O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.
Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.
Atualmente, é a mais comum das doenças não transmissíveis, com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.
O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia da Diabetes.
Para saber mais acerca da Diabetes (tipos, fatores de risco, sintomas, consequências e prevenção) clique em continuar.
Mobilidade Transnacional – Projeto Erasmus + Relembramos que durante esta semana, de 12 a 16 de novembro, está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Sátão um Intercâmbio que envolve alunos e professores de cinco países, Portugal, Alemanha, Polónia, Itália e Espanha, com o seguinte programa de atividades:
Exercícios de Simulação de Incêndio
Nos próximos dias 13 e 16 de novembro decorrerão exercícios de simulação de incêndios nas escolas EB1 de Sátão, EBFL, EBIFA, ESFROV, com o seguinte calendário:
13/11, terça-feira, às 9:30h na EB1 de Sátão - Biblioteca
13/11, terça-feira, às 12:30h na EBFL - Refeitório
16/11, sexta-feira, às 10:40h na ESFROV - Sala 28
16/11, sexta-feira, às 15h na EBIFA - Biblioteca
Estes exercícios pretendem avaliar a capacidade de resposta das escolas e restantes entidades (Bombeiros Voluntários de Sátão/ Proteção Civil/ GNR) a uma situação de incêndio nas escolas.
Agradecemos a colaboração de todos intervenientes e solicitamos a toda a Comunidade Educativa que adeque os seus comportamentos de forma a não criar desordem e pânico no decorrer dos exercícios planeados.
Mobilidade Transnacional – Projeto Erasmus +
Na semana de 12 a 16 de novembro recebemos a visita de alunos e professores oriundos da Alemanha, Polónia, Itália e Espanha parceiros do Agrupamento de Escolas de Sátão no Projeto Erasmus + Apps4EL.
As atividades a ser dinamizadas nas diferentes escolas serão dedicadas à descoberta e experimentação de estratégias e metodologias inovadoras sustentadas no uso pedagógico de aplicações informáticas com vista à melhoria do ensino e da aprendizagem.
Ao longo de dois anos, durante as aulas, diversas apps têm sido postas à prova por professores/as e alunos/as no sentido de se ensinar e aprender de forma mais divertida e eficaz.
Esta mobilidade é também uma oportunidade para troca de experiências de âmbito multicultural e multilinguístico.
Esperamos que seja uma semana enriquecedora para todos.
Helena Castro
Dia Mundial do Património Audiovisual – 27 de outubro
No dia 27 de outubro de 1980, na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.
O objetivo era chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.
Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história da humanidade.
Dia Mundial do Património Audiovisual comemora-se a 27 de outubro desde 2005.
Plano Nacional de Cinema
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NA EBIFA
No Dia Mundial da Alimentação foram diversas as atividades realizadas na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves no sentido de sensibilizar as nossas crianças sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada e diversificada, para crescerem e se desenvolverem de forma saudável. Após a degustação de diversos batidos de fruta, foi altura de regressar à sala de aula e, de forma lúdica e animada, criar uma lengalenga relacionada com alguns alimentos, a qual passamos a apresentar aqui... e aqui...
Dia Mundial de COMBATE AO BULLYING
Todos os anos, no dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, visando consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.
O bullying é um problema de toda a sociedade, não só dos das crianças, jovens, pais ou professores!
O bullying corresponde a comportamentos intencionalmente agressivos, violentos e/ou humilhantes, que envolvem um desequilíbrio de poder: as crianças e jovens que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças e jovens. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece várias vezes.
O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.
É importante referir que as brincadeiras em que existe envolvimento físico, o “andar à luta” e outras formas de comportamento agressivo, mas que não têm a intenção de causar danos, não podem nem devem ser consideradas bullying.
O bullying não é normal, não faz parte de “ser criança” ou “crescer”, não torna as crianças “mais fortes”.
Responder ao bullying com mais comportamentos agressivos, não resolve o problema: as respostas agressivas tendem a levar a mais violência e mais bullying contra as vítimas. Por mais difícil que seja para a criança (e para os pais) é importante falar sobre o bullying.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.