Os alunos do Curso de Multimédia do 10º F no contexto de FCT (Formação em Contexto de Trabalho) realizaram a cobertura do evento “Feira do Míscaro 2014”.
(ver o filme do trabalho realizado pelos alunos)
Informa-se toda a comunidade educativa que a entrega das fichas de avaliação do 1º período vai decorrer nas seguintes datas:
1º ciclo: no dia 19 de dezembro
2º, 3º e secundário dia 07 de janeiro
As aulas recomeçam no dia 05 de janeiro
Decorreu no dia 18/12, a ceia de Natal do nosso Agrupamento, momento alto de confraternização entre professores e funcionários.
Foi distinto o momento de homenagem ao pessoal docente e não docente que se aposentou no ano de 2014.
A ceia foi esmeradamente confecionada e servida pelo curso de restauração, cozinha e pastelaria e de serviço de mesa e bar, sob a batuta do professor Miguel Sanches e a colaboração do professor Luís Correia, na doçaria. Compareceram à chamada 159 comensais, que foram unânimes nos elogios aos nossos profissionais.
Contamos com eles para futuros eventos. (ver fotos da Ceia de Natal)
No dia 16 de dezembro, todos os alunos da EB1 de Sátão e respetivos professores celebraram o Natal no Cineteatro, num ambiente de festa e alegria, próprias desta época natalícia. Perante uma vasta plateia expectante, pais e alguns familiares, as crianças surpreenderam e brilharam nas atuações que fizeram, entre as quais se destacam canções, poemas, jograis, melodias de Natal e dança.
A envolvência de todos os alunos nesta atividade permitiu que todos encarnassem o verdadeiro espírito natalício, de comunhão, amizade, alegria e convívio fraterno, estreitando laços entre a família e a escola.
O Regulamento Interno do Agrupamento, estabelece no Artigo 110º que o mérito escolar será reconhecido através da existência de quadros de excelência.
“O quadro de excelência reconhece os alunos que revelarem excelentes resultados escolares e produzirem trabalhos académicos ou realizarem atividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares”.
A cerimónia de entrega dos Certificados relativos ao quadro de excelência e Diplomas de conclusão do Ensino Secundário do ano lectivo 2013/2014, decorreu no dia 16 de dezembro pelas 20:30H, no cineteatro do Sátão.
Os alunos distinguidos estão de PARABÉNS.
Já estão disponíveis as fotos e classificações da prova de corta mato escolar. Os seis primeiros classificados (todos os alunos medalhados) em cada uma das provas do Corta – Mato Escolar irão representar o Agrupamento de Escolas de Sátão no Corta –Mato Distrital previsto para o dia 11 de fevereiro, no estádio do Fontelo em Viseu.
Disponibilizamos as datas dos jogos e dos principais eventos em que participamos no Desporto Escolar.
A ESCOLA NA COMUNIDADE
No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários) e a convite da Casa de Povo de Sátão, as turmas do 11ºE (cozinha e pastelaria) e 12ºE (serviço de mesa e bar) dinamizaram com o seu saber e alegria (confecionando, servindo e animando) a Festa de Natal dos idosos do Centro de Dia de Sátão, no dia 12 de dezembro.
Foram momentos muito enriquecedores para todos os participantes e que esperamos repetir noutras ocasiões. Para todos os que se envolveram de corpo e alma nesta nobre atividade, levando carinho e amor aos mais velhos nesta quadra festiva, os nossos parabéns. (ver fotos)

Cabazes de Natal 2014
O Agrupamento de Escolas de Sátão concretizou mais uma vez a Campanha Cabazes de Natal que apoiou 63 famílias, beneficiando desta iniciativa 180 crianças, fruto da partilha de toda a comunidade escolar. Numa época em que as dificuldades se manifestam um pouco por todas as famílias, este ato de generosidade leva-nos a concluir que no nosso agrupamento o espírito solidário continua presente e que os Pais/Encarregados de Educação ainda cultivam no seio do seu lar o espírito de partilha com quem mais precisa, transmitindo valores de cidadania responsável aos seus educandos.
Perante tamanho ato de generosidade, resta-nos prestar a nossa homenagem e agradecimento sincero a todos os que permitiram que mais uma vez a Campanha Cabazes de Natal fosse um sucesso.
A todos os que de alguma maneira se envolveram nesta iniciativa, o nosso sincero Bem-haja!

A turma do 10º G, do curso profissional de Técnico de Comércio, convida professores, alunos, assistentes técnicos e operacionais, do Agrupamento de Escolas de Sátão a visitar "O Cantinho de Natal".
"O Cantinho de Natal" vai decorrer nos dias 16 e 17 de dezembro na sala 25 da ESFRoV.
Agradecemos e aguardamos a vossa valiosa colaboração nesta atividade
Dia Internacional dos Direitos Humanos: Maratona de Cartas 2014
O Agrupamento de escolas de Sátão junta-se, este ano, ao maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional no âmbito da comemoração da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Pessoas de todo o mundo assinam cartas, apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Um dos casos mais marcantes da Maratona é o da birmanesa e Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. A defensora de direitos humanos foi declarada prisioneira de consciência pela Amnistia Internacional e foi um dos casos da Maratona de Cartas de 2009. Acabaria por ser libertada em 2010, ao fim de 15 anos de prisão domiciliária.
De registar que Portugal ficou em 6º lugar no ranking de 143 países que, em 2013, participaram na recolha de assinaturas para a Maratona de Cartas! (Amnistia Internacional)

