Agrupamento de Escolas de Sátão

As aprendizagens da Visita de Estudo a Belmonte

As aprendizagens da Visita de Estudo a Belmonte

Na visita de estudo, no dia 18 de março, as turmas do 5ºA e 5º B andaram juntas. Visitámos, em primeiro lugar, o museu dos Descobrimentos. Aí aprendemos sobre a história de Portugal, especialmente sobre um navegador português que se chamava Pedro Álvares Cabral e da sua chegada ao Brasil. Nos ecrãs digitais pudemos obter informações sobre a higiene e alimentação dentro dos barcos e concluímos que eram muito más. Numa das salas podíamos observar os produtos brasileiros e noutra havia instrumentos musicais usados pelos africanos que foram levados para o Brasil. Também havia uma sala com uma prisão para os escravos e que mostrava como eles eram tratados. Numa das paredes estava uma imagem de um escravo a ser açoitado e havia uma grade com algemas em ferro para os prenderem.

De seguida, fomos ao museu judaico e a guia explicou-nos as diferenças entre católicos e judaicos. O museu era todo azul.

Depois, fomos a um castelo feito em pedra e, do alto da torre, observámos belas paisagens. Seguidamente, visitámos a Igreja de Santiago que ainda está em bom estado, apesar de uma parte ser uma construção do século XIII.  No fim disto, fomos almoçar.

De tarde, visitámos o museu do azeite que foi uma experiência importante e, por fim, visitámos o Ecomuseu do Zêzere, onde aprendemos mais sobre este rio.

Demos uma volta à vila de Belmonte e comemos um gelado!

Lanchámos e voltámos para o Sátão. Foi um espetáculo!                                 Alunos do 5º B

Visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e Figueira da Foz

Visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e Figueira da Foz

Nos dias 23/24 de fevereiro e nos dias 1/2 de março, com os alunos dos 7º e 8º anos respetivamente, participámos na visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e Figueira da Foz. 

No primeiro dia, assim que chegámos a Lisboa, visitámos o Centro Ismaili, onde a comunidade muçulmana realiza as suas atividades culturais, sociais e religiosas. Aqui, pudemos aprender mais sobre esta religião e percecionar como rezam na mesquita. Na parte da tarde dirigimo-nos à Sé Catedral e à Baixa de Lisboa, locais muito interessantes. O jantar foi no Centro Comercial Colombo, e depois, para descansar, encaminhámo-nos para o alojamento.

No dia seguinte, depois de tomarmos um bom pequeno almoço, fomos conhecer a comunidade hindu de Lisboa. Aqui, também, pudemos aprender mais sobre esta religião e contemplar como os hindus oram e fazem as suas oferendas aos deuses. Seguimos para o almoço, já na Figueira da Foz, onde, para acabar a visita de estudo em grande, tivemos a oportunidade de fazer atividades radicais no Parque de Aventura da Figueira da Foz.

 

Esta visita foi um excelente momento de convívio entre todos e aprendemos muito sobre outras religiões!                                                                                                                                          Os alunos do 8º E

 
 

Dia Mundial da Árvore e/ou Dia Internacional das Florestas

Dia Mundial da Árvore e/ou Dia Internacional das Florestas

A comemoração em Portugal é no dia 21 de março, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer para a própria qualidade de vida dos humanos.

As árvores são fundamentais para a vida na Terra:

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Visita ao Museu dos Descobrimentos

Visita ao Museu dos Descobrimentos

No dia 18 de março visitámos Belmonte e tivemos uma aula diferente. No museu dos descobrimentos obtivemos muitas informações sobre a escravatura, sobre os índios brasileiros e sobre as viagens no mar. Gostámos de conhecer o mundo antes de nós e  a vida do Pedro Álvares Cabral. O que mais gostámos foi da sala com o som e imagem do mar, do interior da nau, da sala que era espelhada, da sala que tinha palavras suspensas, dos adereços dos índios e da sala que lembrava a escravatura. Acho que gostámos de tudo!

Recomendamos a visita porque é interessante e é uma aula de história fora da sala de aula e assim aprende-se melhor.

Alunos do 5º C

Journée Francophonie



Comemoração do dia da matemática

No passado dia 14 de março os alunos do agrupamento comemoraram o Dia do Pi, dia este que desde 2020 passou a ser, também, oficialmente o Dia Internacional da Matemática.

Os alunos participaram de uma forma bastante ativa e entusiasta nas diferentes atividades dinamizadas, desde os jogos matemáticos, o cordão humano com muitos dos primeiros números da representação decimal do número irracional pi e, ainda, na aglomeração de pessoas na formação do número pi. 

Na realização destas atividades o grupo de professores de Matemática contou com a colaboração dos alunos do ensino profissional dos cursos de multimédia e de restauração. Os primeiros na captação de imagens aéreas durante a formação do número Pi e os segundos na confeção dos bolos decorados com o número pi que foram partilhados nas três escolas com 3º Ciclo.
O grupo disciplinar de Matemática agradece a cooperação de todos os envolvidos nesta iniciativa! (ver fotos da atividade)

Aluna do nosso Agrupamento representa Viseu no Mega Sprinter Nacional

Aluna do nosso Agrupamento representa Viseu no Mega Sprinter Nacional.

As alunas Salma Gomes, Mafalda Lopes e Leonor Rodrigues no pódio que tanto mereceram. A Salma foi 2a classificada no salto em comprimento e nos 40 metros e vai representar Viseu no Mega Sprinter Nacional, a Mafalda obteve um 3° lugar no salto em comprimento e a Leonor foi 3a na prova de 40 metros. Parabéns a todos os alunos que tão bem representaram o nosso Agrupamento.

 

Plogging



Semana da leitura - sexta-feira

Semana da leitura – 25 de abril - 50 anos


 

 

Sexta-Feira

 

Zeca Afonso, "Canto moço", 1970 | Zeca Afonso | Bernardo Girão, 12º D | Captação Maria Pimentel e Rita Aguiar (12ºF) | Edição Tatiana Ferreira (11ºF)

 

https://drive.google.com/file/d/1pHE2XjwBVLnb3Y5qB8l-SKPYHfPYB95P/view?usp=sharing

 

 
 
 

 

 

Semana da leitura - quinta-feira

Semana da leitura – 25 de abril - 50 anos


 

 

Quinta-Feira

 

 

José Gomes Ferreira, "Acordai", 1946 | Fernando Lopes Graça | Carolina Aguiar, 12º D | Captação Maria Pimentel e Rita Aguiar (12ºF) | Edição Tatiana Ferreira (11ºF)

 

https://drive.google.com/file/d/12zafk6Ud4DDc3OTiztLWxgziJfNjmebu/view?usp=sharing

 
 
 

 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

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  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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