Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
3 de dezembro
Na data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Educação Especial levou a cabo uma atividade que pretendeu, mais uma vez, sensibilizar os alunos do Agrupamento para a necessidade de refletir sobre os direitos de todas as pessoas, incluindo as portadoras de deficiência.
Para o efeito, foi solicitada a colaboração dos Docentes Titulares e dos Diretores de Turma para a apresentação aos alunos de uma curta metragem, a partir da qual cada turma procedeu a uma breve partilha de opiniões e à elaboração de uma frase/pensamento sobre o tema.
Consideramos que a Escola, no seu conjunto, deve perspetivar a inclusão não apenas como um direito, mas também como um benefício, porque contribui para que todos “cresçam”, de modo a viverem e a conviverem mais adequadamente com a diferença que carateriza cada um de nós.
1º e 2º Ciclo "O Presente"
3º Ciclo e Secundário "Ian"
Pensamentos elaborados pelos alunos
Departamento de Educação Especial
A igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo igualmente um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz. A Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas (Documento orientador de Educação para a Cidadania e de Cidadania e Desenvolvimento). “A desigualdade de género é a grande injustiça da nossa época e o maior desafio que enfrentamos em matéria de direitos humanos. Em todo o mundo, a situação das mulheres é pior do que a dos homens pelo simples facto de serem mulheres. Tal acontece porque a igualdade de género é, fundamentalmente, uma questão de poder. Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma enorme disparidade de poder entre géneros nas nossas economias, sistemas políticos e empresas. Há provas disso por todo o lado”. (António Guterres, Secretário Geral do ONU, in Expresso, 3- 3-20) Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas 12º B, C e D pesquisaram e discutiram informação sobre este tema e decidiram sensibilizar a comunidade escolar para esta realidade. Assim, para além de um mural colocado no polivalente, foram espalhados por toda a escola secundária números que representam a desigualdade de género, em Portugal e no Mundo, bem como links/ Qrcode de trailers de filmes com esta temática. Deixamos uma sugestão para ouvir: canção ONU, “One woman”
Reunião ordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 10 de dezembro de 20120, às 18:00 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória
Projeto PAP: CineWorld
As alunas Inês Caetano e Lara Pinto do 12ºF, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no âmbito do seu Projeto de Aptidão Profissional, propuseram-se realizar um programa sobre estreias de novos filmes e algumas curiosidades sobre os mesmos. O nome do programa é CineWorld. Os principais objetivos deste trabalho são: a divulgação de obras cinematográficas, despertar o interesse pela sétima arte e manter a comunidade informada sobre o mundo cinéfilo.
Mensalmente, aqui, no site do Agrupamento, será apresentado um episódio novo, com novidades e curiosidades sobre um dos filmes em estreia.
Clique em Episódio n.º1 para ver CineWorld.
Jornadas de Formação:
“Profissão, para que te quero?”
As IV Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Profissão, para que te quero?”, foram concluídas online.
Dia 21 de novembro, realizaram-se as conferências “Ser Professor em tempos de incerteza” e “A química das relações: pais, filhos e a escola”.
Dia 28, realizaram-se as conferências:” A arte de ser Professor” e “As armadilhas da comunicação”.
Estas Jornadas já se tinham iniciado em fevereiro com a realização presencial de quatro conferências. Nesta altura foram suspensas devido à pandemia COVID19, com intenção da Direção do Agrupamento em agendar a sua conclusão presencialmente logo que as condições da pandemia assim o permitissem. Infelizmente, continuavam a não existir condições para conclusão da formação em regime presencial.
Em dois sábados, em que depois das 13h não se tinha liberdade para circular na via pública, durante a manhã, mais de uma centena de docentes assistiram a estas conferências.Em todas as profissões, mas fundamentalmente na profissão docente, é necessária uma aprendizagem ao longo da vida profissional, é necessária formação contínua para fazer face aos constantes desafios que nos são colocados diariamente.
Como disse Maurício Costa: “O professor é aquele que sempre está se atualizando e tem a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e mistérios.”
Estas Jornadas, com conferencistas de mérito e reconhecida excelência, permitiram:
momentos de partilha e reflexão conjunta sobre o sentido da profissão docente, do papel de educar em tempos de grande incerteza, da educação na sociedade atual, de estratégias de comunicação, com reflexo na postura e nas práticas educativas.