Agrupamento de Escolas de Sátão

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25 de abril – dia da Liberdade Exposição de trabalhos

25 de abril – dia da Liberdade


Este ano, comemoram-se os 47 anos do 25 de abril. Tal como é habitual, não quisemos deixar passar esta data, tão importante para a democracia portuguesa. Todas as turmas do 6º ano abordaram o tema e realizaram trabalhos com os quais se montou uma exposição. Os alunos do 6ºA e 6ºB, num trabalho colaborativo entre História e Geografia de Portugal e Português realizaram um trabalho de articulação curricular, que incluiu a leitura do livro “O tesouro” de Manuel António Pina e a exploração do valor da liberdade. Como produto final foram elaborados dois pequenos vídeos alusivos ao tema do 25 de abril, contemplando alguns dos que lutaram pela liberdade e o trabalho desenvolvido pelos capitães de abril em 1974.

Links dos vídeos: 25 de Abril – 6ºA e Capitães de Abril – 6º B

Promoção da Saúde Mental 29 de abril

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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

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