Programa Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões
No âmbito da 11ª edição do programa Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões que tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos/as jovens, em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras,promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região Viseu Dão Lafões.
A iniciativa é dirigida aos alunos do Ensino Secundário e Profissional e tem como objetivo principal proporcionar-lhes o contacto com jovens empreendedores e conhecerem as suas histórias de vida. Desta forma, pretende-se estimular o empreendedorismo e criatividade dos jovens, bem como o desenvolvimento de competências de comunicação e de definição de modelos de negócio.
Neste contexto a turma do 11ºF (Curso Profissional de Multimédia) representada
pelos David Loureiro, Maria Pimentel, Rita Aguiar, Rodrigo Amaral e Tiago Vieira, decidiram abraçar este projeto destinados às equipas dos alunos candidatos a empreendedores, que submeteram previamente as suas ideias, num máximo de três por escola.
Recorde-se que este programa Wanted arrancou em fevereiro com as Conferências Teen, que levaram oradores convidados a todas as escolas do território de Viseu Dão Lafões. Seguiram-se sessões de apresentação e de criatividade com os alunos.
O programa Wanted tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos jovens, em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região Viseu Dão Lafões.
Com a duração de um dia, no dia 7 de maio, os respetivos alunos participaram num bootcamp que começou com a receção dos participantes e uma dinâmica de quebra-gelo. Depois, os alunos assistiram a uma palestra online com um empreendedor – neste caso, o empresário e professor, Manuel Manero. Os momentos seguintes consistiram em workshops, com os temas “Comunicação e Pitch” e “Vídeo Pitch”, e também períodos de trabalho personalizado.
Após os bootcamps a fase seguinte do programa Wanted 2022/2023 é a submissão de um videopitch por parte de cada equipa concorrente. Finalmente, o júri selecionará as doze ideias de negócio finalistas, que serão apresentadas na final do Concurso Intermunicipal. De entre estas, sairá a grande vencedora.
O projeto irá continuar, aguardamos que cheguem à final. Mas desde já damos os parabéns aos alunos, para que obtenham o sucesso desejado.
A embaixadora do Empreendedorismo no Agrupamento: Ana Figueiredo
Revista"Sacola"
1º período (fev. 2023)
Revista "Sacola"
3º período (junho 2022)
A Caixa Crédito Agrícola Mútuo
divulgou 8ª edição