Plano Anual de Atividades

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Sarau de Final de Ano na EBFL 03_06_2024

 

Dia da Criança 01_06_2024

Dia da Criança

A propósito do dia 1 de junho, Dia da Criança, a animação portuguesa para todas as idades ocupa um lugar de destaque na plataforma do PNC: Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água; O Rapaz e a Coruja; Os Olhos do Farol; Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias… e mais, muitos mais!

 
 

Oferta de cursos profissionais 2024_2025

 

Campeão Nacional de Boccia 29_05_2024

Campeão Nacional de Boccia

O nosso Agrupamento marcou presença nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar que decorreram em Lagoa/Portimão, entre os dias 23 e 26 de maio.

O nosso aluno, Simão Ferreira (12ºF) esteve a grande nível e sagrou-se Campeão Nacional de Boccia, na categoria I3 (individual).

Mais uma conquista para o nosso agrupamento.

A ARTE DE COMUNICAR II



A Arte de Comunicar II

A atividade “A Arte de Comunicar II”, dinamizada pelas educadoras Manuela Gonçalves, Hermínia Pina e Margarida Quintal e enfermeira Cláudia Viana (ELIPI), pela terapeuta da fala Janete Silva (Medida 1) e pela atriz Isabel Lopes (Medida 6), teve como objetivo dar continuidade à atividade do ano letivo anterior, trabalhando estratégias para o desenvolvimento da fala/linguagem. A atividade é dinamizada em todos os jardins de infância do agrupamento e do concelho de Penalva do Castelo e centra-se na dinamização da história “De que cor é um beijinho?”, de Rocio Bonilla, da Editora Jacarandá. A animação da história leva as crianças a interagir com as dinamizadoras, as quais são desafiadas a pensar e a expressar-se sobre as cores e as emoções a elas associadas. Afinal os beijinhos podem ser de todas as cores...

No final, todas as crianças de cada grupo de ensino pré-escolar fica uma imagem da história para colorirem e levam para casa um livrinho, onde constam atividades para estimulação do desenvolvimento da linguagem relacionadas com a história dinamizada: estimulação da consciência fonológica (segmentação silábica de palavras) e da capacidade expressiva do domínio sintático da linguagem (completamento de frases). Para além disso, consta, ainda, informação pertinente para os pais/famílias, salientando-se a importância das histórias, da leitura partilhada e estratégias para as explorar com as crianças desde cedo. (ver fotos da atividade)

 

atribuição do Selo Escolas eTwinning. 28_05_2024

O Agrupamento de Escolas de Sátão recebe reconhecimento internacional com o Selo de Escola eTwinning 



O Serviço Central de Apoio eTwinning, sedeado em Bruxelas, divulgou a lista das escolas e agrupamentos reconhecidos com “Selo Escola eTwinning” de 2024. Das 1211 escolas distinguidas por toda a Europa, 53 são agrupamentos portugueses, de entre os quais o Agrupamento de Escolas de Sátão (AES). Consulte a lista na European School Education Platform  http://bit.ly/Selo_Escola_eTwinning .

A obtenção deste selo é o resultado do empenho dos docentes AES em desenvolver projetos eTwinning colaborativos de qualidade desde de 2008 (ver projetos), criando redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias e promovendo a aprendizagem baseada em projetos, a cidadania digital e o desenvolvimentos das competências-chave para o século XXI.

O reconhecimento concedido pelo eTwinning destaca áreas-chave de atuação, como a preocupação com a segurança digital (eSafety), o compromisso com uma liderança partilhada, a promoção da colaboração e partilha de práticas, o envolvimento dos alunos como agentes de mudança, o exemplo que as escolas galardoadas representam para outras instituições, e a promoção de uma educação inclusiva e inovadora.

Esta conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Sátão, demonstrando o compromisso contínuo com a excelência e a inovação na educação. Que esta distinção seja um estímulo para futuros projetos e iniciativas que continuem a destacar o AES como uma referência no panorama educativo nacional e internacional. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos ao longo deste anos!

 

Semana de formação em Praga 24_05_2024

Semana de Formação em Praga #edufor#eduforerasmus#teach4euAgrupamento de Escolas de Sátão No ICT - uma semana de aprendizagem e de intercâmbio cultural.

 

Mural alusivo o 50º aniversário do 25 de abril de 1974



Mural alusivo o 50º aniversário do 25 de abril de 1974

Trabalho criado, desenvolvido e realizado por professores da EBFL, com a colaboração de alguns alunos.

Autoria: José Paulo Caetano.

Traçagem: José Paulo Caetano, Susete Mota, Carlos Pais.

Pintura: José Paulo Caetano, Susete Mota, Joaquim Costa, Paula Henriques.

Colaboração na pintura: alguns alunos do 2ºciclo da EBFL.

Pintura de cravos na parte inferior do mural: Alunos em representação de todas as turmas do 1º CEB de Sátão.

 

Memória Descritiva:

Continuar...

Visita inesquecível a Espanha! 16_05_2024

Visita inesquecível a Espanha!     (27 de abril a 1 de maio - 12º F/G)

Tudo começou numa viagem de algumas horas de autocarro até Burgos, onde almoçámos e visitámos a Catedral, muito bonita, em estilo gótico. Seguimos então para Pamplona onde ficámos entre amigos pela tarde a conhecer o local, onde também acabámos por jantar, no restaurante Ñam. Fizemos mais uns quilómetros e fomos pernoitar no hotel Tafalla. Assim terminou o nosso primeiro dia, começando a noite.

No dia seguinte ...

Continuar...

Prova Aptidão Profissional (PAP) 16_05_2024

Prova Aptidão Profissional (PAP)

A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, a desenvolver durante o terceiro e último ano do curso, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem.

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia apresentaram a sua PAP, dia 10 de maio. Os temas apresentados foram bastante diversificados, a saber, “ADS Uma Forma de Vida”, “Escola como suporte digital”, “Além-Fronteira”, “O teatro no concelho”, “Património artesanal – Que futuro?”, “Spike” e “Reflorestar hoje e sempre!”.

Durante este processo, puderam contar com o apoio e colaboração dos professores orientadores Ana Figueiredo, Cristina Afonso e Joaquim Costa, bem como dos restantes professores da turma.

Parabéns a todos pelo trabalho realizado. 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen