Erasmus+, Hands in Hands, na localidade de Saarbrücken

Na última semana de setembro, realizou-se a segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+, Hands in Hands, na localidade de Saarbrücken, na Alemanha. A coordenadora local do projeto, Nicole Abdeli, a Diretora da escola e alguns alunos de nacionalidades diversas deram as boas-vindas em português, romeno, turco, polaco e croata aos professores participantes (oriundos de Portugal, da Roménia, da Turquia, da Polónia e da Croácia).

Na escola alemã, os docentes puderam participar num workshop envolvendo alunos com necessidades educativas especiais e assistiram a uma aula onde foram usados jogos didáticos. A coordenadora romena fez uma apresentação acerca da estratégia da utilização de jogos no processo de ensino/aprendizagem. Para além disso, depois de uma avaliação global do primeiro ano do projeto H.I.H., foram planificadas as atividades a realizar neste segundo e último ano, nomeadamente os intercâmbios de alunos. Assim, foram agendadas as seguintes mobilidades com alunos: na Polónia, na semana de 4 a 8 de dezembro; na Roménia, de 5 a 9 de março; na Turquia, de 9 a 13 de abril.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a escola, a cidade de Saarbrücken que é a capital da região de Saarland, bem como alguns locais emblemáticos: uma quinta arqueológica em Perl-Borg que replica os espaços da vida de uma família romana; um museu de cerâmica que apresenta a história centenária da marca Villeroy & Boch, em Mettlach; o panorama natural do rio Saar, observado a partir do miradouro Cloef.

O projeto Hands In Hands, no qual participam alunos dos 13 aos 15 anos, visa desenvolver competências de sociabilização e de colaboração transnacional, através do uso do Inglês como língua de comunicação e da linguagem não-verbal. Pretende-se a dinamização de atividades de aprendizagem colaborativa com recurso a jogos tradicionais, danças tradicionais e outras formas de expressão, procurando envolver também os alunos com necessidades educativas especiais.

Outubro de 2017 - Equipa Erasmus+