátio da Casa de Aquilino, Carregal. Nos entretantos, visitámos a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa. Aqui, a visita foi guiada pelo professor Carlos Paixão, que não perdeu a oportunidade de subir ao púlpito para presentear os convivas com algumas palavras de Aquilino.
No restaurante do Hotel Convento Nossa Senhora do Carmo – Freixinho, alimentámos o corpo e a mente, com boa comida e boas histórias de Aquilino e Abel botelho. Por lá poderíamos passar o resto do dia, mas tínhamos encontro marcado na Câmara Municipal de Tabuaço. O vice-presidente da CM acolheu os professores no Salão Nobre e a cada um ofereceu um livro de Abel Botelho. Também disponibilizou um guia, que nos acompanhou a caminhada pelo centro histórico, passando pelas ruas da casa onde nasceu Abel Botelho e do seu museu. O Relógio Rijomax tem visita obrigatória. Não é todos os dias que vemos o relógio mais completo do mundo! Alguns seguiram de autocarro, os mais corajosos fizeram a caminhada até ao Ermitério de São Pedro das Águias, desde a Granjinha. O guia abriu-nos a porta e tivemos o privilégio de entrar, e lá ouvir as histórias e as lendas.
Foi um dia em cheio! Resta deixar um agradecimento especial à CM de Tabuaço pela excecional receção feita, ao professor Carlos Paixão pela sua dedicação e histórias tão claramente e apaixonadamente contadas, e a todos os professores que aceitaram o desafio da biblioteca escolar e partilharam este dia de aprendizagem.
 

O nosso Sistema Solar

O nosso Sistema Solar

No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do 7.º ano realizaram um trabalho de pesquisa sobre o Sistema Solar.
Organizados em grupos de 3 a 5 elementos, as turmas partiriam dos conhecimentos adquiridos na sala de aula para uma componente pratica, a de efectuar uma maquete do Sistema Solar.
O ponto de partida começou no Sol e seguiram-se Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno…
Após a planificação inicial, cada grupo começou a discutir e foi dessa “chuva de ideias” que se partiu para a execução da maquete, no essencial teve por base a organização e distribuição de tarefas.
Pensou-se no material, nas ferramentas, na escala, nas cores a utilizar.
Depois foi por mãos a obra e começar e executar.
Houve bolas de esferovite, fios de arame, madeira, plástico, luz led, borracha, cartolina, etc … houve de tudo o que as nossas mentes imaginaram para o “nosso” Sistema Solar.
Esta iniciativa teve por mais-valia o facto de metermos em prática a aprendizagem feita em sala de aula. Permitiu-nos em grupo podermos pesquisar sobre o sistema solar e vermos “mais ou menos” a escala real como se dispõem os planetas em distância e ordem em relação ao Sol.
Os trabalhos de grupo dão espaço a discussão de ideias e a momentos de colaboração o que estimula em nós a Autonomia, o espírito de equipa e a curiosidade de querer sempre saber mais.

Matilde Esteves

 

Objetivo PAP: meta atingida! 2019

Objetivo PAP: meta atingida!

Nos dias 11 e 12 de julho de 2019, no anfiteatro da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, os alunos do 12.º F, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), tendo como orientadores os professores Cristina Afonso, Joaquim Costa, Maria João Albuquerque e Susete Esteves.
A PAP é muito importante para a vida escolar e profissional dos alunos, pois permite-lhes aplicar, num caso prático concreto, uma grande parte dos conhecimentos e competências académicas e profissionais, obtidos ao longo das disciplinas técnicas do curso.
Esta prova consistiu na apresentação/defesa, perante um júri, constituído ...(ver fotos da atividade)

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Objetivo PAP: meta atingida!

Objetivo PAP: meta atingida!

Nos dias 11 e 12 de julho de 2019, no anfiteatro da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, os alunos do 12.º F, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), tendo como orientadores os professores Cristina Afonso, Joaquim Costa, Maria João Albuquerque e Susete Esteves.
A PAP é muito importante para a vida escolar e profissional dos alunos, pois permite-lhes aplicar, num caso prático concreto, uma grande parte dos conhecimentos e competências académicas e profissionais, obtidos ao longo das disciplinas técnicas do curso.
Esta prova consistiu na apresentação/defesa, perante um júri, constituído ...

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Comemoração do “Dia da Família”

Comemoração do “Dia da Família”

As Unidades de Multideficiência 1 e 2 do CAA, do Agrupamento de Escolas de Sátão, levaram a efeito mais uma comemoração do Dia da Família, no dia 28 de junho. Agendada para o final do ano, por maiores facilidades logísticas, esta comemoração permitiu, mais uma vez, o encontro e o convívio entre os alunos que frequentam as duas salas, os seus pais e outros familiares, os professores, os técnicos e as assistentes operacionais que mais diretamente trabalham com eles. Do programa constava uma visita guiada ao Aeródromo de Viseu, o almoço e uma tarde de convívio num parque de São Pedro do Sul. Cumpriu-se tudo o que fora programado merecendo destaque a visita guiada ao aeródromo, onde foi possível receber informações sobre os mais diversos serviços ali estacionados, GNR, Bombeiros, Aeroclube e contactar com a diversidade dos equipamentos de todos esses organismos, helicópteros, avionetas, carros de bombeiros, ambulâncias, para além de assistirem às partidas e chegadas de diferentes meios de transporte aéreos. 

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CANTAR PELO PLANETA

                                               Atividade no âmbito dos DAC do 5º Ano                                            CANTAR PELO PLANETA  ---- "AGIR, AGORA. JÁ

“AGIR. AGORA. JÁ!!!”: foi este o lema que cativou os alunos do 5ºA, B, C e D, durante as últimas semanas do ano letivo, na EBFL, e os levou a afinar as vozes para CANTAR PELO PLANETA, num vídeo que resultou da articulação entre Inglês, Português, Educação Musical e Educação Física e contou com a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia.
Aproximava-se a conclusão do trabalho escolar desenvolvido ao longo de 2018/19, os projetos de DAC (Domínio de Articulação Curricular) estavam na reta final.
Durante o ano, alunos e professores inspiraram-se no tema “Cuidar da Casa Comum” e procuraram fazer isso começando pela Escola, que foi sua “casa” ao longo de quase 10 meses. Embelezaram-na, tornaram-na mais limpa, mais consciente, mais ecológica. Tornaram-se mais próximos da Natureza, mais Amigos do Planeta.
Chegado o 3º período... 

Projeto DAC 7ºE na EBIFA

Projeto DAC 7ºE na EBIFA

Quando desafiados a identificarem os problemas que põem em risco A Casa Comum que a todos cabe cuidar, os alunos da turma E do 7º ano da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves escolheram o tema “bullying”, para ser trabalhado em várias disciplinas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular e lançaram a ideia de desenvolverem uma campanha contra a violência em contexto escolar denominada a "Brigada Antibullying".

Para podermos “Cuidar da Casa Comum”, é essencial criarmos ambientes de aprendizagem seguros que garantam que todas as crianças sejam protegidas contra todas as formas de violência. Acabar com a violência, na e à volta das escolas, é essencial para assegurar os direitos de todas as crianças e para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O projeto culminou com o Peddypaper da Brigada Antibullying (ver vídeo), agendado para a semana cultural. Os alunos organizaram e dinamizaram, com a ajuda dos seus professores, esta iniciativa para os alunos do 2º e 3º ciclos da EBIFA e puderam contar com a presença especial dos seus colegas do 7ºA da EBFL, graças ao transporte gentilmente cedido pela Câmara Municipal.

Este foi um dia especial para a turma, pois foi o culminar de um ano de trabalho colaborativo e de aprendizagem que os alunos puderam partilhar com os seus colegas através de sete desafios. Foram os atores principais neste evento repleto de aprendizagens, partilhas e alegrias. Esta é uma das ações no âmbito do projeto eTwinning/ASEF TeACH (Teens Actions for Change).

(Os alunos e equipa pedagógica do 7ºE)

 

Sarau inclusivo

Sarau inclusivo

O departamento de Educação Especial, em colaboração com docentes de outros grupos de recrutamento, a professora de Ballet da Câmara Municipal de Sátão, uma assistente operacional e de um grupo de alunos, organizaram um sarau inclusivo, no qual participaram, envolvendo desta forma toda a comunidade no tema inclusão.
O sarau iniciou com uma dança de um grupo de alunos, seguiu-se uma peça de teatro “Euro Quintas 2019”, texto do prof. Carlos Paixão, e terminou com um momento musical.
Este sarau teve como objetivo reforçar a mensagem que consta no recente Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que aposta numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. (ver fotos do sarau)

Luís Pires
 

Cheques-dentista 2019

Cheques-dentista

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Oral, foram emitidos e entregues aos encarregados de educação, no presente ano letivo, os cheques-dentista das crianças e jovens das coortes dos 7, 10 e 13 anos.
Relembramos que os cheques-dentista têm prazo de validade, pelo que devem ser utilizados até 31/10/2019. A sua não utilização implica a impossibilidade de emissão de novos cheques.
Neste sentido, solicitamos aos Encarregados de Educação que ainda não utilizaram o cheque-dentista dos seus educandos que o façam com a maior brevidade possível.
Contamos com a vossa colaboração para cuidar da saúde oral dos vossos educandos.


UCC Mirante Seixo
 

PROJETO DAC - 7ºano

PROJETO DAC - 7ºano

No âmbito do projeto DAC das turmas dos 7º anos do nosso Agrupamento, na manhã do dia 14 de junho, juntaram-se todos os alunos, um grande número de professores e assistentes operacionais para disfrutarem de uma manhã diferente. Inaugurou-se o percurso pedestre “A ROTA da FRESCURA” (percurso circular, de Pequena Rota –PR, com cerca de 4,5 km, com início e fim junto à Igreja de Sátão e Solar dos Albuquerques) e partiu-se à aventura.
Disfrutou-se do património local, envolvidos por ele da forma mais natural. Contemplou-se a beleza, ainda relativamente bem preservada, da galeria ripícola do Rio Sátão, retemperaram-se as forças com um bom pedaço de bolo e um copo de água fresca.
Depois do cansaço (bom!) da caminhada, rumou-se ao Cineteatro para assistir a diversas peças, muito bem-apresentadas pelos alunos do 7º ano, sobre a temática do ambiente e das tradições/histórias locais ligadas ao rio.
A alegria e a boa disposição vieram dar um toque colorido especial ao final da manhã e contribuíram, também, para um fim de ano bem passado, em comunidade.

Até pro ano! Boas férias!

Nos links abaixo poderão visualizar um filme  sobre a atividade final do  projeto e o trabalho estatístico realizado pelos alunos das turmas A e B na disciplina de Matemática sobreos temas “Hábitos no consumo e poupança de água” e “Hábitos de reciclagem” da região de Sátão. 

 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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