Agrupamento de Escolas de Sátão

Matrículas Pré - Escolar e 1º Ano para o ano letivo 2023/2024

Matrículas Pré - Escolar e 1º Ano para o ano letivo 2023/2024

O pedido de matrícula para o 1º ano do pré-escolar e do 1º Ciclo deve ser efetuado, preferencialmente, pela Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas, em www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação do Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Documentos a apresentar no ato de Matrícula, para o ano letivo 2023/ 2024 regulado pelo Decreto Lei nº 176/2012, de 2 de agosto, que remete para despacho governamental. Conforme as orientações do Despacho Normativo n° 6/2018, de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo n° 5/2020 de 21 de abril, 10-B/2021 de 14 de abril e pelo Despacho nº 42506-A/2023, de 13 de abril:

Matrículas Pré-Escolar (1ª matrícula} - crianças com 3 anos ou que os completem até 15 de setembro de 2023
- 1 Fotografia
- Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do Aluno
- Cartão de Utente + NISS (Documento da Segurança Social indicando o n°) + NIF (N°- Identificação Fiscal) - (Só para alunos que não possuam o cartão de cidadão)
- Ficha Individual devidamente preenchida e assinada (disponível na página do Agrupamento)
- Boletim Individual de Saúde do aluno.
- Declaração de Abono de família do aluno
- Documento Comprovativo da Residência na Freguesia ou da atividade profissional
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória entrega de documento assinado por ambos, a delegar poderes.
- Conforme o n° 4 do art° 5º do referido Despacho, a matrícula dos alunos que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, é aceite a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga.

Matrículas 1º Ano (1ºCiclo) - Crianças que completem 6 anos até 15 de setembro de 2023
- 1 Fotografia
- Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão Aluno
- Cartão de Utente + NISS (Documento da Segurança Social indicando o n°) + NIF (№ Identificação Fiscal) –
(Só para alunos que não possuam o cartão de cidadão)
- Ficha Individual devidamente preenchida e assinada (disponível na página do Agrupamento)
- Boletim Individual de Saúde (Vacinas) –
- Declaração de Abono de família do aluno
- Documento Comprovativo da Residência na Freguesia ou da Atividade Profissional
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória entrega de documento assinado por ambos, a delegar poderes.
- No ato de matrícula o Encarregado de Educação deve indicar cinco estabelecimentos de ensino que o aluno pretende frequentar.
- Conforme o n° 7 do art.º 5 do referido Despacho, os alunos que completem 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem requerer autorização para matrícula, mediante requerimento dirigido à Diretora do Agrupamento de Escolas, ficando a referida matrícula, condicionada à existência de vaga.


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DIA da TERRA 2023

DIA da TERRA 2023

O Dia Internacional da Mãe Terra celebra-se, anualmente, a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Mundial da Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009.

O seu objetivo é promover a preservação do meio ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Pretende-se, também, mobilizar a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta.

A Terra está a sofrer. Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos. O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetaram milhões de pessoas. As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes que perturbam a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária ou o crescente comércio ilegal de vida selvagem, podem acelerar a velocidade de destruição do planeta.

Para este Dia Internacional da Mãe Terra, reforça-se a ideia de que é necessário uma mudança para uma economia mais sustentável que beneficie tanto as pessoas como o planeta, promover a harmonia com a Natureza e com a Terra.
Deixe a sua marca!

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mae-terra
 

Projeto Erasmus+ Together we Stand Against Bullying & Clube Europeu

Projeto Erasmus+ Together we Stand Against Bullying & Clube Europeu

No passado dia 30 de março, o grupo de alunos que participou em janeiro/fevereiro deste ano na Mobilidade a Praga no âmbito do projeto ERASMUS+ Together we Stand Against Bullying organizou uma sessão com os alunos do núcleo do Clube Europeu da Escola Básica Ferreira Lapa na qual abordaram a temática do bullying.

Nesta sessão os alunos quiseram replicar com os seus colegas do quinto e sexto ano membros do clube algumas das atividades que organizaram com as equipas de alunos dos países parceiros durante a estada na República Checa. Nessa altura, as atividades foram aplicadas nas turmas do sexto ano da escola checa. Aqui, os alunos Beatriz Pimentel (11ºA), Jessica Aguiar (11ºA), Filipa Cardoso (10ºB) e Bernardo Lopes(11ºA) selecionaram as atividades que consideraram mais interessantes para envolver os seus colegas, nomeadamente a apresentação de um curto vídeo e realização de uma dinâmica de grupo.

Os alunos do Clube participaram com muito empenho e entusiasmo nas atividades propostas e, no final, receberam um certificado de embaixadores na luta contra o bullying. Ficou também expresso o desejo de haver outras atividades organizadas pelos seus colegas do ensino secundário.

A Equipa ERASMUS+/ Professores do Clube Europeu

Clube Europeu: A Europa e o Ambiente

Clube Europeu: A Europa e o Ambiente

Durante o mês de março, altura em que se celebram os Dias Internacionais da Vida Selvagem, da Árvore e da Água, os alunos do Clube europeu desenvolveram vários trabalhos para sensibilizar a comunidade escolar para a preservação das espécies e dos habitats naturais, e para a importância dada a estas matérias pela União Europeia, tanto através da legislação em vigor como através das campanhas promovidas em todos os países.

O núcleo da escola Básica Ferreira Lapa contruiu uma maquete para mostrar várias espécies ameaçadas. Neste trabalho detalhado e minucioso, os alunos elaboraram várias espécies da flora para reconstituir um habitat. Houve ainda um grupo que preferiu realizar um pequeno vídeo que apresentou a algumas turmas da escola. No final da apresentação, avaliou a atenção do seu público através de um Kahoot que também tinham preparado.

Já na escola básica de Ferreira de Aves, o núcleo de alunos do clube decidiu chamar a atenção para os problemas ambientais através de uma instalação de uma árvore colocada no átrio da escola representando as vantagens e problemas associados aos ambientes preservados e aos ambientes poluídos. Os alunos fizeram pesquisas sobre os conceitos e vocabulário relacionados com o tema que depois utilizaram na sua árvore.

A Equipa ERASMUS+/ Professores do Clube Europeu

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Nós Lemos… Leitura de poemas, por duas alunas do 2º ciclo

Nós Lemos… Leitura de poemas, por duas alunas do 2º ciclo

 

Nas aulas de Geografia, turmas do 7º e 8º anos plantaram sobreiros nos recintos das escolas de Ferreira de Aves e de Sátão

Nas aulas de Geografia, turmas do 7º e 8º anos plantaram sobreiros nos recintos das escolas de Ferreira de Aves e de Sátão

Em parceria com o Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Sátão, as turmas do 7ºE, 8ºE e 9ºE da Escola Básica de Ferreira de Aves e do 8ºC e 8ºD da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, efetuaram, no âmbito dos conteúdos disciplinares de Geografia, a plantação de cinco sobreiros nos recintos das respetivas escolas.

Esta atividade decorreu na semana do Dia Internacional da Floresta e Mundial da Árvore que, como se sabe, se assinala a 21 de março, na aula de Geografia, em que também foi efetuado um debate sobre a importância ambiental, social e económica do sobreiro,

Portugal, que detém a maior a maior área de montado do mundo (ecossistema que existe sobretudo no Alentejo, constituído por azinheiras, sobreiros e carvalhos), é o primeiro produtor mundial de cortiça.

O sobreiro (Quercus suber) é a árvore nacional de Portugal por decisão unânime da Assembleia da República em dezembro de 2011, sendo que é no nosso país que existe.

 

 

Participação do Agrupamento no Concurso Nacional de Leitura 2023

Participação do Agrupamento no Concurso Nacional de Leitura 2023

No dia 18 de abril tiveram lugar as Provas Escritas da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, este ano organizado pela Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo.

Os alunos apurados na fase anterior aplicaram-se, divertiram-se com a leitura e deram o seu melhor!

Destacaram-se, com o 1º lugar no 3º ciclo, a aluna Mafalda Frias e no Ensino Secundário, a aluna Nicole Camilo, com o 3º lugar, é uma das suplentes para a final nacional.

Parabéns a todos os alunos, por mais uma participação empenhada nesta festa da leitura!


 

EMRC - Visita a Santiago de Compostela

EMRC - Visita a Santiago de Compostela

Nos últimos dias 31/3 e 01/4, alunos do 9.º ano de diversas escolas da diocese de Viseu realizaram uma visita de estudo a Santiago de Compostela.
A viagem contou também com a participação de vários professores. Entre eles, os professores Carlos Sales e Ana Magalhães de EMRC e o professor Salomão Carvalho. No nosso autocarro, contámos com a presença dos nossos colegas do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e dos seus professores.
A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência única de aprendizagem e contato com a beleza monumental de Santiago de Compostela. Durante a viagem, os estudantes puderam conhecer vários pontos turísticos da cidade e participar em diversas atividades de animação.
Antes da hospedagem no hotel do Monte do Gozo, passámos por Valença e por Viana do Castelo, onde almoçámos no Monte de Sta. Luzia.

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Histórias às Escondidas!

Histórias às Escondidas! 

Chegara o último dia da Semana da Leitura 2023 e também o último de março, o mês da primavera, da Árvore, da Poesia!

Os alunos do Clube de Artes da EB Ferreira Lapa prepararam-se para a última sessão de Expressão Dramática e, claro, escolheram como palco... a BIBLIOTECA!

Decidiram, então, esconder histórias e poesias não só da luz do dia, mas também nas suas vozes cheias de mistério...

Queres tentar descobrir que histórias ou poesias eram? Ora escuta! 

As responsáveis pelo Clube de Expressão Dramática,

Isabel Ameida;    Isabel Lopes  e  Rosa Quinteiro

 

¡Sevilla tiene un color especial!

¡Sevilla tiene un color especial!

Dia 26 de março, às 6h da manhã, partimos do Sátão rumo a Sevilha.

Logo à chegada, esperavam-nos duas guias que nos orientaram por alguns pontos principais da cidade, explicando, em espanhol, de forma clara e apaixonada o que nos era dado a ver, juntando algumas histórias e lendas curiosas relacionadas com os espaços. Esta visita guiada foi fundamental para a perceção da cidade e da sua história.

A tarde passada na Praça de Espanha, com uma arquitetura imponente, foi um momento alto da viagem. No canal com água azul e cintilante alguns fizeram um passeio de barco a remos. Nas ruas de saibro passeavam turistas em carruagens puxadas por belos cavalos, cujo som do trote se juntava a outras músicas de artistas de rua que por ali atuavam, não faltando o tradicional flamenco.  (ver vídeo)

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Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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