Visita de Estudo ao Museu do Caramulo
No passado dia 16 de maio, alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão, tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Caramulo.
O Museu do Caramulo foi fundado nos anos cinquenta, pelos irmãos Abel e João de Lacerda. Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constroi um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar coleção de objetos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egipto até Picasso.
João de Lacerda, apaixonado por automóveis, construiu outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação. Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda – hoje Fundação Abel e João de Lacerda – detentora do Museu do Caramulo. Aberto ao público todo o ano, o Museu do Caramulo já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes desde a sua criação. O edifício planeado por Abel Lacerda, para albergar as preciosas antiguidades doadas, foi inaugurado pelo Presidente da República em 1959, tendo sido um dos primeiros museus concebidos e realizados em Portugal, com todos os requisitos modernos da museologia.
Neste momento o Museu acolhe algumas exposições temporárias, como The Fittipaldi Collection, o Bicampeão Mundial de Fórmula 1. A exposição Meia Sombra, centrada na criação e produção artística, na área das artes visuais, em territórios de baixa densidade populacional.
Para além destas exposições temporárias existem no Museu outras exposições permanentes, como Colecção de Arte: Arqueologia e Egiptologia
O Museu comporta uma enorme exposição permanente de automóveis, motos e bicicletas e outra também muito interessante, a Coleção de Brinquedos.
Nesta visita, os alunos tiveram oportunidade de contactar com realidades diferentes, adquirir conhecimentos e desenvolver competências, estimular as relações interpessoais, promover a autonomia, o saber ser e o saber estar, fomentar o desenvolvimento de relações humanas solidárias e respeitadoras das diferenças individuais e culturais.
Foi uma manhã muito enriquecedora, com experiências únicas para estes alunos. O almoço-convívio foi muito agradável e estreitou os laços afetivos entre todos os intervenientes (alunos, professores de educação especial e assistentes operacionais).
Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os que, de alguma forma, colaboraram, apoiaram e participaram nesta atividade, tornando possível a sua concretização, em especial, à CIM Dão Lafões que nos cedeu o transporte.
Departamento de Educação Especial