À descoberta do mundo do trabalho em IA: a experiência de Ricardo Quinteiro
No âmbito do projeto ASEF/eTwinning "IA AI in Education: friend or foe?", os alunos do 9A e 9B do Agrupamento de Escolas de Sátão (Portugal), em colaboração com os seus parceiros do Istituto Omnicomprensivo di Guglionesi (Itália) e do Zespół Szkół nr 12 SPZOZ Wrocław (Polónia) e ainda alunos da Índia e da Malásia estão a trabalhar em conjunto para compreender melhor o impacto da Inteligência Artificial (IA) no nosso mundo, especialmente no contexto educativo.
Como parte desta jornada de aprendizagem, tivemos a honra de entrevistar Ricardo Quinteiro, um ex-aluno do nosso Agrupamento que seguiu uma carreira na área da Inteligência Artificial. Esta conversa foi uma oportunidade única para conhecermos melhor o seu percurso profissional, percebermos como é trabalhar com IA e refletirmos sobre os desafios e oportunidades que esta tecnologia traz.
Durante a entrevista, quisemos saber mais sobre o dia a dia de Ricardo no seu trabalho, os caminhos que o levaram até onde está hoje e as suas perspetivas sobre o papel da IA no futuro da educação. Tivemos também espaço para abordar temas como a igualdade de género na área tecnológica e descobrir projetos inovadores em que o Ricardo esteve envolvido.
Agradecemos desde já ao Ricardo Quinteiro por ter aceitado o nosso convite e por ter partilhado connosco o seu tempo e conhecimento. Esta entrevista representa um passo importante na nossa aprendizagem e inspira-nos a pensar de forma crítica e criativa sobre o futuro.
Convidamos toda a comunidade escolar a ouvir ou ler a versão em língua portuguesa a entrevista completa Aqui
" Experiências EMRC: Vem e vê!"
Nos dias 16 e 17 de maio, na disciplina de EMRC, participámos numa Visita de estudo a Lisboa, que nos proporcionou aprendizagens e conhecimentos nos domínios social, artístico, cultural, histórico e religioso. No primeiro dia, visitámos a Sé de Lisboa e o Templo Hindu. Neste último, observámos alguns deuses do Hinduísmo e adquirimos mais conhecimentos sobre esta religião. A melhor parte do dia foi a ida ao Centro Comercial Colombo, onde fizemos várias compras! Pernoitámos na Pousada da Juventude. No segundo dia, explorámos o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Rosa dos Ventos, a Torre de Belém e o Monumento em homenagem aos que tombaram na Guerra Colonial. A visita permitiu-nos explorar a rica história e a cultura vibrante da nossa Capital. No geral, foi uma experiência muito positiva pois, para além de conhecermos lugares importantes e de aprendermos mais sobre as diferentes culturas e religiões, foi também uma excelente oportunidade para nos integrarmos e convivermos, já que, no primeiro dia, estivemos com os alunos de EMRC do 7º ano do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, de Cantanhede. Gostámos muita da visita. Foi uma experiência única que tão rapidamente não sairá da nossa mente!
Os alunos de EMRC do 7º E
" Experiências EMRC: Vem e vê!"
Nos dias 4 e 5 de abril, um grupo de 58 alunos e 4 professores das turmas do nono ano do Agrupamento de Escolas de Sátão rumaram a Santiago de Compostela. E nem a persistência da chuva, que se fez sentir, impediu a perseverança da boa disposição. Esta peregrinação é realizada com outras escolas da Diocese de Viseu. Entre outros objetivos de caráter histórico, cultural e religioso, privilegia-se a valorização das relações interpessoais numa partilha de interrogações, certezas e de esperanças.
Depois de se auscultarem todos os participantes, é com muito orgulho que podemos afirmar que se cumpriram todos os objetivos propostos, tendo-se até alcançado outros que deixam marcas insubstituíveis na vida dos alunos, o que, aliás, é apanágio da própria disciplina de EMRC:
“Foi uma experiência de libertação da alma.”
“Foi divertido e engraçado, consegui aproximar-me mais das pessoas.” “Foi uma experiência única, por poder ir com as pessoas de quem gosto e poder presenciar momentos como o do botafumeiro naquela catedral lindíssima e a Missa que foi simplesmente incrível...”
“Esta experiência trouxe-me novos pontos de vista.” “Fiz novas amizades!”
“Foi muito interessante assistir à missa e conseguir ver o botafumeiro.”
“Uma visita inesquecível.” “Uma viagem espiritual”. “Gostei muito do convívio entre todos.”
O grupo de EMRC
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O RECREIO DA EB FERREIRA LAPA ESTÁ A MUDAR…
O projeto “«(Des)Liga.te!» (Desliga-te das tecnologias e Liga-te aos outros e ao mundo que te rodeia!), uma iniciativa dos SPO, dinamizada em parceria com os projetos de Cidadania e Desenvolvimento e DAC do 5.º ano, visa diminuir o tempo de utilização das tecnologias pelos alunos nos intervalos letivos e nos tempos livres, estimular a prática de atividade física nos alunos, embelezar os espaços escolares no exterior e criar um ambiente educativo mais saudável para todos”.
Através da articulação entre EV, ET e CD, pelas mãos dos nossos alunos do 5.ºA, B, C e D, estão a nascer do chão cores em forma de jogos tradicionais, dando vida ao pavimento dos espaços de recreio da EB Ferreira Lapa, pretendendo-se criar hábitos de vida saudável e tornar mais atraente aquela que é a sua segunda casa. (ver fotos da atividade)
Carlos Santos
Visita de Estudo ao Museu do Caramulo
No passado dia 16 de maio, alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão, tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Caramulo.
O Museu do Caramulo foi fundado nos anos cinquenta, pelos irmãos Abel e João de Lacerda. Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constroi um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar coleção de objetos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egipto até Picasso.
João de Lacerda, apaixonado por automóveis, construiu outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação. Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda – hoje Fundação Abel e João de Lacerda – detentora do Museu do Caramulo. Aberto ao público todo o ano, o Museu do Caramulo já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes desde a sua criação. O edifício planeado por Abel Lacerda, para albergar as preciosas antiguidades doadas, foi inaugurado pelo Presidente da República em 1959, tendo sido um dos primeiros museus concebidos e realizados em Portugal, com todos os requisitos modernos da museologia.
Escola aberta à comunidade
Os corajosos alunos do 9.º A aceitaram o desafio de apresentarem a performance “Estrada das Decisões” ao público mais difícil do mundo – os seus pais.
E, assim, aconteceu no dia 22 de maio, às 18 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, com a apresentação do trabalho desenvolvido em Educação Artística, no âmbito do Projeto "Escolher com Arte", em articulação com os SPO, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira “9º ANO: O Que SER?!”.
Antes de participarem na sessão de esclarecimento “Como Ajudar a Escolher?”, os pais/ee puderam testemunhar a criatividade e, sobretudo, conhecer e compreender melhor a ansiedade, angústias, dilemas e expectativas que a(o)s filha(o)s apresentam no processo de tomada de decisão sobre a escolha académica que irão realizar para prosseguir os estudos no 10.º ano e na construção de projetos de vida.
No fim da apresentação, o orgulho dos pais nos seus filhos provocou algumas lágrimas num momento de agradável comunhão entre alguns dos mais importantes elementos da comunidade escolar – alunos, pais, professores e técnicos especializados.
Orgulho nestes jovens, extensível ao professor Carlos Santos, à atriz Isabel Lopes e à psicóloga Teresa Fernandes.
Desporto Escolar – Boccia
No dia 9 de maio realizou-se o Regional de Boccia do Desporto Escolar, no Pavilhão Municipal de Tondela, estando presentes os melhores atletas da Zona Centro. Na mesma estiveram representadas as CLDEs de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria e Viseu.
A nossa escola esteve a representar Viseu e subiu ao pódio, alcançando o 2º lugar por equipas e 3º lugar na categoria individual (I3).
Este evento juntou mais de 100 alunos e o nosso Agrupamento representou muito bem a região. (ver fotos da atividade).
Campanha "Bem-Estar Animal" – Um gesto que faz a diferença
Há animais por aí a viver sem comida, sem abrigo, sem carinho.
Isso mexe connosco. Não conseguimos ficar parados.
Um gesto amigo para um animal não muda o mundo, mas muda o mundo dele.
Eles também merecem cuidado, conforto e uma vida melhor.
Por isso, devemos ajudá-los com todo o carinho e respeito.
Mesmo que seja pouco, quando é feito com amor, faz toda a diferença.
Afinal, quem cuida de um animal, espalha humanidade pelo mundo.
Foi com este espírito que os alunos do 8.º ano da ESFROV, do Agrupamento de Escolas de Sátão, abraçaram com entusiasmo a campanha "Bem-Estar Animal", no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Artística.
Esta iniciativa tem como objetivo angariar alimentos para cães e gatos em situação de abandono, ajudando associações locais que acolhem estes animais e lutam diariamente por lhes dar uma vida digna.
Todos os donativos – como ração seca, húmida, biscoitos ou outros alimentos próprios para cães e gatos – devem ser entregues na portaria da ESFROV.
A campanha decorre até 5 de junho.
Contamos com a solidariedade de toda a comunidade.
Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos animais!
Com orgulho e dedicação,
Os alunos do 8.º B
Ainda sobre as atividades desenvolvidas na Semana da Saúde, no âmbito do Clube de Ciência Viva e Escola Promotora de Saúde - Passeio de BTT.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.