O sorriso da Mafalda

Dentro do âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e Cidadania as turmas do 11ºF e 11ºG do nosso Agrupamento, juntaram-se para ajudar num projeto que se intitula “O sorriso da Mafalda”.

Quem é a Mafalda?
“A Mafalda tem uma doença metabólica muito rara chamada CDG. A doença metabólica rara afeta de forma muito diversa, mas afeta no caso da Mafalda sobretudo o equilíbrio, a coordenação, a linguagem e a visão. A Mafalda ainda não anda sem ajuda. A Mafalda diz poucas palavras e utiliza alguns gestos para comunicar. Comunica através de pequenas palavras, por vocalizações, por gestos, por expressões faciais. Compreende muito bem o que a rodeia. Tem vontades e desejos como qualquer outra criança. É uma esponja desejosa de absorver aquilo que estivermos dispostos a ensinar. Tem uma memória fantástica. Gosta de desafios e mostra sempre um sorriso quando ultrapassa algum obstáculo. Dá os melhores abraços apertados e os melhores beijinhos. Gosta de ter amigos, gosta de brincar. A Mafalda é uma criança como todas as crianças. Que, com os seus quatro anos, percebe o que se passa à sua volta. Apesar de ainda não andar, apesar de ainda não falar. Só precisa que acreditem nela.

No potencial dela. Nas suas capacidades e competências. Que acreditem que tudo vai correr bem. O sorriso da Mafaldinha transmite alegria. A Mafalda é uma criança feliz e alegre.

O sorriso da Mafaldinha transmite alegria. A Mafalda tem um sorriso meigo, traquina, cheio de força e determinação. A Mafalda faz várias terapias pediátricas especializadas que estão a ajudar a ultrapassar os obstáculos, mas infelizmente são muito caras. As ajudas são muito importantes para as terapias, produtos técnicos e recursos materiais que a Mafaldinha necessita para ultrapassar todos estes obstáculos que a doença insiste em colocar.  “

Como ajudar?

Para ajudar a manter este sorriso pedimos a colaboração de todos os alunos docentes e encarregados de educação deste agrupamento que ao longo de todo o ano letivo procedam à recolha de tampas de plástico e caricas que serão posteriormente entregues numa empresa de resíduos sólidos a Resialentejo. Esta empresa tem um projeto de solidariedade que paga as terapias consoante o peso angariado.

Ir aos eventos de solidariedade criados para ela.

Participar nas iniciativas.

Estas serão divulgadas nas suas redes sociais.

As turmas envolvidas já começaram a elaborar rótulos que serão aplicados em garrafões de água de cinco litros, cartazes e desdobráveis para a divulgação deste projeto.

Vamos alimentar este sorriso

Uma Tampinha, Uma Carica, Um sorriso!

Já está disponível um ponto de recolha de tampinhas no nosso agrupamento.

Por favor, guardem as tampinhas e tragam as mesmas até nós.

As recolhas serão entregues posteriormente ao respetivo encarregado de educação da Mafalda.

Os alunos do 11ºF e G e os diretores de turma Joaquim Costa e Isabel Amaral