Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, desafiamos as escolas a proporem projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.
Orçamento Participativo das Escolas
Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário.
No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro;
2. Divulgação e debate das propostas: até 19 de março;
3. Votação das propostas: Entre 20 e 22 de março;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
Apresentação de propostas
Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.
As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.
Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.
Nesta edição, tal como nas anteriores, e dando continuidade à promoção da literacia digital como uma prioridade educativa do nosso tempo, é possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”.
Clube das Ciências
Em pareceria com o Clube da Ciência Viva do Agrupamento, com o objetivo de ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos e incutir o gosto pelo saber mais, foi criado o Clube das Ciências da EBFL. É um espaço lúdico e pedagógico no qual se pretende estimular o interesse dos alunos pelas áreas da Matemática, das Ciências Naturais e das Novas Tecnologias (com destaque para a Robótica).
Com a Robótica, área desafiante que permite a fusão de conteúdos e saberes multidisciplinares, das diversas áreas das ciências e tecnologia, pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, fomentando o gosto pela tecnologia e pela ciência tendo em conta a diferenciação pedagógica e a diversificação de estratégias educativas.
No âmbito da Robótica, utilizando o material da “Lego Education Spike”, já foram dinamizadas várias atividades.
O clube funciona à quarta-feira de tarde, na Sala do Futuro da EBFL, está aberto a todos os alunos que nele queiram participar.
É uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 03 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.
Entre as atividades o destaque para o Peditório Público Nacional. Entre os dias 25 de fevereiro e 03 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, podemos ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. (fonte: https://caritas.pt/snc/)
Durante esta semana todos somos convidados a animar a nossa solidariedade com a delicadeza de um contributo
Relativamente ao nosso Agrupamento, salienta-se que a Cáritas tem sido recetiva a todos os pedidos de ajuda nomeadamente no pagamento de despesas médicas de alunos.
O Grupo de EMRC
No próximo dia 9 de março, vão decorrer as VII Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Escolas Relacionais – Inclusão e sucesso educativo”.
As jornadas, acreditadas como duas ações de curta duração (3h + 3h), organizadas em parceria com o Centro de Formação Edufor, destinadas a todos os docentes, decorrem no Cineteatro Municipal de Sátão.
Inscrições e outras informações em www.edufor.pt
Semana Ubuntu da Empatia (19 a 23 de fevereiro)
Como Escola Ubuntu que somos é nosso objetivo que todos os alunos (e restante comunidade educativa) sejam cada vez mais empáticos e felizes. Por isso, aceitámos o desafio para participar, uma vez mais, na Semana Ubuntu da Empatia (19 a 23 de fevereiro) promovendo ações/atividades que façam os alunos “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
Neste sentido, desafiamos os alunos a jogar, até ao final de fevereiro, o Jogo da Empatia. Para tal, devem ir realizando as tarefas sugeridas na imagem apresentada até concluir o jogo.
Propõe-se, ainda, a visualização do vídeo sobre a Empatia.
https://youtu.be/OQq-H6EfJHo?si=MdvOuZCTh-xW
Vamos todos ser mais empáticos!
DELF 2024 - DIPLÔME D' ÉTUDES (EN) LANGUE FRANÇAISE
OS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR NAS PROVAS DO DELF ESCOLAR 2024 DEVEM CONTACTAR A DOCENTE RESPONSÁVEL PELAS INSCRIÇÕES, ISABEL MONTEIRO (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), OU A DOCENTE ANA PAULA FIGUEIREDO.
AS PROVAS ESTÃO AGENDADAS PARA OS DIAS 18 E 19 DE ABRIL (DIA 18, NÍVEIS A1 E B1; DIA 19, A2 E B2) E DECORRERÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS, EM VISEU.
A DATA LIMITE PARA FORMALIZAR A INSCRIÇÃO (preencher uma ficha individual e proceder ao pagamento do valor correspondente ao nível pretendido) É DIA 22 DE MARÇO (último dia de aulas do 2º período).
QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL DEVE SER SOLICITADO À DOCENTES DE FRANCÊS.
Celebrar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz
No dia 30 de janeiro celebrou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal e acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi. Assim, o grupo disciplinar de EMRC desafiou a comunidade escolar a vestir uma ou mais peças de vestuário brancas, a construir gestos de amizade, a promover a comunicação entre todos e a fomentar a convivência saudável, visando uma cultura de paz e de inclusão. Obrigado(a) a todos os que aceitaram o desafio!
O CARNAVAL NA EB DE FERREIRA DE AVES
Apesar das contrariedades do tempo, foi possível fazer o desfile de Carnaval na EB de Ferreira de Aves. Alunos, professores e funcionários desfilaram com Máscaras e Trajes Carnavalescos mostrando toda a sua criatividade!... e nem a fanfarra dos alunos do 1º ano faltou, marcando o ritmo no desfile, assim como o Coro de S. Amaro… de Lamas!...