Cabazes de Natal
O projeto “Cabazes de Natal” renova-se em cada novo ano tendo-se tornado uma tradição que se repete há dezasseis anos. Esta iniciativa tem proporcionado um Natal de mais aconchego a muitas famílias de alunos deste Agrupamento. Se a alegria está em quem recebe, não deixa de estar em quem partilha generosamente com os menos afortunados nesta época de amor e solidariedade.
A definição de um “Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, obriga a uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências dos nossos alunos de modo a responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade. Esta incerteza causa anualmente problemas económicos ou sociais em muitas famílias, que podem ser temporários ou mais ou menos permanentes. As alterações dos padrões de vida desgastam as relações familiares, têm consequências no bem-estar e dificultam o processo de aprendizagem dos alunos.
O projeto Cabazes de Natal, em articulação com a Loja Solidária, procura minimizar esses efeitos negativos. Este ano foram sessenta e nove as famílias contempladas com o Cabaz de Natal. Não faltou o tradicional bacalhau e a ajuda chegou a cerca de cento e oitenta crianças.
Este trabalho só foi possível graças à participação empenhada de toda a comunidade educativa, destacando: ...
No dia 18 de dezembro, o Agrupamento de Escolas de Sátão, vai realizar a tradicional Ceia de Natal.
Palestra intitulada “Da idade da Magia a Galileu: do Homem ao Universo”
Em novembro, os alunos do 7º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas de Sátão assistiram, no auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, a uma palestra intitulada “Da idade da Magia a Galileu: do Homem ao Universo”, proferida pelo Professor e Investigador da Universidade do Porto, Paulo Maurício.
Esta palestra traçou o percurso das crenças e das várias teorias sobre os astros e o Universo, desde a Pré-história até Galileu, passando pela civilização grega da Antiguidade. Durante esta viagem pela história da astronomia e da cosmologia, nós compreendemos melhor a evolução do conhecimento nestas áreas.
Por isso, e porque nos permitiu reforçar os nossos conhecimentos sobre o tema do Universo abordados na disciplina de Físico-Química, na nossa opinião, a palestra foi muito interessante.
Consideramos, portanto, que este género de atividades motiva o estudo dos alunos para as áreas de saber abordadas nas aulas.
Claúdia, Maria, Mário ,Rodrigo
A ESCOLA NA COMUNIDADE
No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários) e a convite da Casa de Povo de Sátão, as turmas do 11ºE/12ºE (SCP/SRB) dinamizaram com o seu saber e entusiasmo, no dia 12 de dezembro, uma festa para os utentes do Centro de Dia de Sátão. Foram momentos muito enriquecedores para todos os participantes e que esperamos repetir noutras ocasiões. Os alunos confecionaram queques e elaboraram belíssimos postais de Natal, que ofereceram aos idosos com beijos ou abraços, o que tornou a manhã inesquecível para todos. Àqueles que se envolveram com o corpo e fundamentalmente com a alma nesta nobre atividade, levando carinho e amor aos mais idosos nesta quadra natalícia, os meus/nossos parabéns. O prof. Fernando Amaral
Divulgação de imagens da peça de teatro relacionada com a comemoração do dia internacional da pessoa com deficiência.
Visita de estudo ao Museu Grão Vasco
Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Multimédia, acompanhados pelos professores Rui Nobre de História da Cultura e das Artes e José Veiga de Área de Integração, visitaram durante a tarde do dia cinco de dezembro, o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.
Recebidos no local pela diretora do Museu, Drª Paula Cardoso, a própria teve a amabilidade de acompanhar e servir de guia durante todo o percurso.
Centrados nas obras do período renascentista, foi nas telas de Vasco Fernandes (Grão Vasco) que os alunos passaram a maior parte do tempo, ouvindo com grande atenção as explicações dadas pela Conservadora do Museu e, sempre que consideraram pertinente, questionando-a.
Após a visita ao museu, houve ainda tempo para visitar a Sé Catedral vendo o local onde teriam estado colocados os retábulos do grande pintor visiense, agora acervo do Museu.
Finalmente, um passeio pedestre pelas velhas ruas da cidade que terminou com uma visita ao antigo Mercado Municipal, onde viram a “Aldeia dos Sonhos e o Mercado de Natal 2018”.
A visita foi considerada muito positiva, tendo a referida diretora formulado votos para que os alunos no futuro voltassem ao referido Museu acompanhados das respetivas famílias.
ACANTONAMENTO DE EMRC
Nos dias 8 e 9 de dezembro teve lugar em Mira o Acantonamento de EMRC para os alunos do 10.º ano desenvolvido em parceria com outras escolas secundárias da área geográfica da Diocese de Viseu. Participaram 37 alunos do nosso Agrupamento e três professores.
Esta atividade foi bastante enriquecedora e permitiu desenvolver as relações interpessoais, bem como o espírito de partilha e cooperação, assim como a criatividade de todos os alunos. Os momentos de oração permitiram saborear o silêncio e levaram ao encontro de cada um consigo próprio e com Deus.
Os alunos do 4ºB e 4ºC realizaram um cartão de boas festas em scratch, no âmbito da programação no 1º ciclo, que gostariam de partilhar.
Reciclagem Natalícia
No dia cinco, quarta-feira, os alunos do 5º A e B e os docentes que constituem a Equipa Pedagógica levaram a efeito mais uma das atividades previstas para este período, no âmbito das DAC.
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Entre os dias 12 e 16 de Novembro estiveram presentes no Agrupamento de Escolas de Sátão 12 alunos e 11 professores, parceiros do projeto Mobile Applications for Effective Learning, oriundos da Alemanha, Espanha, Itália e Polónia, no âmbito de um intercâmbio de curta duração de alunos.
Os estudantes ficaram alojados em casa de famílias portuguesas que os receberam de braços abertos e que lhes proporcionaram muitas emoções. Os professores, por sua vez, ficaram instalados no centro histórico de Viseu, onde puderam descobrir a riqueza patrimonial e apreciar a cultura local.
A semana ficou marcada por atividades lúdico-pedagógicas variadas, realizadas nas 3 escolas do AES... (ver imagens das atividades)
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.