
DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING/ CIBERBULLYING
20 de outubro, 2019
O combate ao bullying e ciberbullying é uma responsabilidade de todos!

Cabe a toda a comunidade educativa (alunos, docentes, pessoal não docente, psicólogas, encarregados de educação) agir no sentido de promover a segurança das vítimas e de erradicar os episódios de violência.
Como?
Sinalizando!
Onde? A quem?
Nos Serviços de Psicologia e de Orientação ou junto dos Docentes, dos Assistentes Operacionais ou da Direção da Agrupamento.
Mais informações aqui
Aos “youtubers” do nosso Agrupamento (alunos, pais/encarregados de educação, pessoal docente e não docente) lançamos o repto de criar um vídeo alusivo ao combate de situações de bullying/ ciberbullying.
Enviem-nos os vossos originais, até ao próximo dia 31 de outubro, para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Juntos prevenimos a Violência,
Juntos promovemos a Saúde Mental! SPO/EPS
Torneio de voleibol na ESFRoVNo dia 23 de outubro, a partir das 14:30, realiza-se o torneio de duplas de voleibol (2x2) no pavilhão da ESFRoV.
Participa e inscreve-te junto dos Professores de Educação Física.

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE MENTAL E PSICOLÓGICA
Como sabem:
- no dia 10 de outubro comemorou-se o DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL;
- no dia 16 de outubro comemora-se o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.
Qual é a relação entre alimentação e bem-estar mental e psicológico?
O que comemos pode afetar a nossa saúde mental e psicológica?
A resposta está aqui
Mais esclarecimentos em:
- Blog do Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável - da Direção-Geral da Saúde
SAÚDE para TODOS!!! SPO/EPS
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 de outubro
O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 16 de outubro de 1981 e, hoje em dia, já abrange mais de 150 países que partilham a preocupação de consciencializar a opinião pública sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, como promoção da saúde.
Emílio Peres, o “pai” das Ciências da Nutrição em Portugal, preconizava a famosa frase “Somos o que comemos”, e, na realidade, a forma como nos alimentamos tem uma influência determinante, não só no nosso estado de saúde como em todas as atividades diárias, sejam intelectuais ou físicas.
Fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vamos comer, todos os dias, é o caminho para uma vida mais saudável.
O Sátão, o futebol, a política
Á conversa com Francisco Andrade, Homem do futebol, da escrita, das coisas e das causas públicas.
O evento vai decorrrer na Casa da Cultura de Sátão no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 21:00h.

Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) dedica o Dia Mundial da SAÚDE MENTAL ao tema Dignidade na Saúde Mental e Psicológica para Todos.
A saúde mental e psicológica é uma parte integral da saúde do ser humano, não há saúde sem saúde mental.
Neste sentido, fica o convite para explorarem o seguinte vídeo sobre esta temática: "Os Jovens e a Saúde Mental"
Aqui estão alguns hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental e psicológico:
A adoção de padrões de sono saudáveis;
A prática de exercício físico regular;
A manutenção de uma alimentação saudável;
O desenvolvimento de competências socioemocionais, de gestão de conflitos e de resolução de problemas;
E aprender a gerir emoções.
Os ambientes de apoio na família, na escola e na comunidade em geral são também determinantes para um desenvolvimento saudável.
Os problemas de saúde mental e psicológica não “passam com a idade” nem se resolvem sozinhos. SPO/EPS
Vigília pela Terra
Na sequência dos desafios colocados pelas alterações climáticas, o Agrupamento de Escolas de Sátão fará nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, pelas 20:00h, uma atividade de reflexão e fruição na natureza com vista a sensibilizar para as mudanças de atitude face ao Planeta.

Observação Noturna a ser integrada na “Vigília pela Terra"Para celebrar a Semana Mundial do Espaço (4 a 10 de outubro) os professores do grupo disciplinar de Física e Química propuseram a atividade “Observação Noturna” a ser integrada na “Vigília pela Terra” a decorrer no dia 4 de outubro.
O professor Paulo Sanches da Escola de Moimenta da Beira irá dinamizar a atividade com telescópios sendo destinada a todos participantes.

O Conselho da Europa convida todas as escolas europeias a comemorarem, no dia 26 de Setembro, o Dia Europeu das Línguas. Esta iniciativa, inaugurada no Ano Europeu das Línguas em 2001, visa fomentar o plurilinguismo e a compreensão intercultural, promover a diversidade linguística e cultural na Europa e encorajar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da escola.
O Clube Europeu está de volta e estreia-se, partilhando um Quiz, em língua portuguesa, que poderá ser utilizado em qualquer aula de língua ou de Cidadania e Desenvolvimento para assim promover a dimensão europeia da educação, um dos domínios da Educação para a Cidadania, componente transversal do currículo.
Convida ainda os professores de língua estrangeira a dinamizarem nas suas aulas atividades/ desafios sugeridos no site oficial do dia Europeu das Línguas, no período de 26 de setembro a 6 de outubro.
Os participantes poderão partilhar, na forma de vídeo e/ou fotorreportagem, as atividades desenvolvidas ou trabalhos dos alunos, para serem incluídos no site do Clube Europeu do AES, criado para a celebração da efeméride, que será divulgado na página do Agrupamento.
Link para partilha das atividades/ trabalhos disponível até 16 de outubro.
Feliz dia Europeu das Línguas!
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

