"Natal, ontem e hoje"
A peça "Natal, ontem e hoje" pretende alertar para a vida de muitas mulheres atualmente que, tal como Maria foi obrigada a fugir para ter o seu filho em segurança, também elas percorrem milhares de km em busca de melhores condições de vida.
Os nossos pequenos grandes atores/cantores/músicos estiveram muito bem, para tão pouco tempo de ensaios.
Peça de Natal dramatizada pelos alunos do Complemento Artístico de Expressão Dramática da EBFL - 2ºciclo, com a colaboração do Complemento de Expressão Musical.
(ver a peça de teatro)
Publica-se um novo procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.
O projeto "Postal Solidário"
O projeto "Postal Solidário", desenvolvido pelos alunos do 2º ciclo, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e Cidadania e Desenvolvimento, consiste no envio de correspondência (cartas, postais, desenhos) para pessoas que, supostamente, se sintam sós ou vulneráveis, especialmente os mais idosos ou doentes, ao longo do ano letivo.
Os alunos dos 5º e 6º anos, com a ajuda das professoras de Português e de Ed. Visual, empenharam-se em levar emoções boas aos idosos/doentes do concelho, nesta época em que os afetos físicos estão comprometidos. Mais do que escrever cartas/postais, aprenderam mais uma forma de CUIDAR DOS OUTROS.
Jornal Escolar: Sacola 1ª edição dezembro de 2020
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
3 de dezembro
Na data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Educação Especial levou a cabo uma atividade que pretendeu, mais uma vez, sensibilizar os alunos do Agrupamento para a necessidade de refletir sobre os direitos de todas as pessoas, incluindo as portadoras de deficiência.
Para o efeito, foi solicitada a colaboração dos Docentes Titulares e dos Diretores de Turma para a apresentação aos alunos de uma curta metragem, a partir da qual cada turma procedeu a uma breve partilha de opiniões e à elaboração de uma frase/pensamento sobre o tema.
Consideramos que a Escola, no seu conjunto, deve perspetivar a inclusão não apenas como um direito, mas também como um benefício, porque contribui para que todos “cresçam”, de modo a viverem e a conviverem mais adequadamente com a diferença que carateriza cada um de nós.
1º e 2º Ciclo "O Presente"
3º Ciclo e Secundário "Ian"
Pensamentos elaborados pelos alunos
Departamento de Educação Especial
A igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo igualmente um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz. A Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas (Documento orientador de Educação para a Cidadania e de Cidadania e Desenvolvimento). “A desigualdade de género é a grande injustiça da nossa época e o maior desafio que enfrentamos em matéria de direitos humanos. Em todo o mundo, a situação das mulheres é pior do que a dos homens pelo simples facto de serem mulheres. Tal acontece porque a igualdade de género é, fundamentalmente, uma questão de poder. Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma enorme disparidade de poder entre géneros nas nossas economias, sistemas políticos e empresas. Há provas disso por todo o lado”. (António Guterres, Secretário Geral do ONU, in Expresso, 3- 3-20) Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas 12º B, C e D pesquisaram e discutiram informação sobre este tema e decidiram sensibilizar a comunidade escolar para esta realidade. Assim, para além de um mural colocado no polivalente, foram espalhados por toda a escola secundária números que representam a desigualdade de género, em Portugal e no Mundo, bem como links/ Qrcode de trailers de filmes com esta temática. Deixamos uma sugestão para ouvir: canção ONU, “One woman”