Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Atividades desenvolvidas na escola e visita de estudo
Para evocar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Agrupamento de Escolas de Sátão desenvolveu atividades, em articulação, nas disciplinas de História, Educação Moral Religiosa Católica, Cidadania e Desenvolvimento e com a Biblioteca Escolar.
Entre os objetivos das atividades desenvolvidas, salientam-se alguns como conhecer e compreender para não esquecer, preservar a memória para que não se repita, promover valores humanísticos éticos e morais no respeito pelo indivíduo, valorizar o espírito humanístico, a ética e moral de Aristides Sousa Mendes e a importância da sua ação, assim como reconhecer a vida humana como um bem inviolável.
Nas escolas desenvolveram-se atividades em sala de aula com análise de textos, vídeos, debates e exposições com cartazes alusivos à temática e desenvolveu-se o projeto “Conhecer+ o Holocausto”.
Este é desenvolvido pela biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Sátão, em articulação com as disciplinas de História, EMRC, Português e o Clube Europeu. Esta parceria permite a abordagem do tema do holocausto de forma interdisciplinar, facilitando o desenvolvimento da consciência histórica nos alunos, do respeito pelos valores humanos e assim prevenir todas as formas de discriminação.
Todos os anos se destaca na biblioteca a vida de uma personalidade que, pela sua coragem na defesa e ajuda prestada aos judeus, se notabilizou durante a 2ª Guerra Mundial. A divulgação da vida da polaca Irena Sendler e do português Aristides de Sousa Mendes, a leitura de livros e a reflexão com base em testemunhos de judeus sobreviventes, realizadas durante toda a semana, inspirou as mensagens colocadas no painel, pelos alunos, no dia 27 de janeiro, numa singela homenagem às vítimas da perseguição nazi. Neste dia realizou-se a visita de estudo a Almeida e a Vilar Formoso com a participação das turmas do 9.º ano e da turma D do 12.º ano.
De manhã tiveram oportunidade de visitar o Museu Histórico-Militar de Almeida onde puderam conhecer aspetos de Almeida no passado e o papel que teve ao longo da história até à atualidade.
À tarde visitaram o Museu “Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”. No local, para além da explicação da guia do Museu, os alunos e as alunas puderam aceder aos testemunhos vídeo e a toda a informação registada/exposta no museu. A temática já tinha sido trabalhada em sala de aula pelo que lhes foi mais fácil a compreensão do aí exposto.
A visita terminou com um apontamento musical de guitarra portuguesa, inserido nas atividades realizadas pelo Museu para assinalar a data.
Revista"Sacola"
1º período (fev. 2023)
Revista "Sacola"
3º período (junho 2022)
A Caixa Crédito Agrícola Mútuo
divulgou 8ª edição