Horário nº10 - Grupo 400 - História
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 400 – História (14 horas)
Horário nº2 - Grupo 500 - Matemática
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 500 – Matemática (06 horas)
Horário nº5 - Técnico Especializado de Restauração - variante Cozinha e Pastelaria
Aviso de abertura de concurso para contratação de um técnico especializado de "Restauração - variante de Cozinha e Pastelaria" (12 horas)
Horário nº6 - Técnico Especializado de Técnico de Logística
Aviso de abertura de concurso para contratação de um técnico especializado de Técnico de Logística (14 horas)
Início das Atividades Letivas 2023/2024
Informamos a comunidade educativa que o início das atividades letivas em todas as escolas e jardins de infância do Agrupamento será no dia 15 de setembro (sexta-feira).
Informam-se todos os Encarregados de Educação que o levantamento dos Manuais Escolares Reutilizáveis, decorrerá a partir do dia 5 de setembro de 2023, nas respetivas escolas que o aluno frequenta.
RECEÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Dia 12 de setembro, às 14.00h, na ESFRoV - Receção aos Pais/E.E. dos 8º e 9º anos pela Diretora do Agrupamento e D.T..
Dia 12 de setembro, às 15.00h, na ESFRoV - Receção aos Pais/E.E.dos 10º anos pela Diretora do Agrupamento e D.T..
Dia 12 de setembro, às 16.00h, na ESFRoV - Receção aos Pais/E.E.do Ensino Secundário e Profissional pelos Diretores de Turma.
Dia 13 de setembro, às 09.00h, na EBFL - Receção aos Pais/E.E. dos 5º e 6º anos pela Diretora do Agrupamento e D.T..
Dia 13 de setembro, às 10.00h, na EBFL - Receção aos Pais/E.E. dos 7º anos pela Diretora do Agrupamento e D.T.
Dia 13 de setembro, às 11.30h, na EBFA - Receção aos Pais/E.E. dos 1º aos 9º anos pela Diretora do Agrupamento e D.T.
RECEÇÃO AOS ALUNOS
A receção aos alunos do 2º, 3º Ciclos, Secundário e Profissional - Decorre no dia 15 de setembro, a partir das 8:30h, de acordo com o horário de cada escola. Os dois primeiros tempos são da responsabilidade dos DT e as aulas iniciam-se a partir do segundo tempo letivo.
Receção aos Pais/E.E./ do 1º Ciclo
O I Concurso Internacional de Fotografia - Madeira, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, surge da necessidade sentida pelos professores de Artes Visuais, de disporem atividades motivadoras para os seus alunos, perspetivando a utilização dos meios tecnológicos que têm ao seu dispor, trabalhando e desenvolvendo as suas competências associadas à imagem, tais como luz, cor, enquadramento, composição e texturas visuais. O contacto dos alunos com a arte promove o desenvolvimento estético e cognitivo e a acuidade visual, bem como lhes confere mais confiança para expressar de forma livre e responsável os seus sentimentos e emoções.
Parabéns à Carolina Marinho, do 12º F, vencedora deste concurso, no escalão 2005 a 2007.
A sua foto integrará uma exposição coletiva a realizar num museu na Região Autónoma da Madeira. (https://www.madeira.gov.pt/dre/pesquisar/ctl/ReadInformcao/mid/2110/InformacaoId/173563)
ESCALÃO 2005 A 2007
Carolina Marinho - Viseu - Portugal - 1.º Classificado
Projeto
“Terapia da Fala em Família”
O projeto “Terapia da Fala em Família”, implementado pela terapeuta da fala Janete Silva no ano letivo anterior, teve continuidade no presente ano letivo 2022/2023. Neste sentido, os pais/encarregados de educação foram convidados a virem à escola, assistir/participar numa sessão de terapia da fala do seu filho/educando.
Foi com muita alegria que os pais estiveram connosco na sessão, com um olhar atento sobre o que os seus filhos trabalham nesta valência da terapia da fala. Foi igualmente imperdível a excitação das crianças/alunos ao perceberem o interesse demonstrado pelos pais no trabalho que se ali faz semanalmente, nos materiais que a terapeuta traz para as sessões e nas estratégias (“truques”) que são utilizadas.
No presente ano letivo, todos os pais/encarregados de educação participaram ativamente neste projeto (taxa de participação de 100%), o que constituiu um fator positivo para o reforço das competências em casa e para um maior grau de motivação, tanto por parte da criança/aluno, como da família.
Por certo já pisaram milhares de vezes os degraus das escadarias de acesso aos pisos dos pavilhões da escola secundária e da Ferreira Lapa e nunca se aperceberam da história geológica e biológica que alguns encerram. Centenas de pequenos seres vivos ficaram fossilizados naquele calcário e revelam-se um autêntico livro aberto sobre a história do nosso planeta Terra.
Este projeto, que só foi possível com a ajuda de alguns alunos, pretende dar a conhecer um pouco desta história que está mesmo "aos nossos pés"! Por isso, da próxima vez que subir ou descer estes degraus, olhe para baixo com outros olhos... mas, cuidado, não caia! (ver o site "FÓSSEIS a seus pés)
Com as mãos na tinta, sob a orientação da professora Márcia Rodrigues e o apoio, essencial, da D. Palmira, o Duarte Marinheiro (7.º D) desenvolveu várias atividades durante o ano letivo.
Visita de estudo do Curso Profissional de Logística - 10º J
Para assinalar o Dia da Logística, na tarde do dia 6 de junho, a turma do Curso Profissional de Técnico/a de Logística, 10º J, realizou uma visita de estudo ao Pingo Doce de Sátão, no âmbito das disciplinas da área técnica de Aprovisionamento e Gestão de Stocks e Logística e Armazém.
Através desta visita, os/as alunos/as conheceram a estrutura e a dinâmica da organização, compreenderam e analisaram atividades que compõem a cadeia de abastecimento e diversos procedimentos logísticos da empresa, bem como o seu planeamento e tecnologias associadas. A turma teve oportunidade de identificar a forma de organização interna do armazém, as diversas zonas de operações, os equipamentos e os materiais associados, reconhecendo boas práticas aplicadas neste contexto.
Os/As alunos/as consideraram a visita muito interessante, pois promoveu a ligação entre saberes teóricos, adquiridos em sala de aula, e a sua aplicação prática. As informações transmitidas ajudaram na compreensão de conceitos básicos, assim como na consolidação de conhecimentos técnicos e no esclarecimento das funções do/a técnico/a de logística. Neste seguimento, a atividade atingiu os objetivos, contribuindo para o desenvolvimento e/ou consolidação de conhecimentos, competências, atitudes e valores essenciais ao perfil de saída do/a estudante do ensino profissional.
A Nossa Horta Sustentável – Projeto de Formação
O Projeto de Formação “A Nossa Horta Sustentável” desenvolvido na Escola Básica Ferreira de Aves teve como objetivo a ecologia e o ambiente e a sua ligação a uma alimentação saudável. O manejo e conservação do solo são elementos fundamentais de sustentação dos sistemas naturais e estão ligados com a nossa alimentação. Este Projeto permitiu uma visão ampla sobre práticas sustentáveis e alimentação saudável. Para o efeito foram cultivados alimentos utilizando técnicas que promoveram o uso racional da água, fertilizantes naturais (não poluentes) de forma a produzir hortícolas que promovessem uma alimentação racional e saudável.
Devido àsua componente práticalevou a que o aluno se empenhasse nas tarefas. Por outro lado, esta atividade foi importante para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas.
Não posso deixar de agradeceraos Assistentes Operacionais da Escola Básica Ferreira de Aves, Dona Cristina, pela sua dedicação ao Projeto, Senhor Francisco, Senhor Paulo, ao Coordenador de Estabelecimento, Professor Aguiar,pela disponibilidade e a todos aqueles que de uma forma ou de outra, prestaram a sua colaboração para que este Projetofosse possível.
A todos o meu bem-haja. (Ver fotos da “Nossa Horta Sustentável”)
Teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
No dia 6 de junho, os alunos das várias turmas do 9.º ano de escolaridade levaram à cena, no Cineteatro de Sátão, uma atualização da peça de teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, escrita por eles. Esta representação teatral foi realizada no âmbito dos DAC, subordinada ao tema “ O mundo das profissões”. Professores e alunos empenharam-se,
Um bem-haja a todos os que colaboraram, de forma incansável, para a concretização deste projeto e, especialmente, à atriz Isabel Lopes!
Clube de Ciência Viva
No âmbito do Clube de Ciência Viva, foi desenvolvida a atividade “Extração de essências”. Efetuaram-se, numa primeira fase, saídas de campo para recolha de plantas (rosmaninho, alecrim e rosas), seguindo-se a extração das essências, pelos alunos do 10º B e elementos do Clube.
O balanço da ação do Clube, para este ano letivo, foi francamente positivo, com envolvimento de alunos, pais, auxiliares de ação educativa e docentes.
Bem-haja a todos os colaboraram nas diversas atividades!
Equipa do Clube de Ciência Viva.
Visita de estudo ao Complexo Turístico de Rilhadas
Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos do 8ºano deslocaram-se a Fafe, para participarem numa visita ao Complexo Turístico de Rilhadas, onde foram muito bem recebidos e tiveram oportunidade de desenvolver uma série de atividades ao ar livre, como paintball, tiro ao alvo, slide, minigolfe, entre outras.
Com a meteorologia a favor, usufruíram da piscina ao fim da tarde e tiveram direito a uma festa à noite, onde todos se divertiram imenso.
Alunos e professores gostaram muito da estadia neste Complexo Turístico. Foi uma forma de estreitar laços e de cooperação entre todos, num local muito arborizado, cheio de pormenores encantadores, como pequenas cascatas, moinhos de água, pontes e passadiços.
Foram dois dias inesquecíveis e estiveram todos de Parabéns.
No dia 25 de maio, os alunos do 4ºano, da EB1 de Sátão, realizaram uma visita de estudo a Lisboa. Partimos do Sátão por volta das sete horas e a viagem de autocarro decorreu normalmente, com a companhia do professor Carlos Paixão. À chegada a Lisboa visitámos a Assembleia da República e fomos muito bem recebidos pelos deputados eleitos por Viseu. Após o almoço visitámos diferentes lugares e monumentos que fazem parte da nossa História, como por exemplo o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. A visita foi muito interessante e contribuiu para a aprendizagem dos alunos, porque tiveram oportunidade de conhecer a “Casa da Democracia” entre outros monumentos históricos. Regressámos ao Sátão e chegámos por volta das 22h30min. Foi uma dia espetacular de aprendizagem e de convívio!
No dia 18 de maio, os alunos do 4ºB e 4ºC, da EB1 de Sátão, realizaram uma visita de estudo às Termas de São Pedro do Sul, as maiores de Portugal. O dia estava soalheiro e a viagem de autocarro decorreu normalmente, na companhia dos professores da turma e do professor Carlos Paixão. À chegada às Termas, os alunos foram muito bem recebidos e tiveram a oportunidade de conhecer o Afonsinho e a Amelinha, as mascotes do complexo termal. Após a visualização de um pequeno filme, deu-se início à visita guiada. Começaram por conhecer os balneários da rainha D. Amélia e do rei D. Afonso Henriques. Seguiu-se uma visita ao Museu Termal onde foi possível observar a evolução dos tratamentos termais, bem como os aparelhos utilizados ao longo da sua história. Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de sentir a água quente e o cheiro a enxofre, caraterístico destas águas termais. A visita revelou-se muito interessante e contribuiu para a aprendizagem dos alunos, em relação ao uso das águas termais para tratamentos específicos, bem como para o relaxamento e bem-estar. Foi uma manhã espetacular de aprendizagem e de convívio! Esta visita de estudo foi promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com apoio da Câmara Municipal de Sátão.
Alunos do 4ºB e 4ªC
Workshop“Exercitar a Voz!”
No dia 11 de maio de 2023, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Voz” e culminando com a Semana da Saúde, a terapeuta da fala Janete Silva dinamizou um Workshop, intitulado “Exercitar a Voz!”, dirigido a docentes do agrupamento. Esta ação teve como principal objetivo sensibilizar os docentes (em que a voz constitui o seu principal instrumento de trabalho) para os cuidados que devem ter ao nível da saúde vocal, o que devem evitar para preservar a voz e destacar sinais de alerta. Na componente prática, realizaram-se vários exercícios de relaxamento e de aquecimento vocal.
Foi um autêntico sucesso!
Esta atividade foi realizada em colaboração com o EPS (Projeto Escola Promotora de Saúde), com a UCC MS (Unidade de Cuidados na Comunidade Mirante do Seixo) e com a ELIPI (Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância).
Recolha solidária - 10º F e 10º J
No passado dia 2 de junho, as turmas do 10º F e do 10º J, dos Cursos Profissionais de Técnico/a de Multimédia e de Técnico/a de Logística, distribuídas pelos supermercados de Sátão - Intermarché, Meu Super e Pingo Doce, levaram a cabo uma recolha de alimentos para a "Loja Solidária" do Agrupamento. Parabéns aos/às participantes pela iniciativa!
Um bem-haja a todos/as os/as que colaboraram nesta ação com a sua generosidade e solidariedade.
Problemas que afligem a Nossa Casa Comum
As alunas Carolina Santos e Matilde Melo, preocupadas com os problemas que afligem a Nossa Casa Comum, o planeta em que vivemos, realizaram no clube “Saber P´ra Que Te Quero” associado à Biblioteca Escolar, um pequeno filme baseado no livro “ Carta Aos Lideres do Mundo”. Esperamos que gostem e que vos façam refletir sobre os problemas que afetam o nosso mundo.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
Revista"Sacola"
1º período (fev. 2023)
Revista "Sacola"
3º período (junho 2023)
A Caixa Crédito Agrícola Mútuo
divulgou 8ª edição