Podcast - Celebrar Camões
Luís de Camões, «Julgue-me a gente toda por perdido», lido por Ana Braguês (Professora Bibliotecária)
A afirmação da vivência interior da beleza e do amor como os valores da vida do «eu»; o desprendimento face aos bens materiais coloca-o acima daqueles que buscam, por todo o lado, «riquezas».
Horário 36 - Grupo 550 - Informática
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 550 – Informática (18 horas)
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
Os alunos do 6º C, no dia Escolar da Não Violência e da Paz, realizaram várias atividades interdisciplinares numa articulação curricular entre as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, cumprindo assim os objetivos dos D. A. C.
Viram um pequeno filme sobre o tema global de cuidar da Casa Comum, debateram as questões do quotidiano que influenciam a violência e/ou a Paz, elaboraram cartazes onde registaram as conclusões da reflexão conjunta e, por fim, harmoniosamente deitados no campo relvado da escola, escreveram a palavra Paz. A esta atividade juntaram-se outros alunos que por ali aproveitavam a maravilhosa manhã de sol, numa estreita colaboração, construindo verdadeiramente a amizade e a Paz em ambiente escolar.
Alunos do 6º C
Aprender a construir a Paz
“Aprender a construir a Paz” é o tema D.A.C da turma do 6º C. Um tema atual, pois, assistimos a vários conflitos no mundo e às suas consequências devastadoras na vida das pessoas envolvidas.
A História pode ensinar-nos a construir a paz. Quando estudamos os conflitos históricos que sempre existiram na humanidade podemos tirar lições preciosas para evitar a guerra e construir a paz.
Os alunos, na disciplina de HGP, trataram o século XIX: 1ª metade com as invasões napoleónicas e a guerra civil; 2ª metade em que, em paz, puderam modernizar o país e desenvolver as atividades económicas, fazendo assim prosperar a economia e a vida das pessoas.
Os alunos realizaram um cartaz para divulgação à comunidade escolar com o título “Guerra e Paz – Portugal entre a Guerra e o Desenvolvimento” onde, com imagens, procuram alertar para a importância da Paz para a melhoria da vida das populações.
Vamos todos aprender a construir a Paz e com pequenos gestos, em casa, na escola, nas atividades da comunidade contribuir para a construção efetiva da Paz um bem tão precioso.
Alunos do 6º C
Podcast - Celebrar Camões
Os Lusíadas, Canto III, 20-28. Chegados a Melinde, onde os marinheiros portugueses foram bem acolhidos, o rei pede ao capitão da armada, Vasco da Gama, que lhe conte a História de Portugal e a viagem até ali. Estas estâncias fazem parte do início da narração da História de Portugal, que começa com a explicação da geografia da Europa e de Portugal, seguida das referências a Luso e Viriato, ao Conde D. Henrique e a D. Afonso Henriques.
Leitura de Helena Castro
https://drive.google.com/file/d/1b-fcMjUwPCUB0poeHx9XkS3rZu84Sj9V/view?usp=sharing
Abertura de inscrições para Jornadas de Formação
“Educação e Inovação em Ambientes Digitais”
No próximo dia 15 e 22 de fevereiro, vão decorrer as VIII Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Educação e Inovação em Ambientes Digitais”.
As jornadas, acreditadas pelo CCPFC, com a duração de 13 h, organizadas em parceria com o Centro de Formação Edufor, destinadas a todos os docentes, decorrem no Cineteatro Municipal de Sátão.
Inscrições e outras informações em www.edufor.pt
23ª edição da Maratona de Cartas.
Está a decorrer, em Portugal, até 31 de janeiro de 2025, a 23ª edição da Maratona de Cartas.
Os alunos de Cidadania e Desenvolvimento do 9ºB apelam à solidariedade e compaixão de toda a comunidade educativa em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Basta assinar, até 31 de janeiro 2025, as petições online da Maratona de Cartas, que poderão encontrar neste link, preencher os campos e no final inserir o código atribuído ao Agrupamento de Escolas de Sátão: 3560-184
Quanto maior for o número de assinaturas recolhidas, maior será o impacto da pressão que a Amnistia Internacional exercerá junto das autoridades competentes.
Conheça os casos das cinco pessoas que se encontram em risco e que precisam da nossa ação imediata acedendo à nossa apresentação.
Será por estas pessoas que vamos ajudar a recolher assinaturas. Elas contam connosco!
Maratona de cartas 2024 de Maria Silva
Podcast - Celebrar Camões
«Verdes são os campos» - o verde dos campos nada mais é do que o verde dos olhos da amada.
Calendarização de atendimentos do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) nas Escolas - EBFL e EBFA
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.