Viriato em banda desenhada

O grupo de História e Geografia de Portugal, convida toda a comunidade educativa a visitar a exposição «Viriato na Banda Desenhada», entre 9 e 13 de novembro, na Escola Básica de Ferreira de Aves e de 16 a 20 de novembro na Escola Básica Ferreira Lapa.

Durante a próxima semana, a comunidade educativa poderá visitar, na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, a exposição denominada “Viriato na Banda Desenhada”. Esta exposição, organizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal, já esteve patente em Moura e no Museu da Eletricidade da Feira de São Mateus, em Viseu. Foi uma das iniciativas que assinalaram o Dia de Viriato, esse guerreiro lusitano que liderou a oposição ao domínio romano na Península Ibérica, ficando conhecido como terror romanorum, e que inspirou diversos autores de banda desenhada a relatar as suas façanhas.

A mostra é uma produção do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav), com a colaboração da Câmara Municipal de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

A exposição conta com ilustrações originais de Viriato de 20 artistas locais e nacionais (Artur Correia, José Ruy, Mara Mendes, José Garcês, Miguel Rebelo, Augusto Trigo, Pedro Emanuel, José Almeida, Eugénio Silva, Baptista Mendes, João Amaral, Paulo Medeiros, Pedro Albuquerque, Fernando Santos Costa, Pedro Ribeiro, Carlos Rico, E.T. Coelho, Daniel Almeida, Carlos Almeida, Ricardo Ferreira e António Lança Guerreiro) e um conjunto de aguarelas de José Garcês sobre o herói lusitano, especialmente executadas para o “Dia de Viriato”. Esta exposição também conta com a reedição da obra de José Garcês sobre Viriato, em formato de cartazes de décadas de pranchas publicadas na Revista de BD dos anos 50 do século XX, “Cavaleiro Andante”.

Pode ver aqui uma entrevista a José Garcês, autor de várias obras expostas. (ver mais)