No período que agora finda, tivemos oportunidade de dar mais vida às ciências.
Assim, no âmbito da Oficina de Ciências e das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação para a Cidadania, tivemos oportunidade de fazer algum trabalho de investigação e algumas experiências que permitiram comprovar o que sabemos na teoria.
Dos trabalhos realizados selecionámos alguns para a exposição: “Vida Saudável” que se realizou no átrio da EBFL.
Do trabalho experimental realizado, destacamos as seguintes atividades:
“Como tornar as cascas dos ovos moles e flexíveis?”
· “Como identificar o amido nos alimentos? Que alimentos são ricos em amido? Que transformação química sofre o amido na boca?”
“Como ficam os pulmões do fumador?”. Esta última questão levou-nos a realizar a experiência da “garrafa fumadora”.
Vimos que com apenas um cigarro são libertadas substâncias que deixaram muito amarelado um pedaço de algodão e o próprio filtro do cigarro. Dá para imaginar o que acontece às vias respiratórias e pulmões de um fumador. Vendo os resultados, dá para acreditar que fumar mata.
Os temas de pesquisa mais trabalhados foram a alimentação e o tabagismo. Tivemos oportunidade de construir modelos tridimensionais da Pirâmide da Dieta Mediterrânica. Esta ensina-nos que a saúde depende de vários fatores e, no que diz respeito à alimentação, é importante estarmos atentos ao tipo e às quantidades (porções), bem como à frequência com que os devemos ingerir.
No próximo período, o “Sabe Tudo”, a mascote da nossa Oficina de Ciências vai continuar a acompanharmos. Contamos voltar em força para continuar a pôr a ciência em ação.
Os participantes do Clube de Ciências