Agrupamento de Escolas de Sátão

Estudo “Resultados Escolares por Disciplina – 3º Ciclo”

Estudo “Resultados Escolares por Disciplina – 3º Ciclo”

A DGEEC apresenta um estudo sobre o desempenho escolar dos alunos em cada disciplina do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo de 2014/15. O estudo centra-se nos alunos matriculados em escolas públicas de Portugal continental, analisando as suas classificações finais nas seguintes onze disciplinas obrigatórias: Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual, Físico-Química, Geografia, História, Inglês, Língua Estrangeira II, Matemática, Português e TIC.

Resultados Escolares por Disciplina - 3.º Ciclo [PDF]

 

14º Aprender em Festa

14º Aprender em Festa

No passado dia 26 de outubro, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10º e 11º F, assistiram às curtas metragens “Água Mole”; “Três semanas em Dezembro”; “Sapateiro” e “Independência de Espirito”. Pelo meio estabeleceu-se um diálogo muito interessante entre as realizadoras Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e os alunos, tendo sido feita uma abordagem sobre o seu percurso ao nível do cinema de animação e as diferentes técnicas e estilos utilizadas nas suas produções. (ver fotos)

“Hour of Code” na Sala do Futuro com as crianças dos jardins-de-infância de Avelal e de Mioma

“Hour of Code” na Sala do Futuro com as crianças dos jardins-de-infância de Avelal e de Mioma

No dia 14 de fevereiro, as crianças dos jardins-de-infância de Avelal e de Mioma, participaram na atividade “Hour of Code”   na   ICL@EduFor em Mangualde. Esta  atividade , que a Educadora Alexandra preparou para os meninos do pré-escolar, permitiu-lhes programar as diversas etapas de um jogo e contactar pela primeira vez  com o quadro interativo. Tiveram ainda oportunidade de observar um robot e de “deslizar”nas cadeiras. No final, todos se mostraram muito satisfeitos e com vontade de regressar em  breve.  

(ver fotos da atividade)

Orçamento participativo das escolas

Orçamento participativo das escolas

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

Os alunos, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, podem apresentar projetos para cada uma das Escolas do Agrupamento (EBFL, EBIFA e ESFRoV).

As propostas podem ser apresentadas ao Coordenador de Estabelecimento até ao final do mês de janeiro e a direção pode auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.

Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola (500 euros) e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. As propostas devem ser votadas pelos estudantes no dia 24 de março e adotadas em 2017.
Podes consultar o regulamento aqui.

 

Prémios de mérito 2016

Prémios de mérito no dia 16 de dezembro

O Regulamento Interno do Agrupamento, estabelece no Artigo 110º que o mérito escolar será reconhecido através da existência de quadros de excelência.

A cerimónia de entrega dos Certificados relativos ao quadro de excelência e Diplomas de conclusão do Ensino Secundário do ano lectivo 2015/2016, vai realizar-se no dia 16 de dezembro pelas 20:30H, no cineteatro do Sátão.
Os alunos distinguidos estão de PARABÉNS.


 

Colóquio sobre “Turismo em territórios do interior: que desafios?”

Colóquio sobre “Turismo em territórios do interior: que desafios?”

Os alunos do curso profissional de turismo ambiental e rural irão promover no dia 9 de dezembro um colóquio sobre a problemática do turismo.

Subordinado ao tema “Turismo em territórios do interior: que desafios?” este colóquio contará com intervenções de três convidados ligados a empreendimentos turísticos do concelho de Sátão, respetivamente, Jorge Rocha, do Parque de Campismo Quinta Chave Grande de Casfreires, Luís Oliva, do turismo de habitação Casa Grande de Casfreires e Abel Estefânio, das Casas das Andorinhas, de Rãs. Igualmente foi convidado o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que abordará os programas que estão a ser desenvolvidos no âmbito da CIM bem como as candidaturas aos programas comunitários.

Este colóquio terá lugar a partir das 21:00 h na Casa da Cultura de Sátão.

Visita de Estudo a Aveiro

Visita de Estudo a Aveiro

No passado dia 30 de junho, os alunos das Unidades de Multideficiência 1 e 2 do nosso Agrupamento, acompanhados pelos respetivos Encarregados de Educação, docentes de Educação Especial e Assistentes Operacionais, realizaram uma Visita de Estudo a Aveiro, onde contactaram com as principais tradições e costumes desta cidade.

Iniciaram esta visita com um agradável e belo passeio de barco, efetuando um circuito urbano numa embarcação típica (moliceiro), com lugares individualizados, com toda a segurança e conforto.

(ver fotos)

 

Continuar...

As árvores da nossa escola

Integrado na disciplina de Biologia e com a ajuda muito interessada e empenhada dos alunos do 12º A, fez-se um trabalho de identificação da maioria dos exemplares arbóreos da escola e constatou-se que o seu número se aproxima das três dezenas, podendo ultrapassar mesmo esse número, depois de uma análise mais demorada e atenta. Alguns desses exemplares são de espécies autóctones e outros de espécies alóctones (doutras regiões), mas todas perfeitamente adaptadas ao clima da região.

Construiu-se, desse modo, um pequeno guia das árvores da nossa escola, com a informação mais importante sobre cada espécie e a etiquetagem dos espécimes identificados, esperando com isto que todos os elementos da comunidade educativa fiquem a conhecer melhor este património que é de todos e que deve ser preservado e valorizado. As fotografias e o design da página são da autoria dos alunos da turma e será um projeto que terá continuidade e atualização no futuro próximo.

(ver a página criada pelos alunos do 12º A de Biologia, sobre as árvores da nossa escola)

O professor José Carlos Rocha

 

Dia mundial da dança

 

Nós fomos às Olimpíadas Química Júnior!

Nós fomos às Olimpíadas Química Júnior!

No dia 9 de abril, os alunos Dany Cardoso, Alessandro Martins, Tiago Ferreira (equipa “Eureka”, do 9ºD) e Joana Correia, Mara Pina e Diogo Pires (equipa “ Tubos de Ensaio”, do 9ºB), acompanhados pelas professoras de Físico-Química, Maria do Carmo e Cristina Alves, participaram nas Olimpíadas de Química Júnior, no Departamento de Química da Universidade de Coimbra.

Foi uma experiência muito enriquecedora, que contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal. Tivemos a oportunidade de visitar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, de assistir à realização de experiências e também estivemos nos laboratórios a dar provas da nossa competência ao nível da química – pudemos interagir com outros estudantes, mexer, observar e realizar as experiências que nos proporcionaram.

Foi um dia fantástico de mãos dadas com o convívio e a sabedoria. Valeu a pena! E é para repetir, se possível…

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

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    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

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  • Testes Intermédios
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  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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