Memória Descritiva do Logotipo

Imagens do logotipo

MEMÓRIA DESCRITIVA – LOGOTIPO DO AGRUPAMENTO

A construção do logotipo foi inspirada na simbologia da bandeira do Concelho de Sátão. Os símbolos utilizados têm o seguinte significado:

1. A cor verde simboliza os campos, tendo ainda hoje o Concelho de Sátão uma mancha verde considerável e que o embeleza.
  2. A cor púrpura faz lembrar os cachos de uva das vinhas do Concelho, estando este enquadrado na região vinhateira do Dão.
  3.  As duas figuras ovais com o livro no centro remetem para a correspondência das fronteiras do Agrupamento com as fronteiras do Concelho, apontando ainda o imprescindível papel da comunidade envolvente no acolhimento que faz à dinâmica escolar.
  4. O livro tem uma dupla simbologia: globalmente, simboliza a transmissão do conhecimento, função principal da escola; remete ainda para o Elucidário, obra de Frei Rosa Viterbo, patrono da escola sede e que muito orgulha o Concelho.
  5. O formato do livro faz também lembrar as tecnologias digitais das quais hoje não podemos prescindir para o ensino e a aprendizagem e para a organização da vida escolar.
  6. Os raios de luz simbolizam o conhecimento produzido pelo contacto com os livros, com a escola e com o meio, que vem iluminar a vida das crianças e jovens que estudam no Agrupamento.

Imagens do logotipo para o cabeçalho em documentos oficiais

Imagens do logotipo

Imagens do pin