Dia Mundial da Filosofia 2021

Dia Mundial da Filosofia

Neste dia destaca-se o papel facilitador da filosofia em tempos de crise para a construção de sociedades inclusivas.
O Dia Mundial da Filosofia é mais uma vez comemorado num contexto de crise sanitária, económica e social. Neste ano, a UNESCO deseja recordar a necessidade, mais do que nunca essencial, de recorrer à reflexão filosófica para enfrentar essas múltiplas crises. Quando o mundo está mergulhado na incerteza e na desordem, voltamo-nos para a filosofia.
Sob o pretexto de querer padronizar tudo, porque é a primeira vez que uma crise de saúde atinge todo o planeta, às vezes temos dificuldade em descrever a multiplicidade de situações.
E é função da própria UNESCO ...

tornar inteligíveis essas pluralidades, com o auxílio de uma disciplina que permita um diagnóstico real das formas como a crise é falada, vivida e administrada de uma região para outra. Por toda a parte, questões muito concretas têm sido colocadas no contexto da resposta de emergência à pandemia: o que permanece aberto ou fechado, o que é tratado ou não, o que é essencial ou não. E, muitas vezes, as respostas são sobre valores culturais e sociais, com diferenças significativas entre os países e entre os períodos da pandemia - e isso conta a história sobre quem pensamos que somos.

A filosofia, e mais ainda a filosofia intercultural, preocupa-se com o contexto e, portanto, na sua própria essência, com a transformação da sociedade. [A Unesco complementa afirmando que a filosofia fornece bases conceituais dos princípios e valores dos quais depende a paz mundial: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade, ajudando a consolidar esses fundamentos autênticos de coexistência pacífica.]

Texto adaptado de : https://events.unesco.org/event?id=4146300908&lang=3082

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen