Agrupamento de Escolas de Sátão

Clube das Ciências da EBFL 22_02_2024

Clube das Ciências

Em pareceria com o Clube da Ciência Viva do Agrupamento, com o objetivo de ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos e incutir o gosto pelo saber mais, foi criado o Clube das Ciências da EBFL. É um espaço lúdico e pedagógico no qual se pretende estimular o interesse dos alunos pelas áreas da Matemática, das Ciências Naturais e das Novas Tecnologias (com destaque para a Robótica).

Com a Robótica, área desafiante que permite a fusão de conteúdos e saberes multidisciplinares, das diversas áreas das ciências e tecnologia, pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, fomentando o gosto pela tecnologia e pela ciência tendo em conta a diferenciação pedagógica e a diversificação de estratégias educativas.

No âmbito da Robótica, utilizando o material da “Lego Education Spike”, já foram dinamizadas várias atividades.

O clube funciona à quarta-feira de tarde, na Sala do Futuro da EBFL, está aberto a todos os alunos que nele queiram participar.

SEMANA NACIONAL CÁRITAS 22_02_2024

É uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 03 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.

Entre as atividades o destaque para o Peditório Público Nacional. Entre os dias 25 de fevereiro e 03 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, podemos ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. (fonte: https://caritas.pt/snc/)

Durante esta semana todos somos convidados a animar a nossa solidariedade com a delicadeza de um contributo

Relativamente ao nosso Agrupamento, salienta-se que a Cáritas tem sido recetiva a todos os pedidos de ajuda nomeadamente no pagamento de despesas médicas de alunos.

O Grupo de EMRC

Semana Ubuntu da Empatia (19 a 23 de fevereiro)

Semana Ubuntu da Empatia (19 a 23 de fevereiro) 

Como Escola Ubuntu que somos é nosso objetivo que todos os alunos (e restante comunidade educativa) sejam cada vez mais empáticos e felizes. Por isso, aceitámos o desafio para participar, uma vez mais, na Semana Ubuntu da Empatia (19 a 23 de fevereiro) promovendo ações/atividades que façam os alunos “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.

Neste sentido, desafiamos os alunos a jogar, até ao final de fevereiro, o Jogo da Empatia. Para tal, devem ir realizando as tarefas sugeridas na imagem apresentada até concluir o jogo.

Propõe-se, ainda, a visualização do vídeo sobre a Empatia.

https://youtu.be/OQq-H6EfJHo?si=MdvOuZCTh-xW

Vamos todos ser mais empáticos!

Jornadas de Formação "Escolas Relacionais - Inclusão e sucesso educativo"

 

Abertura de inscrições para Jornadas de Formação “Escolas Relacionais – Inclusão e sucesso educativo”

No próximo dia 9 de março, vão decorrer as VII Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Escolas Relacionais – Inclusão e sucesso educativo”.

As jornadas, acreditadas como duas ações de curta duração (3h + 3h), organizadas em parceria com o Centro de Formação Edufor, destinadas a todos os docentes, decorrem no Cineteatro Municipal de Sátão.

Inscrições e outras informações em www.edufor.pt


cartaz jornadas formacao 2024

 

 

Cibersegurança: uma necessidade dos dias de hoje?



 

DELF 2024 - DIPLÔME D' ÉTUDES (EN) LANGUE FRANÇAISE

DELF 2024 - DIPLÔME D' ÉTUDES  (EN) LANGUE FRANÇAISE

OS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR NAS PROVAS DO DELF ESCOLAR 2024 DEVEM CONTACTAR A DOCENTE RESPONSÁVEL PELAS INSCRIÇÕES, ISABEL MONTEIRO (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), OU A DOCENTE ANA PAULA FIGUEIREDO.

AS PROVAS ESTÃO AGENDADAS PARA OS DIAS 18 E 19 DE ABRIL (DIA 18, NÍVEIS A1 E B1; DIA 19, A2 E B2) E DECORRERÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS, EM VISEU.

A DATA LIMITE PARA FORMALIZAR A INSCRIÇÃO (preencher uma ficha individual e proceder ao pagamento do valor correspondente ao nível pretendido) É DIA 22 DE MARÇO (último dia de aulas do 2º período).

QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL DEVE SER SOLICITADO À DOCENTES DE FRANCÊS.

Celebrar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz 19_02_2024

Celebrar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

No dia 30 de janeiro celebrou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal e acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi. Assim, o grupo disciplinar de EMRC desafiou a comunidade escolar a vestir uma ou mais peças de vestuário brancas, a construir gestos de amizade, a promover a comunicação entre todos e a fomentar a convivência saudável, visando uma cultura de paz e de inclusão. Obrigado(a) a todos os que aceitaram o desafio!

O CARNAVAL NA EB DE FERREIRA DE AVES 2024

     O CARNAVAL NA EB DE FERREIRA DE AVES

Apesar das contrariedades do tempo, foi possível fazer o desfile de Carnaval na EB de Ferreira de Aves. Alunos, professores e funcionários   desfilaram com Máscaras e Trajes Carnavalescos mostrando toda a sua criatividade!... e nem a fanfarra dos alunos do 1º ano faltou, marcando o ritmo no desfile, assim como o Coro de S. Amaro… de Lamas!... 

Temporada II - o Dia dos Namorados

Temporada II - o Dia dos Namorados

 

Podcast Episódio 2

 

“Era proibido dar beijos em público” (com adaptações), in Era proibido, de António Costa Santos |Leitura: Maria Marques (12ºB)| Captação e edição de som: Tatiana Ferreira (11ºF).

 

https://drive.google.com/file/d/1tHlClCzd49Upnx7Lj2Y5z3n19HKtaLfp/view?usp=sharing

 

Palestra: Dos átomos à inteligência: Mistérios Especiais e Espaciais da VIDA!"

Amanhã - Palestra" Dos átomos à inteligência: Mistérios Especiais e Espaciais da VIDA!" investigador Pedro Baila Antunes do IPV, no nosso auditório.

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen