No dia dos namorados, dois poemas de Eugénio de Andrade, com o tema do amor, para ouvir no podcast.
Mobilidade a Praga, República Checa ------- ERASMUS+ Projeto “Together we Stand Against Bullying”
De 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023, quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão (Beatriz Pimentel, Filipa Cardoso, Jessica Aguiar e Bernardo Lopes), dois professores (Margarida Ferreira e João Cardoso) e uma psicóloga (Teresa Fernandes) participaram na mobilidade do projeto ERASMUS+ “Together we Stand Against Bullying” que decorreu em Praga, República Checa. Faziam parte deste projeto escolas da Turquia, Hungria, Grécia, Portugal e República Checa.
A escola checa que nos recebeu, Educanet, é uma escola privada, de ensino bilingue, que leciona desde o ensino primário ao secundário, tendo também formação para adultos. Os métodos de ensino utilizados são modernos e inovadores, incluindo Task-based learning (TBL).
Foi uma semana repleta de atividades e experiências enriquecedoras, subordinadas ao tema do Bullying, em que os alunos puderam partilhar, colaborar e conviver com os colegas dos diferentes países, além de desenvolver as suas competências comunicativas na língua inglesa.
Os alunos participaram em várias atividades promovidas pelos diferentes países e, no final, realizaram uma sessão de esclarecimento às turmas do sexto ano da escola anfitriã, onde colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o projeto.
Houve ainda tempo para conhecer um pouco da cidade de Praga tendo as equipas visitado o Palácio Presidencial, a catedral de São Vito e o Castelo de Praga, a praça antiga e o bairro Judeu. No último dia, houve ainda tempo para visitar a cidade de Dresden.
Os professores salientam o empenho, simpatia e boa disposição dos nossos alunos durante toda a semana. Foram uns excelentes embaixadores do nosso Agrupamento e do nosso país e aproveitaram ao máximo esta experiência única e inesquecível.
João Cardoso; Margarida Ferreira; Teresa Fernandes
“Saber P´ra Que Te Quero”
Partilhamos o trabalho realizado no clube “Saber P´ra Que Te Quero”. Partindo dos contos de Grimm, foi trabalhado o conto “ Jorinda e Joringuel”. As alunas Carolina e Matilde do 7º B elaboraram as personagens, os cenários da história e realizaram um pequeno filme que agora pode ser visto por todos.
APELO URGENTE DE APOIO ÀS VÍTIMAS DO SISMO NA TURQUIA
Um conjunto de sismos, o maior dos quais com magnitude 7,8 na escala de Richter, vitimou pelo menos 13.000 pessoas na Turquia e na Síria e deixou dezenas de milhares a precisar de assistência urgente e um número indeterminado de desaparecidos.
Os alunos e professores participantes do projeto eTwinning Teens in Action Spreading Kindness (T.A.S.K.) e do Clube Europeu, solidários com os seus parceiros turcos, fazem o apelo à comunidade do Agrupamento de Escolas de Sátão, para participar na campanha de ajuda à vítimas da catástrofe, lançada pela embaixada turca em Lisboa, que está a recolher donativos até 15 de fevereiro.
Como pode ajudar?
• Doando bens essenciais identificados na lista abaixo até 13 de fevereiro.
Entre os bens prioritários estão:
Roupa de inverno (adultos e crianças): casacos, impermeáveis, botas, camisolas, calças, luvas, cachecóis, chapéus/gorros, meias, roupa interior;
Outros materiais: tendas, camas, colchões (para tendas), mantas, sacos-cama, garrafas térmicas, lanternas;
Caixas de comida: não perecíveis, comida enlatada, arroz, massa, leguminosas secas;
Leite em pó/fórmula;
Produtos de higiene;
Fraldas.
Os pontos de entrega estão localizados nas várias escolas.
• Disponibilizando transporte para fazer chegar os bens ao Porto. (Contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Os bens recolhidos serão enviados para a Turquia através da Turkish Airlines.
Agradecemos, desde já, a vossa melhor colaboração nesta campanha urgente solidária.
Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Atividades desenvolvidas na escola e visita de estudo
Para evocar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Agrupamento de Escolas de Sátão desenvolveu atividades, em articulação, nas disciplinas de História, Educação Moral Religiosa Católica, Cidadania e Desenvolvimento e com a Biblioteca Escolar.
Entre os objetivos das atividades desenvolvidas, salientam-se alguns como conhecer e compreender para não esquecer, preservar a memória para que não se repita, promover valores humanísticos éticos e morais no respeito pelo indivíduo, valorizar o espírito humanístico, a ética e moral de Aristides Sousa Mendes e a importância da sua ação, assim como reconhecer a vida humana como um bem inviolável.
Cursos Profissionais – Visita de estudo – 19 de janeiro
No dia 19 de janeiro, as turmas dos Cursos Profissionais participaram na visita de estudo a Almeida e Vilar Formoso. A visita estava integrada nas atividades de evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Participaram nesta atividade as disciplinas de História da Cultura e das Artes, Área de Integração, Psicologia, Comunicação em Logística, Logística e Armazém, Economia, SI, TIC e TM.
Durante a manhã realizaram uma visita ao centro histórico de Almeida que terminou com a visita ao Museu Histórico-Militar de Almeida. Puderam conhecer aspetos de Almeida no passado, o papel que teve ao longo da história e de como vive hoje.
“Juntos por uma Internet Melhor”
Os alunos de inglês do 10ºD, participantes no projeto eTwinning “Teens in Action Spreading Kindness”, convidam-vos a ver a apresentação temática e a jogar o jogo criado colaborativamente com os seus parceiros croatas, gregos, italianos, polacos, turcos e portuguese da Póvoa do Varzim, para comemorar o Dia da Internet Mais Segura 2023. Os alunos selecionaram os tópicos relacionados com a segurança digital e pesquisaram sobre os temas: grooming, cyberbullying, Sexting, Fake News / Literacia dos Media Digitais, Hacking/vírus, Segurança, proteção de dados e Phishing. A partir da informação recolhida, prepararam um conjunto de perguntas com respostas múltiplas, das quais 14 foram selecionadas para fazer este jogo que estamos a apresentar em inglês.
Os jogos estão a ser disponibilizados AQUI nas diferentes línguas do projeto, incluindo uma versão em língua portuguesa, para poderem ser jogados por outros alunos nas nossas escolas.
Na Escola de Ferreira de Aves, realizou-se uma aula diferente na turma do 2º e 3º anos de escolaridade. O professor Jorge Gomes criou, para a sua turma, um Jogo Lúdico Educativo/Pedagógico composto por um tabuleiro com imagens, 13 cartas ilustradas e um robô, tudo associado ao tema “Água, Fonte de Vida”.
O jogo foi apresentado em sala de aula no âmbito das DAC - “Água, Fonte de Vida”, todos os alunos tiveram oportunidade de jogar e repetir, tal foi o entusiasmo e o sucesso. Este Jogo Lúdico Educativo/Pedagógico é interativo e pedagógico em formato lúdico e destina-se a promover a educação e sensibilização para o valor da água.
Esta atividade pode ser bem funcional para mostrar às crianças, e de forma lúdica, a preocupação de que a água um dia pode acabar, daí que devemos incutir nos alunos a criação de novos hábitos que permitam reduzir o consumo desse bem tão precioso, todos os dias são desperdiçados milhões de litros de água no mundo. Sendo assim, o objetivo deste jogo é incutir nos alunos a necessidade de economizar a água e que façam o seu uso correto nas diversas situações do quotidiano.
O jogo pretende também introduzir os conceitos básicos do coding às crianças. Ensinando de forma pedagógica, de maneira criativa e divertida, acreditamos que os resultados se tornam muito positivos.
Através desta aula interativa, o tema ensinado tornou-se mais real e de fácil compreensão. Para os alunos, foi uma aula diferente, com muito entusiasmo, com uma participação enorme e as crianças saíram com resultados muito satisfatórios para enfrentar a vida. (ver fotos da atividade)
Este é o resultado do trabalho de pesquisa dos alunos do 6ºano na disciplina de História e Geografia de Portugal. Estes trabalhos inserem-se no tema do projeto DAC, "Ambiente e Tradição".
Foi proposto aos alunos que, após a visita à fábrica da Cerútil e após o tratamento da mesma na disciplina de Português, realizassem um estudo comparativo do século XIX com os tempos atuais. Os temas abordados foram a poluição, o trabalho infantil, a vida dos operários, dos artesãos...
Muitos mais trabalhos foram apresentados, fica aqui um breve resumo do que foi feito.
As professoras de HGP: Ana Paula Henriques e Susete Mota
Revista"Sacola"
1º período (fev. 2023)
Revista "Sacola"
3º período (junho 2022)
A Caixa Crédito Agrícola Mútuo
divulgou 8ª edição