Horário nº25 - Grupo 100 - Educação Pré-Escolar
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Horário nº37 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Horário nº39 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Comemoração dos 50 anos do 25 de abril
O Terreiro do Paço no dia do 25 de Abril, durante a Revolução.
No dia 25 de abril de 1974, Portugal vivenciou uma transformação histórica conhecida como a Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas de ditadura sob o regime do Estado Novo, liderado por Marcello Caetano, e marcou o início de uma nova era de democracia e liberdade.
Moldar o futuro da Europa: um estudo realizado pelos alunos de inglês do 11ºD
Estamos em contagem decrescente para um momento crucial para a democracia e a participação cívica em toda a União Europeia. É já este domingo, dia 9 de junho de 2024, que os portugueses poderão eleger os seus representantes no Parlamento Europeu! Não é apenas política. Trata-se de moldar o futuro da Europa.
Aproveitamos a ocasião para partilhar convosco os resultados de um estudo sobre o tema realizado pelos alunos de inglês do 11ºD, no âmbito das DAC e do projeto eTwinning W.E.C.A.R.E.
(clique na imagem)
CLUBE EUROPEU - - - CONHECER A EU
No dia 31 de maio as alunas do Clube Europeu da Escola Básica de Ferreira de Aves proveram, junto dos alunos dos 3º e 4º ano, uma atividade sobre a União Europeia.
Durante as sessões que decorreram este ano letivo, os membros do Clube desenvolveram um jogo que pretendia informar sobre os países que constituem a União, bem como sobre alguns aspetos culturais, as instituições europeias e as eleições que se irão realizar neste mês de junho. O jogo incluía um puzzle físico e vários desafios com suportes visuais, peças diversas para relacionar e perguntas sobre as instituições europeias e as eleições.
Os alunos participaram com muito entusiasmo em todos os desafios propostos, tendo demonstrado grande curiosidade em relação às questões relacionadas com a EU, à sua geografia, cultura, às suas instituições e aos seus líderes.
JEUX OLYMPIQUES DE PARIS 2024
Os alunos dos 7º e 8º anos de Francês, língua estrangeira II, foram desafiados a realizar trabalhos, individuais ou em grupo, sobre o tema dos Jogos Olímpicos em Paris. Foram muitos os que participaram nesta atividade, empenhando-se em mostrar conhecimentos, revelando muita criatividade e, acima de tudo, desenvolvendo competências transversais diversas. As suas realizações estiveram expostas na sala 12, no Dia da Escola Aberta, 22 de Abril, e todos puderam apreciar a qualidade destes artistas. Podem ainda fazê-lo na escola secundária.
Ver ao vivo e a cores tem outro impacto, no entanto aqui fica um vídeo realizado pela docente Ana Paula Figueiredo, a partir das fotos tiradas pela docente Isabel Monteiro.
Bravo à tous les élèves!
O grupo de Francês
Fase Final de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, no escalão Infantil B.
No passado dia 29 de Maio, realizou-se na Escola Básica do Mundão, a Fase Final de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, no escalão Infantil B.
A propósito dos 500 anos de Camões
|
Podcast - quinta-feira
«Amor é um fogo que arde sem se ver» Efeitos contraditórios provocados pelo sentimento amoroso.
O amor é muitas coisas e o seu contrário, mas é procurado por todos os seres humanos, o que deixa o sujeito poético perplexo. |Carolina Aguiar 12ºD | Bernardo Girão, 12º D | Captação e Edição de som Érica Almeida e Letícia Figueiredo
https://drive.google.com/file/
|
A propósito dos 500 anos de Camões
|
Podcast - quarta-feira
Ao desconcerto do mundo
Reflexão pessimista da vida e do mundo. O mundo às avessas, a realidade inversa à lógica do bem, da virtude e dos valores morais. | Bernardo Girão, 12º D | Captação e Edição de som Érica Almeida e Letícia Figueiredo.
https://drive.google.com/file/
|
A propósito dos 500 anos de Camões
|
Podcast - terça-feira
«A fermosura desta fresca serra» A saudade da amada ausente. Efeito da natureza no eu – dor, desgosto e sofrimento. Falta de harmonia eu natureza, provocada pela ausência da amada. |Carolina Aguiar 12ºD | Captação e Edição de som Érica Almeida e Letícia Figueiredo.
https://drive.google.com/file/
|
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.