Empreendedorismo….no 1.º Ciclo de sátão
No dia 7 de junho de 2016, pelas 14 horas, os alunos das turmas do 4.º B e 4.º C da EB de Sátão, brindaram-nos com a belíssima apresentação dos seus trabalhos realizados no âmbito do Projeto de EMPREENDEDORISMO «As Aventuras do Gaspar» promovido pela CIM Viseu Dão Lafões e cujo objetivo é estimular os mais pequenos para a importância de se ser empreendedor desde o início da sua formação.
Esse desafio foi aceite por estas turmas e cuja participação os envolveu em várias etapas ao longo do ano culminando nesta etapa final, aquando da receção do amigo Gaspar no Cineteatro de Sátão.
Cada uma das turmas apresentou uma peça de teatro dando a conhecer, a todos os presentes, o que de melhor o concelho tem.
CLUBE DE MATEMÁTICA
A brincar/jogar também se aprende!
O Clube de Matemática foi criado com alguns objetivos, entre os quais: dar a conhecer o lado divertido e fascinante da Matemática; divulgar curiosidades matemáticas; oferecer, aos alunos, a oportunidade de ocupar os tempos livres de forma educativa e estimulante.
Também é com estes objetivos que vimos divulgar algumas das atividades que se realizaram, entre elas vários jogos (Rummikub, Damas, Abalone, Dominó, Mancala, Quarto, jogo do 24, ...), e ainda outras atividades que podem ser feitas por outros alunos, assim como pela comunidade.
Seguem algumas em anexo / Podem consultá-las:
Powerpoint·“Caça ao tesouro”, relacionado com ângulos;
·Ficha lúdica “A beleza da Matemática”;
·Ficha lúdica “Brincando com o quatro”;
·Ficha lúdica para adivinhar números – “Tabela Matemágica”;
·Ficha lúdica para testar a concentração;
Não sendo de frequência obrigatória, é de salientar que nas 26 sessões realizadas ao longo do ano, participaram 56 alunos de 8 turmas, do 2º e 3º ciclos da EBFL,num total de 328 presenças.
Para partilha com a comunidade educativa, aqui deixamos algumas fotografias.
Comemorar a energia
No âmbito do Domínio P5 – Projeto, os alunos do 5º ano, na disciplina de Educação Tecnológica, após elaborarem uma pesquisa sobre fontes de energia, processos de produção e de transformação de energia, desenvolveram em contexto de sala de aula, trabalhos alusivos ao referido tema. Após dominarem procedimentos de análise e de sistematização, passaram à prática, elaborando vira-ventos e candeeiros elétricos.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, realizaram uma exposição temática, divulgando desta forma o trabalho efetuado a todos os elementos da comunidade educativa. Estão de parabéns todos os alunos pela criatividade e empenho demonstrados na concretização do desafio lançado.
Entrega de prémios – Concurso Inês de Castro
Decorreu no dia 9 de junho, na Quinta das Lágrimas em Coimbra a cerimónia de entrega de prémios do concurso Inês de Castro. Tal como já tinha sido divulgado, cinco alunos do 5º D ganharam o 1º prémio, no referido concurso, na categoria do 2º ciclo de escolaridade.
O concurso, na sua 8ª edição, foi organizado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams e a colaboração do Diário de Coimbra.
Nesta cerimónia, para além dos vencedores em todas as categorias, estiveram também presentes o Júri do concurso, composto por Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura e Presidente com voto de qualidade, Assunção Júdice, da Fundação Inês de Castro, Luísa Matos, especialista em Literatura Infanto Juvenil, Leonor Riscado, Escola Superior de Educação de Coimbra e Rui Veloso, especialista em Literatura Infanto Juvenil.
Estão de parabéns os alunos e docentes que em trabalho colaborativo desenvolveram o projeto que agora se disponibiliza à comunidade, bem como o vídeo da cerimónia.
Visita de estudo a Salamanca
No dia 2 de junho, os alunos de espanhol do 7º e 8º anos do Agrupamento de Escolas de Sátão, fizeram uma visita de estudo a Salamanca. Fizeram uma visita pelo centro histórico da cidade, sendo divididos em pequenos grupos, com um professor/a, um mapa e um guião de atividades para realizarem. Os principais objectivos eram: conhecer a cidade, contactarem com a cultura do país vizinho, e praticarem a Língua Espanhola em contexto real. Desta forma, tinham várias atividades comunicativas para realizarem e, de forma lúdica, praticarem o que aprenderam em sala de aula, tomando também consciência das principais dificuldades sentidas na comunicação em Espanhol, para servirem como ponto de partida para o inicio do próximo ano letivo, concretamente no estudo da disciplina de Espanhol.
Os alunos mostraram-se motivados e empenhados, quer na realização das tarefas propostas, quer no conhecimento da cidade, da cultura do país e nos relacionamentos entre os seus pares. Tanto os alunos como os professores acompanhantes aproveitaram bem o dia, que foi cansativo mas que, segundo avaliação dos intervenientes, valeu a pena. (ver fotos)
Projeto Ler para viver+
Nos últimos dois anos, tem-se desenvolvido no nosso agrupamento o Projeto Ler+ jovem que desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e motivem o público adulto a descobrir o prazer de ler, levando os próprios alunos a fazerem a promoção da leitura junto das comunidades locais.
Concebido pela equipa da Biblioteca Escolar (BE), no ano letivo 2014, com a designação Ler para viver+, o projeto que tem o apoio do PNL, tem envolvido as turmas do 10º ano, os docentes dos conselhos de turma e a comunidade local, de forma especial a população sénior constituída pelos utentes do Centro de Dia de Sátão, os residentes do Lar Casa da Madrinha e as Rosas (Pereiro) e do Lar de Idosos Casinhas de S. Pedro (Mioma).
Dia da família
No dia 31 de maio, mais uma vez, a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (este ano as duas Unidades), comemoraram o Dia da Família. A comemoração teve início com uma breve alusão sobre o que é a Unidade. Posteriormente foi feita uma atividade envolvendo todos os presentes, a saber: Alunos, Pais, Professores, Assistentes Operacionais, Câmara Municipal, CPCJ, Direção e Técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão e no fim, houve um lanche convívio em que os professores e os pais colaboraram para a realização do mesmo.
A Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência (UAEM) não é uma sala com quatro paredes. A NOSSA UAEM tem vida, tem amor, tem alegria, tem sentimento, tem aprendizagem, tem união, tem partilha, tem trabalho conjunto, tem dedicação. Está constantemente em construção.
Quem constrói esta Unidade? SOMOS TODOS.
Visita de estudo – Porto 2016
No dia 2 de junho, a turma de Humanidades do 11º E, com alguns elementos do 12º C, realizaram a tão desejada visita de estudo ao Porto, na agradável companhia das professoras de Português e História.
A visita iniciou-se no Palácio de Cristal, também conhecido nos tempos que correm por Pavilhão Rosa Mota e, depois, continuada num passeio pedestre, com vários pontos de paragem, desde a Torre dos Clérigos (com uma ótima visita guiada e subida à Torre – ai as pernas!!!), passando pela Sé catedral, calcorreando a interessante rua das Flores e o deslumbrante palácio da Bolsa.
A visita de estudo terminou com um espetacular passeio de barco no Douro, fazendo a travessia das seis pontes e culminou nas caves Offley, saboreando um refinado vinho do Porto.
Do que foi visto e apreciado, ficam algumas fotografias, e muitas memórias de boas risadas e bons momentos de convívio. |
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Foi publicada, com data de 11 de abril de 2016, a Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016 que cria o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, com a finalidade de “promover um ensino de qualidade para todos, combater o insucesso escolar, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade da escola pública“.
Entre os princípios subjacentes a esta iniciativa conta-se, por exemplo, “o envolvimento de todos os atores sociais com impacto na comunidade educativa, em particular nas estruturas e entidades locais, na convergência de medidas indutoras de boas práticas e de corresponsabilização na promoção do sucesso escolar”. Consta ainda a promoção de práticas que previnam o insucesso, através de uma aposta na intervenção precoce.
As escolas poderão apresentar ao Ministério da Educação “soluções organizativas e curriculares, pensadas ao nível de cada escola, que permitam, de facto, melhorar as aprendizagens dos alunos”, de acordo com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
ACANTONAMENTO EMRC – 8º ANO
Nos dias 4 e 5 de junho, 28 alunos do 8º ano do Agrupamento, no âmbito da disciplina de EMRC, realizaram em Gouveia, na Escola Apostólica Cristo Rei, um acantonamento com alunos de outros Agrupamentos de Escolas da área geográfica da diocese de Viseu.
Foram dois dias repletos de atividades bastantes enriquecedoras que permitiram desenvolver as relações interpessoais, bem como o espírito de partilha e cooperação, assim como a criatividade de todos os alunos.
Este acantonamento decorreu como previsto e foi muito interessante para todos os participantes.