Plano Anual de Atividades

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Visita de estudo ao Geopark

Visita de estudo ao Geopark Terra de Cavaleiros/Bragança/Pedras Salgadas/Vila Real

 

Nos dias 21 e 22 de maio realizou-se uma visita de estudo a Trás-os-Montes, que contou com a participação de 56 alunos das turmas A, B e C do 11.º ano da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, acompanhados por 4 professores.

 

 

A visita iniciou-se em Macedo de Cavaleiros, sede do mais recente Geopark português, o Geopark Terras de Cavaleiros, que integra, desde 2014, a Rede Global e Europeia de Geoparques. Dentro deste território, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, existe um conjunto de “geossítios”(locais de interesse geológico com valor científico, estético educacional ou económico) de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitem contar e aprender a história geológica da região. Aqui também se destacam a proteção e divulgação dos valores arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais desta região, associados sempre a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Daqui partimos, acompanhados por duas guias, para uma visita a alguns desses geossítios, que permitiram observar o notável património geológico do concelho de Macedo de Cavaleiros: o Centro de Interpretação Geológica de Morais; Gnaisse de Lagoa (rocha com cerca de 500 milhões de anos, resultante do metamorfismo de granitos) e Carreamento da Foz do Azibo (afloramento que permite visualizar uma sobreposição tectónica, entre rochas de um antigo fundo oceânico e rochas da crosta continental). Após um piquenique no parque de merendas envolvente ao Santuário de Santo Ambrósio, prosseguimos a visita, deslocando-nos aos restantes geossítios: Calcários de Salselas (pequeno afloramento de calcário, com uma idade de cerca de 420 milhões de anos, formado nas margens de um oceano primitivo, que foi explorado durante muito tempo para produção de cal); Sedimentos Cenozoicos de Vale da Porca (depósitos cenozoicos, onde se destaca a ocorrência de pequenas falhas a afetar os estratos) e os Metavulcanitos da Fraga da Pegada (rocha metamórfica resultante da evolução de rocha vulcânica antiga, com origem em vulcões situados nas margens de um oceano primitivo, e onde se encontram vários podomorfos – formações em forma de pé), que se encontram junto a uma praia fluvial onde descansamos por alguns momentos.

Terminada a visita, viajamos até Bragança, local onde iríamos pernoitar na Pousada da Juventude. Após o jantar, fizemos um “passeio digestivo” pela cidade, que nos levou até ao centro histórico, onde visitamos a Cidadela, o castelo e o “domus municipalis”.

No dia seguinte, partimos de manhã cedo para Pedras Salgadas, com o intuito de visitar as instalações da empresa Água das Pedras. Aí, tivemos oportunidade de observar as diferentes etapas do processo de engarrafamento desta água naturalmente gaseificada. Visitamos igualmente os laboratórios da empresa, onde as técnicas responsáveis nos informaram sobre as análises que realizam, demonstrando algumas.

À tarde, depois do almoço em Vila Real, dirigimo-nos para o Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Acompanhados pelos guias, tivemos oportunidade de visitar o espólio deste museu, do qual se destaca a magnífica coleção de minerais, alguns dos quais provenientes do concelho de Sátão.

O regresso fez-se no final da tarde.

 

Os professores responsáveis.

 

BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen