Agrupamento de Escolas de Sátão

Orçamento participativo das escolas 2017_2018

Orçamento Participativo das Escolas 

O que é?

O Orçamento Participativo das Escolas (OPEscolas) pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

Quem pode participar?

Podem participar os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em qualquer via de ensino, e que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.      Ver regulamento

Calendário do Orçamento Participativo.

1. Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro;

2. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro;

3. Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;

4. Votação das propostas: este ano o Dia do Estudante, 24 de março, é um sábado, pelo que a votação será no dia 23 de março.

“Terapia da fala – vamos falar sobre o assunto?”

“Terapia da fala – vamos falar sobre o assunto?”

De acordo com o Plano Anual de Atividade, vai decorrer uma ação de esclarecimento sobre a abrangência da intervenção da terapia da fala bem como sobre o seu papel na promoção das aprendizagens escolares (sobretudo da leitura e da escrita), no próximo dia 24 de janeiro, pelas 16h na ESFROV.

Esta ação direciona-se para docentes e pais /E.E..

Inovar Consulta

O Inovar Consulta é um portal onde podem ser consultadas informações sobre a atividade escolar de cada educando, utilizando qualquer dispositivo informático com ligação à internet.

Os pais e encarregados de educação que desejem aceder a este portal devem atualizar o seu email na secretaria do Agrupamento.

Aceda a partir da página da Escola clicando no ícone    

Contratação de Escola: técnicos especializados - Horário 27

Horário 27 - Técnico Especializado

Concurso para contratação de técnico especializado (14 horas) de "Energias Renováveis"

Aviso de Abertura

Lista de Graduação

Lista de Colocação

InfoEscolas

InfoEscolas, portal das estatísticas dos ensinos básico e secundário

O InfoEscolas, portal das estatísticas dos ensinos básico e secundário, foi atualizado e compreende mais um ano letivo de dados, abrangendo agora todos os níveis e ciclos de ensino incluindo a cobertura de informação estatística ao ensino profissional.

Concurso para contratação de professor no grupo 260

Horário 28 - Grupo 260 de Educação Física 

Concurso para contratação de um Professor (6 horas) do Grupo 260 - Educação Física

Lista de Graduação

3º Intercâmbio do projeto Erasmus+/eTwinning “Hands in Hands”

3º Intercâmbio do projeto Erasmus+/eTwinning “Hands in Hands”

Entre os dias 2 e 9 de dezembro de 2017, os alunos Catarina Costa, Daniela Pina e José Miguel Santos participaram na 3ª atividade transnacional de mobilidade do projeto Erasmus+/eTwinning, Hands in Hands, organizada pela escola parceira polaca, Escola Integrada João Paulo II, na localidade de Radom, na Polónia. No domingo, em Varsóvia, visitámos o Museu da História dos Judeus Polacos POLIN e alguns memoriais, relacionados com o período da segunda guerra mundial: monumento aos Heróis do Gueto de Varsóvia (o maior da Europa), monumento da “Umschlagplatz”, homenageia os 300 mil judeus que embarcaram nos comboios rumo ao Campo de Concentração de Treblinka, o Monumento dos Mortos e Assassinados no Leste e o Monumento da Revolta de Varsóvia de 1944. Na segunda feira, começaram as atividades na escola Integrada João Paulo II onde fomos recebidos com pompa e circunstância pelo diretor da escola que nos acompanhou ao longo dessa semana repleta de emoções e rica em troca de saberes e experiências de aprendizagem. 

Diário de bordo dos alunos participantes

 

Votem nos trabalhos dos alunos de Sátão

Votem nos trabalhos dos alunos de Sátão

Informamos que o Agrupamento de Escolas de Sátão participou no Concurso "Arte em Movimento II" organizado pelo Planalto Beirão.


Os trabalhos finalistas de cada município, estão publicados aqui no Facebook, e os trabalhos ficarão sujeitos a votação até dia 19 de Janeiro, sendo os vencedores anunciados no dia 22.


Pedimos que divulguem esta informação junto dos vossos amigos, de modo a dinamizar ao máximo a votação nos trabalhos dos alunos de Sátão.
 

Encontros com a Leitura e o Património

Encontros com a Leitura e o Património

O final da manhã do primeiro dia de inverno foi o tempo escolhido para mais um encontro com os utentes do Centro de Dia da Casa do Povo de Sátão. E, apesar de algum frio, o encontro aconteceu, desta vez, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Sátão. O pretexto foi a bonita exposição de presépios que ali está patente ao público, nesta época natalícia.
Falou-se, por isso, de presépios e do “cerimonial” que envolvia a sua montagem, das tradições de Natal, das memórias de um tempo que conseguimos tornar mais presente com mais esta iniciativa. Partilhou-se a história do presépio e muita emoção de encontros e desencontros familiares.
No final foram lidas e sentidas as mensagens dos “Jograis de Natal”.
O brilho de cada um dos olhares refletiu a magia deste encontro e reafirmou a promessa de continuarmos estes eventos, no âmbito da Medida 5- Inclusão Cultural e Cidadania do PNPSE.   

“Merry Christmas and Happy New Year!”

“Merry Christmas and Happy New Year!”

No dia 15 de dezembro, na Escola Básica Ferreira Lapa, os alunos do segundo ciclo, os respectivos professores de Inglês em conjunto com os professores de Educação Musical encantaram o último dia de aulas com belas canções natalícias em Inglês.
Estávamos todos felizes quando uma visita muito especial e inesperada chegou: o Pai Natal, ao som de “Santa Claus is coming to town”. Os olhos de jovens e adultos brilhavam e refletiam a felicidade de termos entre nós tão ilustre visitante.
Todos perguntavam como é que o Pai Natal, vindo da Lapónia, tinha descoberto o caminho para a nossa escola, no Sátão. Certamente deixou-se orientar pela sonoridade das nossas belas vozes...
A alegria contagiante envolveu-nos, assim como a gargalhada sonora do simpático senhor de barbas brancas, de saco às costas recheado de prendinhas. Todos ficaram mais entusiasmados ao receberem os presentes e ao descobrirem que eram os Christmas crackers feitos nas aulas de Inglês.
E, assim, cheios desta alegria de Natal, a todos desejamos:
“Merry Christmas and Happy New Year!” 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen