Agrupamento de Escolas de Sátão

CAA com o aluno Duarte Marinheiro

Centro de Apoio à Aprendizagem 

Com as mãos na tinta, sob a orientação da professora Márcia Rodrigues e o apoio, essencial, da D. Palmira, o Duarte Marinheiro (7.º D) desenvolveu várias atividades durante o ano letivo.

(ver alguns trabalhos do Duarte)

Visita de estudo do Curso Profissional de Logística - 10º J

Visita de estudo do Curso Profissional de Logística - 10º J

Para assinalar o Dia da Logística, na tarde do dia 6 de junho, a turma do Curso Profissional de Técnico/a de Logística, 10º J, realizou uma visita de estudo ao Pingo Doce de Sátão, no âmbito das disciplinas da área técnica de Aprovisionamento e Gestão de Stocks e Logística e Armazém.

Através desta visita, os/as alunos/as conheceram a estrutura e a dinâmica da organização, compreenderam e analisaram atividades que compõem a cadeia de abastecimento e diversos procedimentos logísticos da empresa, bem como o seu planeamento e tecnologias associadas. A turma teve oportunidade de identificar a forma de organização interna do armazém, as diversas zonas de operações, os equipamentos e os materiais associados, reconhecendo boas práticas aplicadas neste contexto.

Os/As alunos/as consideraram a visita muito interessante, pois promoveu a ligação entre saberes teóricos, adquiridos em sala de aula, e a sua aplicação prática. As informações transmitidas ajudaram na compreensão de conceitos básicos, assim como na consolidação de conhecimentos técnicos e no esclarecimento das funções do/a técnico/a de logística. Neste seguimento, a atividade atingiu os objetivos, contribuindo para o desenvolvimento e/ou consolidação de conhecimentos, competências, atitudes e valores essenciais ao perfil de saída do/a estudante do ensino profissional.

(ver fotos da atividade)

 

A Nossa Horta Sustentável – Projeto de Formação 20_06_2023

A Nossa Horta Sustentável – Projeto de Formação

O Projeto de Formação “A Nossa Horta Sustentável” desenvolvido na Escola Básica Ferreira de Aves teve como objetivo a ecologia e o ambiente e a sua ligação a uma alimentação saudável. O manejo e conservação do solo são elementos fundamentais de sustentação dos sistemas naturais e estão ligados com a nossa alimentação. Este Projeto permitiu uma visão ampla sobre práticas sustentáveis e alimentação saudável. Para o efeito foram cultivados alimentos utilizando técnicas que promoveram o uso racional da água, fertilizantes naturais (não poluentes) de forma a produzir hortícolas que promovessem uma alimentação racional e saudável.

Devido àsua componente práticalevou a que o aluno se empenhasse nas tarefas. Por outro lado, esta atividade foi importante para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas.

Não posso deixar de agradeceraos Assistentes Operacionais da Escola Básica Ferreira de Aves, Dona Cristina, pela sua dedicação ao Projeto, Senhor Francisco, Senhor Paulo, ao Coordenador de Estabelecimento, Professor Aguiar,pela disponibilidade e a todos aqueles que de uma forma ou de outra, prestaram a sua colaboração para que este Projetofosse possível.

            A todos o meu bem-haja. (Ver fotos da  “Nossa Horta Sustentável”)

 

BioDiversidade à nossa porta



Teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente 20_06_2023

Teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

No dia 6 de junho, os alunos das várias turmas do 9.º ano de escolaridade levaram à cena, no Cineteatro de Sátão, uma atualização da peça de teatro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, escrita por eles. Esta representação teatral foi realizada no âmbito dos DAC, subordinada ao tema “ O mundo das profissões”. Professores e alunos empenharam-se, colaborativamente, para que, de uma forma lúdica e criativa, esta representação fosse um sucesso! 

Um bem-haja a todos os que colaboraram, de forma incansável, para a concretização deste projeto e, especialmente, à atriz Isabel Lopes!

LINKS:      9ºA      9ºB        9ºC       9ºD      9ºE

 

Clube de Ciência Viva 19_06_2023

Clube de Ciência Viva

No âmbito do Clube de Ciência Viva, foi desenvolvida a atividade “Extração de essências”. Efetuaram-se, numa primeira fase,  saídas de campo para recolha de plantas (rosmaninho, alecrim e rosas), seguindo-se a extração das essências, pelos alunos do 10º B e elementos do Clube.

O balanço da ação do Clube, para este ano letivo, foi francamente positivo, com envolvimento de alunos, pais, auxiliares de ação educativa e docentes.

Bem-haja a todos os colaboraram nas diversas atividades!

(ver fotos da atividade)

Equipa do Clube de Ciência Viva.

Visita de estudo ao Complexo Turístico de Rilhadas

Visita de estudo ao Complexo Turístico de Rilhadas

Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos do 8ºano deslocaram-se a Fafe, para participarem numa visita ao Complexo Turístico de Rilhadas, onde foram muito bem recebidos e tiveram oportunidade de desenvolver uma série de atividades ao ar livre, como paintball, tiro ao alvo, slide, minigolfe, entre outras.

Com a meteorologia a favor, usufruíram da piscina ao fim da tarde e tiveram direito a uma festa à noite, onde todos se divertiram imenso.

Alunos e professores gostaram muito da estadia neste Complexo Turístico. Foi uma forma de estreitar laços e de cooperação entre todos, num local muito arborizado, cheio de pormenores encantadores, como pequenas cascatas, moinhos de água, pontes e passadiços.

Foram dois dias inesquecíveis e estiveram todos de Parabéns.

Visita de estudo a Lisboa 13_06_2023

Visita de estudo a Lisboa 

No dia 25 de maio, os alunos do 4ºano, da EB1 de Sátão, realizaram uma visita de estudo a Lisboa. Partimos do Sátão por volta das sete horas e a viagem de autocarro decorreu normalmente, com a companhia do professor Carlos Paixão. À chegada a Lisboa visitámos a Assembleia da República e fomos muito bem recebidos pelos deputados eleitos por Viseu. Após o almoço visitámos diferentes lugares e monumentos que fazem parte da nossa História, como por exemplo o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. A visita foi muito interessante e contribuiu para a aprendizagem dos alunos, porque tiveram oportunidade de conhecer a “Casa da Democracia” entre outros monumentos históricos. Regressámos ao Sátão e chegámos por volta das 22h30min. Foi uma dia espetacular de aprendizagem e de convívio!

Visita de estudo às termas de São Pedro do Sul

Visita de estudo às termas de São Pedro do Sul

No dia 18 de maio, os alunos do 4ºB e 4ºC, da EB1 de Sátão, realizaram uma visita de estudo às Termas de São Pedro do Sul, as maiores de Portugal. O dia estava soalheiro e a viagem de autocarro decorreu normalmente, na companhia dos professores da turma e do professor Carlos Paixão. À chegada às Termas, os alunos foram muito bem recebidos e tiveram a oportunidade de conhecer o Afonsinho e a Amelinha, as mascotes do complexo termal. Após a visualização de um pequeno filme, deu-se início à visita guiada. Começaram por conhecer os balneários da rainha D. Amélia e do rei D. Afonso Henriques. Seguiu-se uma visita ao Museu Termal onde foi possível observar a evolução dos tratamentos termais, bem como os aparelhos utilizados ao longo da sua história. Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de sentir a água quente e o cheiro a enxofre, caraterístico destas águas termais. A visita revelou-se muito interessante e contribuiu para a aprendizagem dos alunos, em relação ao uso das águas termais para tratamentos específicos, bem como para o relaxamento e bem-estar. Foi uma manhã espetacular de aprendizagem e de convívio! Esta visita de estudo foi promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com apoio da Câmara Municipal de Sátão.

Alunos do 4ºB e 4ªC

Mensagem do Jogador António Silva





 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2024)

 

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen